A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias."— Transcrição da apresentação:

1 Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias.
Marina Gardini Aquacultura UFMG

2 Estes elementos são nitrogênio, fósforo,sílica, entre outros.
Fertilização A utilização de fertilizantes na aquacultura ocorre pelo fato de alguns elementos serem relativamente escassos no ambiente e essenciais para o desenvolvimento dos cultivos. Estes elementos são nitrogênio, fósforo,sílica, entre outros.

3 Nitrogênio (N) Cianobactérias, bactérias e fungos são os únicos seres que fixam N. Nutriente essencial( p. ex., aminoácidos,ácidos nucleicos,proteínas, clorofila.) Nutriente limitante.

4 Formas disponíveis biologicamente:
N2:principal fonte, mas apenas utilizável por algumas espécies. -Nitrato (NO3) e amônio (NO4): principais formas de N assimilada pelo fitoplâncton.

5 Ciclo do nitrogênio Figura 1: Origem e transformação dos compostos nitrogenados em viveiros de cultivo de peixes camarões.(Kubtza)

6 Fontes: Fertilizantes à base de ureia CO(NH2)2, nitrato de cálcio Ca(NO3)2 e nitrato de sódio Na(NO3). Na aquacultura, a ureia é utilizada como principal fonte de N, cuja opção em relação aos outros compostos nitrogenados, está ligada principalmente com seu custo.Porem, fertilizantes do tipo nitrato tem vantagens, pois o nitrato não é tóxico e é totalmente oxidado.

7 Fósforo (P) Essencial para a vida(ATP, fosfolípideos de membrana, etc). Não é tóxico. Nutriente com maior fator de concentração no fitoplâncton,porém na maioria das vezes ocorre em baixa concentração. Normalmente um nutriente limitante em lagos.

8 Algas possuem adaptações para adquirir P.
-Enzimas que metabolizam externamente; -Estocagem; -Alta afinidade; -Alta ingestão.

9 Formas de P encontradas
Ortofosfato ( PO4) “Armadilha de ferro” Fosfatos orgânicos.

10 Principais fontes -Fertilizantes a base de surpefosfato triplo e os fosfatos monoamonicos(MAP). Esgotos Tributários e deposição; Erosão Sedimentos.

11 Distribuição do fósforo nos viveiros
Figura 2: Transformação do fósforo em viveiros adubados.(Kubitza).

12 Aumento da biomassa das diatomáceas
Sílica Sílica Aumento da biomassa das diatomáceas Carapaça Determinadas espécies de diatomáceas são importantes bioindicadores da qualidade do ambiente aquático.

13 Floração e coloração da água.
Floração de algas Frequência, tipo e dosagens dos fertilizantes utilizados. Florações podem representar um risco para o produtor.

14 Florações de cianobactérias são as principais causadoras da perda da qualidade de água e são responsáveis pelo off flavor. Diminuição de N nas águas Bloom de cianobactérias

15 Controle -Evitar a eutrofização
Uma das práticas mais utilizadas pela aquacultura é o processo de renovação de águas. Manejo. Utilização de removedores de fosfato e amônia por exemplo. -Evitar a eutrofização -Diluição de substancias tóxicas, como amônia e nitrito.

16 Carangueijos de água doce.
Larvas de libélulas.

17 Conclusão As proporções e a frequência de fertilizantes para a aquacultura dependem da produtividade natural da água de cada criação.É de grande importância conhecer as microalgas presentes no ambiente e suas concentrações para que sejam tomadas medidas quanto a aplicação de fertilizantes ou trocas de água.

18 Referencias Bibliográficas
OLIVEIRA,Dilma Bezerra Fernandes de.A fertilização e a boa presença das microalgas nos viveiros de camarão.Disponível em:Revista Panorama da Aquicultura,nov/dez,2004. KUBITZA,Fernando.Qualidade da água no cultivo de peixes e camarões.Jundiaí:F.Kubitza,2003. TSUKAMOTO,Ricardo Y. et al; Cianobactérias + Civilização = Problemas para a saúde, a Aquicultura e a Natureza(parte 1).Publicado em: Panorama em Aquicultura, setembro,2007. TSUKAMOTO,Ricardo Y. et al; Cianobactérias + Civilização = Problemas para a saúde, a Aquicultura e a Natureza(parte 2).Publicado em: Panorama em Aquicultura, setembro,2007.

19 OBRIGADO!


Carregar ppt "Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google