A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."— Transcrição da apresentação:

1

2 Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 A Descoberta de Netuno Evandro Martinez Ribeiro

6 Idade Antiga Idade Antiga:MercúrioVênusMarteJúpiterSaturnoLuaCometas Associavam os astros aos deuses. Os movimentos dos astros traziam presságios bons e ruins.

7 Foi o primeiro planeta descoberto que não era conhecido na antiguidade. Em 1690 John Flamsteed o catalogou como a estrela 34 Tauri. Sir William Herschel o descobriu em 13 de março de 1781 usando um telescópio feito por ele mesmo. Urano A princípio achou que fosse um cometa e o batizou de Georgium Sidus em homenagem ao rei Jorge III da Inglaterra. Quando foi constatado que era um planeta, o chamaram de Urano em homenagem ao deus Grego pai de Saturno (Cronos).

8 A Dúvida... Isaac Newton F = ma Ou a segunda Lei de Newton está errada, ou há outro planeta depois de Urano … Astrônomos do início do século XIX chegaram à seguinte conclusão:

9 Primeiro os Cálculos: John Couch Adams – Em 1843 calculou a órbita de um oitavo planeta que explicava a órbita de Urano e enviou seus cálculos a Sir George Airy, astrônomo real, que os rejeitou, o que levou Adams a abandonar temporariamente o assunto. Urbain J. J. Le Verrier – Em desenvolveu seus próprios cálculos independentemente do trabalho de Adams, mas também encontrou dificuldades em contar com o apoio de um observatório para comprovar os cálculos.

10 A Descoberta: Em Junho de 1846 John Herschel (filho de Willian Herschel) notou a semelhança dos resultados de Le Verrier, recém publicados e os de Adams e convenceu James Challis, então diretor do observatório de Cambridge a procurar o planeta, mas Challis não encontrou nada no período de Agosto a Setembro. Enquanto isso, Le Verrier convenceu o astrônomo Johann Gottfried Galle, que trabalhava no Observatório de Berlim, a procurar pelo planeta. Galle procurou pelo céu com a ajuda de um atlas estelar feito pelo então diretor do observatório Johann Franz Encke. John Herschel John Gale

11 A Descoberta: Em 23 de Setembro de 1846 Galle com a ajuda do estudante Heinrich d'Arrest observou uma estrela, próximo ao local indicado por Le Verrier e Adams, e que não estava no mapa. Em seguida foi confirmado que aquele era de fato o oitavo planeta que explicaria o desvio da órbita de Urano. Heinrich Louis d'Arrest

12 Após a descoberta de Netuno no observatório de Berlim, James Challis, o mesmo do Observatório de Cambridge, notou que havia observado o planeta em duas ocasiões em Agosto mas não o identificara devido à casualidade com que tratou o caso. Depois da Descoberta...

13 Hoje em dia atribui-se os créditos da descoberta a ambos. Após o anuncio da descoberta, franceses e britânicos discutiram pra saber a quem seria dado o crédito da descoberta. Os Ingleses alegavam que Adams fez seus cálculos antes de Le Verrier. Por outro lado os franceses consagravam Le Verrier por ter conseguido melhor precisão nos cálculos e dado continuidade ao trabalho enquanto Adams desistira.

14 De novo, ele... Entre 1612 e 1613 Galileu já havia avistado Netuno enquanto este estava próximo à Júpiter. Galileu chegou a se surpreender por teranotado errado a posição daquela estrela sem ter levado em conta que o erro podia ser devido ao movimento do objeto.

15 O Diário de Galileu:

16

17

18 Então, Como Observar Netuno ? Se Maomé não vai à montanha...

19 Missão Voyager: Em 1962 Michael Minovich (JPL) propõe a idéia que a força gravitacional de Júpiter poderia ser usada para impulsionar naves espaciais (gravity assist). Em 1965 Gary Flandro (JPL) descreve o Grand Tour para uma espaçonave que aproveitaria um alinhamento dos planetas exteriores de modo a ser impulsionada pela gravidade de cada um deles. Tal alinhamento ocorre uma vez a cada 176 anos. A próxima janela seria entre 1976 e 1978.

20 O Grand Tour:

21 E começa a viagem... A Voyager 2 é lançada em 20 de agosto de 1977 a bordo de um foguete Titan-Centauro. A Voyager 1, com uma trajetória mais rápida, parte em 5 de setembro. Em 18 de setembro de 1977 a Voyager 1 retorna a primeira imagem do sistema Terra - Lua. Em 15 de dezembro desse mesmo ano a Voyager 1 ultrapassa a Voyager 2.

22 A Voyager 2 se aproxima de Netuno Foto tirada em 3 de Julho de Tritão Foto tirada a 16 milhões de quilômetros. Foto tirada a 4,2 milhões de quilômetros. Detalhe: Grande Mancha Escura e Pequena Mancha Escura. São tempestades e furacões, a maior tem o diâmetro da Terra! Se deslocam com velocidades diferentes, portanto foi muita sorte vê-las juntas. Foto tirada a 2,8 milhões de quilômetros. Em detalhe a Grande Mancha Escura. Em 25 de Agosto de 1989 a Voyager 2 tem sua aproximação máxima de Netuno (4.800 km). A foto acima foi tirada a km

23 A Grande Mancha A animação ao lado mostra a Grande Mancha Vermelha de Júpiter. As manchas azuis de Netuno são fenômenos semelhantes a esse.

24 Outras descobertas da Voyager 2 sobre Netuno: Os ventos mais velozes do Sistema Solar. No sentido oposto à rotação do planeta, com até km/h. Encontradas 6 novos satélites (até então eram conhecidos apenas 2). Vulcanismo em Tritão (o maior Satélite) !! Anéis em Netuno !!

25 Nessa imagem composta por duas fotos nota-se que os anéis são inteiros. Anéis de Netuno A princípio achavam que eram parciais, formado por arcos. Essa foto consegue perceber os anéis porque aqui a luminosidade de Netuno não os ofusca como normalmente acontece. Adams Le Verrier Gale 3 Arcos: Liberdade Igualdade Fraternidade 2 Arcos: Lassel Arago

26 Pisar em Netuno ? Composição Atmosférica:* 79% de H 2 (Hidrogênio) * 18% de He (Hélio) * 3% de CH 4 (Metano) Assim como Júpiter,Saturno e Urano é um planeta Gasoso, porém é bem provável que haja um núcleo pequeno e sólido com a massa da Terra, mas a pressão atmosférica não permite que cheguemos lá. O gás metano é que dá a cor azulada

27 Dados sobre Netuno Distância do Sol: 4,5 bilhões de km (30 u.a.) Diâmetro no Equador: 50 mil km (~ 4 xDiametro da Terra) Massa: 17 Terras Temperatura Média na Superfície: -220 o C Revolução: 165 anos Rotação: 16h 11min Inclinação do Eixo de Rotação: 29 o

28 Em 1989 Quando a Voyager 2 passou por ele Netuno era o planeta mais distante do Sol. Obs: Naquela época Plutão ainda era considerado planeta. Isso já acontecia desde 08 de Fevereiro de Em 12 de Fevereiro de 1999 Neutno volta a ser o oitavo planeta mais distante de Sol e Plutão o nono. Netuno x Plutão Isso aconteceu: de 1735 a 1748 (por 13 anos) de 1979 a 1999 (por 20 anos) Mas Por quê ??

29 Netuno x Plutão Observe que as órbitas não se tocam. Acontecerá novamente de 2231 a 2245 (14 anos)

30 Satélites Atualmente, Netuno tem 13 satélites confirmados Tritão (2700km) Nereida (340km) Dois foram descobertos antes da Voyager 2. Tritão, por William Lassell e Nereida, por Gerard Kuiper.

31 Satélites A Voyager 2 identificou mais seis satélites. Náiade (58km) Talassa (80km) Despina (148km) Larissa (192km) Proteu (418km) Galatéia (158km) Mais recentemente indentificou-se mais 5 satélites bem pequenos, com diâmetros entre 30 e 40 km.

32 Tritão Sua velocidade de revolução está diminuindo, supõe-se que ele irá quebrar formando mais um anel, ou cairá em Netuno. Possui algumas semelhanças com Plutão, isso sugere uma ligação histórica mas por enquanto é só uma hipótese.

33 Tritão É um dos poucos corpos vulcanicamente ativos conhecido, além dele temos a Terra, Vênus e Io (satélite de Júpiter). Seus Vulcões ou Gêiseres expelem poeira, metano e nitrogênio líquido (por isso chamado de criovulcanismo). Provavelmente a atividade vulcânica ocorre devido à exposição solar, diferente dos outros corpos como Io e a Terra.

34 Como seria um gêiser de Tritão Concepção artística

35 Tritão vs Lua

36 A Voyager ainda é a melhor! Telescópio Espacial Hubble: 1996

37 ~ FIM ~ Contato:

38 Bibliografia órbita de Urano: 2005 Pearson Prentice Hall, Inc Observações de Galileu: Galileo's observations of Neptune - Charles T. Kowal* & Stillman Drake - Revista Nature 287 – 25 de Dezembro 1980, pag Imagens da Voyager 2 e Hubble: site da Nasa Fotos dos Astrônomos: missão voyager: nasa images: Nasa world book:

39 Bibliografia Arcos de Netuno:http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo- basico/sistema-solar/netuno.htmhttp://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo- basico/sistema-solar/netuno.htm Gêiser em Tritão: Outras referências: astronomia/2003/planeta-netuno ppthttp://www.cdcc.sc.usp.br/cda/sessao- astronomia/2003/planeta-netuno ppt

40

41 As Voyagers agora: Voyager 1 : Voyager 1 : 16,448 bilhões de Km Voyager 2 : Voyager 2 : 13,368 bilhões de Km A Voyager 2 Passará a 4.3 anos luz de Sírius mas não irá mandar informação. O Funcionamento das baterias só é garantido até 2015.

42 As preposições deduzidas através da lógica pura são completamente nulas em relação à realidade.E Galileu, por ter percebido esta verdade, e por tê-la instigado no mundo da ciência, tornou-se o pai da física moderna, na verdade, pai da ciência moderna. Albert Einstein. Mais importante do que Galileu ter armado nossos olhos com a luneta, foi ter armado nossas mentes com um método científico; Eliminação do princípio da autoridade como fonte de conhecimento; Dedução de leis empíricas para os processos naturais;


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google