A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONDOR Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back Universidade Federal de Santa Cataria Departamento de Informática e Estatística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONDOR Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back Universidade Federal de Santa Cataria Departamento de Informática e Estatística."— Transcrição da apresentação:

1 CONDOR Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back Universidade Federal de Santa Cataria Departamento de Informática e Estatística INE 5607 – Organização e Arquitetura de Computadores Prof Mário Dantas

2 Introdução Cluster Cluster Conjunto de computadores, interligados em rede, dedicados ou não, que se comunicam através de um sistema para que possa haver cooperação entre estes a fim de serem executadas aplicações específicas de uma organização. De uma maneira geral, são compostos por computadores pessoais convencionais pertencentes à uma única entidade. A escalabilidade é ponto forte dos clusters, pois a configuração cresce à medida que se dispõem de mais recursos. Sistema Distribuído Sistema Distribuído Coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente [Andrew Stuart Tanenbaum]. Desta maneira a computação distribuída visa unir o poder computacional de diversos computadores interligados por uma rede para processar conjuntamente uma tarefa de forma coerente e transparente.

3 Introdução Middleware Middleware É a camada de software que se localiza entre as aplicações e o sistema operacional. Sua função é tanto facilitar o desenvolvimento de aplicações quanto esconder detalhes das camadas inferiores e a heterogeneidade entre os diferentes sistemas operacionais.

4 Motivação Utilização de recursos computacionais que seriam desperdiçados. Utilização de recursos computacionais que seriam desperdiçados. HTC (High-Throughput Computing) HTC (High-Throughput Computing) Necessidade de processamento por longos períodos (dias, semanas, meses...). Utilizar tempo ocioso para processamento de tarefas HTC. Utilizar tempo ocioso para processamento de tarefas HTC.

5 Motivação Sem necessidade de programação especial Sem necessidade de programação especial Necessidade de processamento do usuário muito maior que a capacidade de sua máquina Necessidade de processamento do usuário muito maior que a capacidade de sua máquina Baixo custo de implementação Baixo custo de implementação

6 A Tecnologia Desenvolvido na Universidade de Winconsin-Madison desde 1986 Desenvolvido na Universidade de Winconsin-Madison desde 1986 Disponível para diversos sistemas operacionais (Solaris, Windows, Linux entre outros) Disponível para diversos sistemas operacionais (Solaris, Windows, Linux entre outros) Derivado do projeto Remote Unix Derivado do projeto Remote Unix

7 A Tecnologia O Condor é um middleware de aproveitamento de ciclos ociosos de um conjunto de estações de trabalho em uma rede institucional (chamado de Condor Pool). Funciona como um sistema de gerência de carga de trabalhos de computação intensiva. O Condor é um middleware de aproveitamento de ciclos ociosos de um conjunto de estações de trabalho em uma rede institucional (chamado de Condor Pool). Funciona como um sistema de gerência de carga de trabalhos de computação intensiva.

8 A Tecnologia O Condor possui mecanismos de enfileiramento, política de programação, esquema de prioridade e monitoração e gerência dos recursos. O Condor possui mecanismos de enfileiramento, política de programação, esquema de prioridade e monitoração e gerência dos recursos. Completamente responsável pela localização dos recursos necessários para execução de uma tarefa. Completamente responsável pela localização dos recursos necessários para execução de uma tarefa.

9 A Tecnologia Os usuários submetem seus jobs à fila, o Condor os enfileira e decide quando e onde estes serão executados, monitora o progresso e informa ao usuário quando estão finalizados. Os usuários submetem seus jobs à fila, o Condor os enfileira e decide quando e onde estes serão executados, monitora o progresso e informa ao usuário quando estão finalizados. - Programas sem interação com o usuário - Pode-se especificar recursos, se necessário Permite que diversos jobs sejam submetidos ao mesmo tempo, assim uma grande quantidade de computação pode ser efetuada com pouca intervenção do usuário. Permite que diversos jobs sejam submetidos ao mesmo tempo, assim uma grande quantidade de computação pode ser efetuada com pouca intervenção do usuário.

10 Áreas de Utilização Renderização de imagens 3D Renderização de imagens 3D Codificação de vídeo Codificação de vídeo Busca por padrões no genoma humano Busca por padrões no genoma humano Processos de simulação (edificações, automóveis, circuitos, etc) Processos de simulação (edificações, automóveis, circuitos, etc) Tarefas que não exijam interação com o usuário em geral Tarefas que não exijam interação com o usuário em geral

11 Bibliografia


Carregar ppt "CONDOR Augusto César Ferreira Gustavo Demmer Marcela Santana Márcia Back Universidade Federal de Santa Cataria Departamento de Informática e Estatística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google