A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Lílian Cristina de Lima Junho 2006

2 Introdução Vivências Fato Significativo Música Marcante
Considerações Finais

3 Considerações finais Meu semestre começou apenas em março, e ao contrário do que as pessoas pensam não foi devido ao carnaval. E que mais uma vez não sabia se continuava ou não o curso. “Eu e minha duvidas” Mas não desisti. E esse foi um período muito bom para meu desenvolvimento. Passei por momentos de crise, mas consegui supera-los com mais maturidade. O problema é que geralmente importo demais com o que as pessoas falam de mim (sobre mim), e precisei aprender ignorar algumas coisas, e guardar apenas o que poder ser positivo para meu futuro. Próximo

4 É necessário que eu perca minha vergonha e o meu medo
É necessário que eu perca minha vergonha e o meu medo. Parar de fugir de algumas situações. Ás vezes precisamos ‘quebrar a cara’ para mudar alguns comportamentos e até mesmo para crescer e aprender. Estou sempre aprendendo a lidar com questões diferentes, e com pessoas diferentes. Ás vezes é muito difícil lidar com pessoas, aceitar algumas coisas. No geral, foi um período muito positivo. Em seguida uma mensagem final: Sorria! Próximo

5 Não importa se o sol está brilhando ou se a chuva molha a terra
Não importa se o sol está brilhando ou se a chuva molha a terra. Se o trânsito nas cidades está caótico ou se surpreendentemente os carros andam sem problemas! Cada dia tem a sua própria beleza. Tudo vai depender de como o recebemos. Quando a gente fica na dependência dos fatores externos é muito mais difícil comandar a própria vida. Não deveríamos esquecer em nenhum instante que a verdadeira felicidade está dentro de nós mesmos. Nós é que a construímos através de nossas atitudes e pensamentos. Mas, desejar ser feliz não é o bastante. É preciso criar a felicidade. Trabalhar por ela. E isto nós podemos começar a fazer sorrindo para a vida, sendo mais tolerante, amando o mundo que nos rodeia. Não é com queixas e reclamações que vamos mudar aquilo que nos desagrada. Um sorriso, no entanto, pode ser o primeiro passo para a mudança. Sorria para a vida e ela sorrirá para você! Voltar

6 Fato significativo Cláudio Besserman Vianna (Rio de Janeiro, 25
de junho de 1962 – Vaterstetten, 17 junho de 2006) mais conhecido pelo nome artístico Bussunda, foi um humorista brasileiro, judeu, e membro do programa de TV “Casseta & Planeta”. Próximo

7 Não tendo sucesso na escola e na faculdade, Bussunda encontrou no humor o que ele realmente queria fazer da vida, vivia dizendo que o humor o havia salvado. Junto com seus companheiros do grupo Casseta & Planeta, construiu uma carreira prodigiosa na Rede Globo. Além do bom humor, uma de suas fortes características era zombar do próprio fato de ser glutão, o que o levava a imitar personagens com a semelhante qualidade. Com os mesmos companheiros de televisão escreveu onze livros, lançou três discos, encenou uma peça de teatro e protagonizou um filme em 2003, A Taça do Mundo é Nossa (com um segundo, Seus Problemas Acabaram planejado para 2006). Próximo

8 Ainda no cinema, fez uma participação especial no filme Como ser solteiro e dublou o personagem principal da animação Shrek. Faleceu na Alemanha enquanto realizava a cobertura da Copa do mundo de 2006 para o "Casseta & Planeta". Homenagem dos integrantes do "Casseta e Planeta" para Bussunda: Voltar

9 Música marcante Artista: Damien Rice Música: The Blower´s Daughter And so it is Just like you said it would be Life goes easy on me Most of the time And so it is The shorter story No love, no glory No hero in her sky Próximo

10 I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes... And so it is Just like you said it should be We´ll both forget the breeze Most of the time And so it is The colder water The blower´s daughter The pupil in denial Próximo

11 I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes off of you I can´t take my eyes... Did I say that I loathe you? Did I say that I want to Leave it all behind? I can´t take my mind off of you I can´t take my mind off of you I can´t take my mind off of you I can´t take my mind off of you I can´t take my mind off of you I can´t take my mind... My mind...my mind... ´Til I find somebody new Próximo

12 Composição: Ana Carolina (Tradução)
É isso aí Como a gente achou que ia ser A vida tão simples é boa Quase sempre É isso aí Os passos vão pelas ruas Ninguém reparou na lua A vida sempre continua Eu não sei parar de te olhar Eu não sei parar de te olhar Não vou parar de te olhar Eu não me canso de olhar Não sei parar De te olhar É isso aí Há quem acredite em milagres Há quem cometa maldades Há quem não saiba dizer a verdade É isso aí Um vendedor de flores Ensinar seus filhos a escolher seus amores Eu não sei parar de te olhar Não sei parar de te olhar Não vou parar de te olhar Eu não me canso de olhar Não vou parar de te olhar Voltar

13 Introdução Mensagem: Nunca desanime!
Certa tarde, um paizão saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos. Em determinado momento da caminhada, helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando. O pai respondeu que estava também muito fatigado e, diante da resposta, a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole". Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou à Helena dizendo: - Olhe aqui um cavalinho, filha! Próximo

14 Ele vai ajudar você a seguir em frente
Ele vai ajudar você a seguir em frente. A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazer as menina parar de galopar. A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude de Helena. O pai riu e respondeu dizendo: - Assim é a vida, minha filha. Às vezes, a gente está física e mentalmente cansado, certo de que é impossível continuar. Mas, encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez. Próximo

15 Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção
Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção... Assim, quando você se sentir cansada ou desanimada, lembre-se de que sempre haverá um cavalinho para cada momento, e nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo. Procure conviver entre pessoas que te ensinem a caminhar entre as estrelas. Porém, quando encontrar a luz, não a negue aos que ainda estão buscando... Voltar

16 Vivências Vivência 01 Vivência 05 Vivência 02 Vivência 06 Vivência 03
Voltar

17 voltar

18 VALORES HUMANOS Voltar

19 Descrição Aquecimento: Facilitador no centro de um círculo formado pelo grupo, usando uma bola como suporte de integração, joga a bola a cada integrante, solicitando a cada um que diga uma palavra, a primeira que vier a cabeça, relacionada a valores humanos. Ação: Propor um exercício que recupera as palavras trazidas pelo grupo, sobretudo: coragem, força e persistência. Voltar

20 Metodologia Socialização: comentar o porquê da palavra
escolhida, e o que significa para cada um. Fechamento: Tô Sá Voltar

21 Considerações pessoais
No aquecimento foi feito um círculo na sala onde cada pessoa colocava uma palavra sobre valores humanos. Nessa atividade foi colocado várias expressões. Na ação as formas diferentes de expressão pessoal/individual. O aquecimento foi voltado para o centramento, a mobilização, e a sensibilização das pessoas. E com a socialização foi a partilha. Próximo

22 Alguns valores humanos apresentados:
Coragem Família Amor Apoio Determinação Persistência Trabalho Conquistas Humildade Responsabili dade Amizade Companheirismo Solidariedade Comunicação Felicidade Espiritualidade Religião Possibilidades Liberdade Paz Voltar

23 voltar

24 Aprendizagem Voltar

25 Descrição Aquecimento: Promover o entrosamento dos
membros do grupo que estiverem “deslocados”. Aquecer e descontrair o ambiente para que os participantes tenham uma boa vivência. Ação: Mostrar que é possível resolver problemas mais complicados, quando saímos da “mesmice”, quando nos distanciamos da nossa área de ação e colocamo-nos vendo de fora. Tem muito da percepção, mas tem muito mais de ousadia. Voltar

26 Metodologia Utilizando apenas quatro retas, tocar os nove pontos sem tirar o lápis do papel. Socialização: Trabalha com vários sentimentos os quais podem aparecer nitidamente ao decorrer da vivência, por isso é importante discutir e refletir sobre os sentimentos, as emoções, o que cada um sentiu e o que achou que pode agregar ao seu conhecimento. Voltar

27 Considerações pessoais
Quando ousamos fazer algo que esta fora do nosso dia-a-dia, aprendemos sempre algo novo. Muitas vezes deixamos de fazer as coisas por medo, e não podemos ter medo de arriscar. Próximo

28 Não devemos sacrificar a nossa felicidade pelo que os outros estão falando ( ou falarão). Não importa o que fizeram comigo, mais sim o que eu fiz com o que fizeram comigo (Autor desconhecido) Próximo

29 Nunca deixe o medo de errar impedi-lo de entrar no jogo
Nunca deixe o medo de errar impedi-lo de entrar no jogo. Essa frase foi retirada do filme “A Nova Cinderela ” Voltar

30 voltar

31 Interação de grupo Voltar

32 Descrição Objetivos: Promover momento de interação entre as pessoas do grupo, incentivando-as à reflexão da importância de um trabalho em equipe e de sua função como membro deste grupo. Destinado a diversos grupos já convivem nos diversos ambientes (familiar, escolar, empresarial). Material: Folha sulfite, giz de cera, aparelho de som e cd, caixa de presentes, bolo e barbante . Voltar

33 Metodologia Aquecimento: Orientar os participantes para sentarem em círculo; distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera; em seguida orienta para desenhar uma sobrancelha e passar a folha adiante até que o rosto se complete. Próximo

34 Dinâmica emboladão: Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. Pede-se que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. Próximo

35 Encerramento: Embrulha-se em forma de presente alguma guloseima que possa ser dividida entre todos os componentes do grupo. Dispor de mensagens para que o presente passe entre todos. Estas mensagens devem conter adjetivos de otimismo que serão atribuídos entre os participantes, e os mesmo irão se indicar, ex: o mais charmoso, o mais amigo. Quando todos pegarem no presente e receberam um adjetivo e uma mensagem, pedir ao último participante que distribua para todos o presente. Ao fim, pegar um rolo de barbante, e orientar que todos digam uma palavra ou comentem a dinâmica, formando uma rede interligando os componentes do grupo. Voltar

36 voltar

37 Repensando as atitudes.
Voltar

38 Descrição Aquecimento: Pedir que fiquem em seus lugares, de forma que se sentirem melhor. Colocar mensagem de reflexão: “Quanto custa um milagre”. Ação: Pedir que as pessoas coloquem em uma folha em branco um fato que tenha provocado mudança em suas vidas. Dobrar as folhas e colocar num balão. Jogar os balões para cima. Uma pessoa de cada vez estourar o balão e ler o que esta escrito, e que tipo de mudança aquele fato pode ter causado na vida da pessoa. Voltar

39 Metodologia Socialização: Deixar as pessoas a vontade para expor seus comentários e sentimentos, promovendo uma troca de experiências e ponderações entre o grupo. Processamento: Foi apresentado um clipe sobre mudança de atitudes. Fechamento: Disponibilizar fichas com desenhos de animais. Cada pessoa escolhe um animal que representa sua avaliação sobre vivência e faz um breve comentário explicando o motivo da relação. Voltar

40 Considerações pessoais
Não participei dessa aula, mas algo bom de ser lembrado é que temos comportamentos diferentes de nossas atitudes. A ocasião pode causar um comportamento que contradiz a nossa atitude, nossas crenças, mas não devemos julgar ninguém por isso. Esse é o endereço para acessar a mensagem de fechamento: Voltar

41 Voltar

42 Conflitos em grupo Dia 31/05
Voltar

43 Descrição Objetivo: Experimentar situação de conflito num grupo, com pessoas não comprometidas. Exercitar a liderança no caos e diante do imprevisível, a criatividade e a comunicação. Ação: É preciso o envolvimento de todos os participantes da sala para a realização da atividade. A vivência a ser realizada é uma decoração de todas as atividades realizadas em nossa sala, desde o inicio do curso. Voltar

44 Metodologia Socialização: Conforme a criatividade e a competência dos participantes, construir algo que represente ou caracterize tudo que foi vivenciado e aprendido ate o momento sobre o curso. Fechamento: Basta uma pessoa do grupo não querer contribuir, para que todo o grupo seja prejudicado. Voltar

45 Considerações pessoais
Essa foi uma vivência marcante. Não sou muito aberta para esse tipo de trabalho, pois sou muito calada e tímida. E esse me estressou, fiquei com muita raiva. Sei que isso acontece na realidade mas não gostei. Sai do grupo e fui para meu lugar, não agüentava mais aquela situação, e o que é pior a pessoa que simulava o conflito no meu grupo adotou o papel daquele dia em diante, e nada faz ela deixa-lo. Voltar

46 voltar

47 Preconceito Dia 07/06 Esse foi o meu grupo, com a Angélica e a Mariana.
Voltar

48 Descrição Aquecimento: Foi colocada uma música alegre
para dançar. Primeiramente pedimos para formar duplas na sala, quando a música parar pede-se para formar trios, a assim sucessivamente até formas apenas dois grupos. Objetivo: Possibilitar ao grupo experimentar sentimentos de rejeição e auto-crítica, bem como exercitar argumentação e negociação. Voltar

49 Metodologia Ação: Frases, palavras ou expressões, que
expresse rótulos. Colocar na cabeça dos membros um rótulo, de modo que o dono não saiba o que esta escrito. Orientar as pessoas que façam apresentações uns para os outros sobre seus rótulos, com gestos e conversar entre si. Voltar

50 Considerações pessoais
Sempre que alguém passa em nossa vida, essa pessoa não vai só e nem nos deixa só. Leva um pouco de nos e deixa um pouco de si. Mude aquilo que puder e aceite que não se pode mudar. Voltar

51 voltar

52 Confiança interpessoal Dia 07/06
Voltar

53 Descrição Objetivo: Refletir sobre as coisas que não
conseguiu realizar ainda, e projetar a realização daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo. Ação: Duas velas: uma velha e minúscula “algo que esta acabando”, e outra nova e grande “o que tem pela frente – no futuro”. Voltar

54 Metodologia Representa o final das nossas atividades aqui, nesse
período. Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram, nem ditas. Este é o instante final e esta é uma oportunidade única – a sua despedidas dos colegas da classe. O que gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir? Voltar

55 Considerações pessoais
Sabemos que é impossível mudar o que passou. Mas quase sempre podemos recomeçar, e fazer um novo fim. Sempre podemos mudar a nossa história, mudar o hoje e viver feliz no amanhã. Somos responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso. A vida é nada menos que uma grande escolha. Voltar

56 Voltar

57 Auto-estima Dia 21/06 Voltar

58 Descrição Aquecimento: Pedir para todos que deite e feche os olhos, em seguida que esqueça por um instante sua casa, pai, mãe, irmãos, filhos, serviço e faculdade, que imagine estar caminhando em direção a uma cachoeira, agora se sente em baixo da sombra dessa árvore que acaba de florescer ao seu chegar, sinta a brisa suave, ouça o canto das aves, sinto em seus braços o orvalhos das flores, agora abra os olhos lentamente e abrace a pessoa que estiver ao seu lado.  Objetivos da dinâmica: Facilitar o estímulo à auto-motivação, desenvolver a auto-estima e estabelecer a visualização de metas e objetivos. Voltar

59 Metodologia O facilitador deverá disponibilizar quatro trechos da música “Águia Pequena”. 1-     Dividir o grupo em quatro subgrupos. 2-     Entregar para cada grupo um trecho da música numeradas. 3-     Pedir que cada grupo discutisse o conteúdo do texto, e em seguida que monte uma narrativa ou faça um depoimento, demonstrando todas as etapas relatadas na estrofe. 4-     Solicitar que cada grupo ao final apresente seu trabalho, caracterizando da melhor forma possível. 5-  Sugerir que o grupo cante a música ao final, com a letra em mãos que deverá ser disponibilizada. Próximo

60 Solicitar a todos os participantes que fiquem no chão como se fossem tirar foto para um time de futebol – menores na frente e maiores e fortes atrás (quem ficar na frente fica agachado). 7-     Pedir para que falasse o nome de um pássaro aquele que disser águia, será a pessoa que fará o vôo. 8-     Esse voluntário deverá ficar à frente do grupo, numa distância de aproximadamente um metro e deverá correr em direção ao grupo e se lançar como se tivesse voando. 9-     O grupo deverá SEGURÀ_LO e não poderá deixá-lo cair em hipótese nenhuma Pedir que façam uma pontuação do que achou desse momento. Voltar

61 Considerações pessoais
Esse tipo de vivência é bom para um auto-conhecimento, e para repensar em coisa que acontece no dia-a-dia e que não damos muita atenção. A auto-estima trabalha a perseverança. E preciso seguir em frente, não desistir quando aparece os obstáculos, as dificuldades. Não se pode ter medo do novo, de desafios. Eles sempre vão aparecer em nossa frente. Sobre o fechamento, não tenha medo de ousar, de cair, e caso aconteça, levante e continue a caminhada Voltar


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google