A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos Gemini e SOAR Sílvia Ribeiro Calbo Telescópios Gemini O que é o projeto Gemini? Consórcio Internacional envolvendo o Brasil Para instalação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos Gemini e SOAR Sílvia Ribeiro Calbo Telescópios Gemini O que é o projeto Gemini? Consórcio Internacional envolvendo o Brasil Para instalação."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Projetos Gemini e SOAR Sílvia Ribeiro Calbo

4 Telescópios Gemini O que é o projeto Gemini? Consórcio Internacional envolvendo o Brasil Para instalação de 2 telescópios de 8m. Situados nos dois hemisférios Concluídos: Norte: Dezembro de 1998 Sul: Janeiro 2000 Custo total $176 milhões Custo para o Brasil: $ 4,4 milhões 2,5% 15% 5% 50% 25% 5% O Brasil terá direito a 8 noites no Gemini

5 Aonde estão localizados os telescópios ? Hemisfério Sul, Cerro Pachon no Chile

6 Telescópio do Norte, Mauna Kea no Havaí

7 Como são os observatórios Gemini? Possuem 35m de diâmetro. O observatório de São Carlos tem 6m Redoma ajustável com controle por computadores Prédio externo para salas de controle e equipamentos

8 Como são os telescópios Gemini? Refletores: Quais suas vantagens? 1.Não há problemas com aberração cromática 2.Podem ser confeccionados com espelhos grandes. 3. A montagem mecânica alta- azimutal não é tão pesada como uma montagem equatorial (telescópios leves)

9 Metas para o Gemini 0,1 no infravermelho 0,3 no visível ambas com óptica ativa. : Resolução dos telescópios do CDA Grubb (0,2m) 0,59 Zeiss (0,1m) 1,18 Sensibilidade 10x maior que os telescópios de 4m. Qualidade de imagem:

10 Qualidade de Imagem do Gemini 1.Superfície de alta qualidade do espelho. 2.Ótica Ativa 3.Guiagem rápida 4.Sistema avançado de suportedo espelho.

11 5.Controle térmico do Sistema 6.Controle do fluxo de ar Instrumentação Múltipla: espectroscopia, imageamento no visivel e e infravermelho Estrutura de suporte permite de 3 a 5 instrumentos cientí ficos de até 2 toneladas.

12 Oportunidades Científicas com o Gemini Estudarmos possíveis sistemas planetários Formação de Estrelas Qual a natureza das partículas de poeira em Beta Pictoris?

13 Estrutura Estelar e Origem dos Elementos Químicos Formação e Evolução de Galáxias Estudar estrelas jovens em galáxias

14 O que é o SOAR? Southern Observatory for Astrophysical Research Parceria envolvendo CNPQ/LNA, universidades americanas e o NOAO. Construção: Manuntenção: 42,85% 57,15% 10% 90% Gasto Total para os países $28 milhões $2 milhões $12 milhões Telescópio de 4m de espelho pronto 2001.

15 Onde se localiza o telescópio? No Chile em Cerro Pachon Muito seco bom para observação no infravermelho Permuta de telescópios para execução dos projetos. Neste mesmo sítio existem o Gemini e o Blanco. Número de noites para os projetos proporcionais as contribuições de cada país. Como será distribuído o tempo de observação?

16 Local de construção do SOAR

17 Projeto contará com cúpula de 19,5m de diâmetro Como será o observatório ? Movimento do domo em sincronia com o telescópio. Suportará condições desafiadoras: ventos até 240 km/h, terremotos temperaturas de -25 a 30 graus Sala auxiliar para controle e depósitos.

18 Estrutura do telescópio 12m acima do solo. Como será o telescópio? Telescópio com montagem alto azimutal Espelho de 10 cm de espessura com óptica adaptativa

19 O telescópio SOAR vai trabalhar na faixa do visível e infravermelho proporcionando imagens melhores que a do Hubble (2.4m de espelho). Qual a importância do SOAR para os pesquisadores do Brasil? 0,60m 1,60m

20 FIM


Carregar ppt "Projetos Gemini e SOAR Sílvia Ribeiro Calbo Telescópios Gemini O que é o projeto Gemini? Consórcio Internacional envolvendo o Brasil Para instalação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google