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Convergência das redes

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Apresentação em tema: "Convergência das redes"— Transcrição da apresentação:

1 Convergência das redes
Prof. Rafael Guimarães, PhD

2 A convergência Tema discutido desde os anos 1980
Devido à crescente importância das redes de dados Digitalização das redes de telefonia Proposta da RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados) Mesma conexão para voz e dados (128Kbps) Segunda proposta de RDSI baseada em ATM Redes óticas Hoje aposta-se nas redes TCP/IP como base para a convergência VoIP IPTV

3 Voz sobre IP A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analógicos) em pacotes digitais para transmissão em redes de dados Elimina a necessidade de uma rede exclusiva para voz Gateway VoIP Intermediário entre a rede telefônica convencional e a Internet O gateway utiliza tradutores de protocolos, de sinais, conversores de taxas de transmissão etc

4 Arquiteturas VoIP Podemos ter três arquiteturas básicas para a comunicação VoIP: Telefone-computador Computador-computador Telefone-telefone

5 PABX IP Componentes de um PABX IP Gateway (GW) Gatekeeper (GK)
Interoperabilidade entre rede VoIP e rede telefônica pública. Conversão de voz analógica em voz digital comprimida Conversão de sinalização Gatekeeper (GK) Gerenciamento do conjunto de terminais de telefonia IP Telefone IP, telefone analógico com adaptador VoIP e PCs Tradução de endereçamento dos diversos terminais Controle de acesso e chamadas dos terminais na rede Controle da banda utilizada Application Server (AS) Fornece os serviços adicionais ao PABX IP

6 Protocolos VoIP

7 Qualidade de serviço (QoS)
Fatores que devem ser controlados Largura de banda Dependendo do codec utilizado, uma certa largura de banda é requerida para cada chamada Latência Latência fim-a-fim não deve ser superior a 150ms Jitter Se a variação no atraso for muito alta, há deterioração na qualidade das chamadas Taxa de erros Pequenas perdas (< 1%) não são percebidas

8 Qualidade de serviço (QoS)
Métodos para QoS Classificação e marcação (DiffServ) Diferentes classes de serviço: priorização Eficiência de enlace Compressão de cabeçalhos e dados Controle de congestionamento Políticas de gerenciamento de filas (FIFO, WFQ etc) Inibição de congestionamento RED (Random Early Detection)

9 Qualidade de serviço (QoS)
Classificação/marcação Os gateways VoIP marcam a prioridade do pacote Os roteadores levam as marcações de prioridade em consideração ao rotear

10 Qualiade de serviço (QoS)
Eficiência de enlace cRTP (compressed RTP) Em pacotes VoIP, payload típico de 20 bytes

11 Qualidade de serviço (QoS)
Controle de congestionamento FIFO Weighted Fair Queueing (WFQ)

12 Qualidade de Serviço (QoS)
Controle de congestionamento Priority Queueing (PQ) Pode causar “espera infinita”

13 Qualidade de serviço (QoS)
Seleção de método de enfileiramento Muitas vezes, entretanto, a escolha é subjetiva, baseada em testes

14 Qualidade de Serviço (QoS)
Inibição de congestionamento RED e WRED Descarta pacotes antecipadamente, forçando ao TCP reduzir taxa de transmissão WRED: classifica pacotes IP e descarta os de menor prioridade


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