A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias. Marina Gardini Aquacultura UFMG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias. Marina Gardini Aquacultura UFMG."— Transcrição da apresentação:

1 Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias. Marina Gardini Aquacultura UFMG

2 Fertilização A utilização de fertilizantes na aquacultura ocorre pelo fato de alguns elementos serem relativamente escassos no ambiente e essenciais para o desenvolvimento dos cultivos. Estes elementos são nitrogênio, fósforo,sílica, entre outros.

3 Nitrogênio (N) Cianobactérias, bactérias e fungos são os únicos seres que fixam N. Nutriente essencial( p. ex., aminoácidos,ácidos nucleicos,proteínas, clorofila.) Nutriente limitante.

4 Formas disponíveis biologicamente: - N 2 : principal fonte, mas apenas utilizável por algumas espécies. -Nitrato (NO 3 ) e amônio (NO 4 ): principais formas de N assimilada pelo fitoplâncton.

5 Ciclo do nitrogênio Figura 1: Origem e transformação dos compostos nitrogenados em viveiros de cultivo de peixes camarões.(Kubtza)

6 Fontes: Fertilizantes à base de ureia CO(NH 2 ) 2, nitrato de cálcio Ca(NO 3 ) 2 e nitrato de sódio Na(NO 3 ). Na aquacultura, a ureia é utilizada como principal fonte de N, cuja opção em relação aos outros compostos nitrogenados, está ligada principalmente com seu custo.Porem, fertilizantes do tipo nitrato tem vantagens, pois o nitrato não é tóxico e é totalmente oxidado.

7 Fósforo (P) Essencial para a vida(ATP, fosfolípideos de membrana, etc). Não é tóxico. Nutriente com maior fator de concentração no fitoplâncton,porém na maioria das vezes ocorre em baixa concentração. Normalmente um nutriente limitante em lagos.

8 Algas possuem adaptações para adquirir P. -Enzimas que metabolizam externamente; -Estocagem; -Alta afinidade; -Alta ingestão.

9 Formas de P encontradas Ortofosfato ( PO 4 ) Armadilha de ferro Fosfatos orgânicos.

10 Principais fontes -Fertilizantes a base de surpefosfato triplo e os fosfatos monoamonicos(MAP). - Esgotos - Tributários e deposição; - Erosão - Sedimentos.

11 Distribuição do fósforo nos viveiros Figura 2: Transformação do fósforo em viveiros adubados.(Kubitza).

12 Sílica Aumento da biomassa das diatomáceas Carapaça Determinadas espécies de diatomáceas são importantes bioindicadores da qualidade do ambiente aquático.

13 Floração e coloração da água. Floração de algas Frequência, tipo e dosagens dos fertilizantes utilizados. Florações podem representar um risco para o produtor.

14 Florações de cianobactérias são as principais causadoras da perda da qualidade de água e são responsáveis pelo off flavor. Diminuição de N nas águas Bloom de cianobactérias

15 Controle Uma das práticas mais utilizadas pela aquacultura é o processo de renovação de águas. Manejo. Utilização de removedores de fosfato e amônia por exemplo. -Evitar a eutrofização -Diluição de substancias tóxicas, como amônia e nitrito.

16 Carangueijos de água doce. Larvas de libélulas.

17 Conclusão As proporções e a frequência de fertilizantes para a aquacultura dependem da produtividade natural da água de cada criação.É de grande importância conhecer as microalgas presentes no ambiente e suas concentrações para que sejam tomadas medidas quanto a aplicação de fertilizantes ou trocas de água.

18 Referencias Bibliográficas OLIVEIRA,Dilma Bezerra Fernandes de.A fertilização e a boa presença das microalgas nos viveiros de camarão.Disponível em:Revista Panorama da Aquicultura,nov/dez,2004. KUBITZA,Fernando.Qualidade da água no cultivo de peixes e camarões.Jundiaí:F.Kubitza,2003. TSUKAMOTO,Ricardo Y. et al; Cianobactérias + Civilização = Problemas para a saúde, a Aquicultura e a Natureza(parte 1).Publicado em: Panorama em Aquicultura, setembro,2007. TSUKAMOTO,Ricardo Y. et al; Cianobactérias + Civilização = Problemas para a saúde, a Aquicultura e a Natureza(parte 2).Publicado em: Panorama em Aquicultura, setembro,2007.

19 OBRIGADO!


Carregar ppt "Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias. Marina Gardini Aquacultura UFMG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google