A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
PROJETO DE PESQUISA “Os Projetos Sociais e Ambientais da Petrobrás na Amazônia” Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009

2 Introdução Este trabalho tem como objetivo mostrar a história do petróleo no Brasil e a da Petrobrás. Buscar informações das implantações para a exploração da Petrobrás na Amazônia. Demonstrar os projetos ambientais e sociais que são desenvolvidos para a preservação da floresta e o desenvolvimento da região.

3 Objetivo específico: O objetivo deste trabalho é certificar se os aspectos sociais e ambientais estão mesmo sendo cumpridos e ver quais são os projetos que estão sendo desenvolvidos e se eles estão trazendo alguma evolução para a sociedade local.

4 Justificativa: A Amazônia é a principal floresta tropical úmida do mundo, a maior reserva de diversidade do planeta Terra, onde há um interesse mundial para a sua preservação. A Petrobrás por ser uma empresa que lida com materiais tóxicos é muito importante de que vários cuidados sejam tomados. Também em relação à sociedade que vive na região com taxas elevadas de analfabetismo, altos índices de desemprego e pobreza por ter pouca oportunidade de emprego, por se tratar de uma região desindustrializada a população não tem como conseguir um bom emprego e muitas delas acabam sem acesso, sendo essa uma área que necessita de uma atenção especial.

5 Metodologia: A metodologia utilizada foi exploratória, pois a pesquisa buscava mostrar como a Petrobrás busca amenizar os impactos da instalação de uma petrolífera na região amazônica, fazendo com que não ocorra nenhum desastre ambiental e contribuindo para a população daquela região. Foi realizado uma pesquisa dos principais projetos sociais e ambientais, mostrando qual a importância da Petrobrás para a melhora da educação, emprego, tecnologias e preservação.

6 Estrutura do Trabalho:
A história do petróleo e a criação da Petrobrás e suas subsidiárias; A descoberta e a exploração do petróleo e gás na Amazônia; Análise do desenvolvimento dos projetos ambientais e sociais.

7 Principais Resultados:
A Petrobrás é uma das maiores petrolíferas do mundo e acredita que por utilizar os recursos da natureza tem a obrigação em contribuir para a melhoria de vida da sociedade e para a melhoria do meio ambiente. Assim ela investe em projetos para a preservação da natureza e o desenvolvimento social.

8 Principais Resultados:
Projetos Ambientais: Workshops com cientistas nacionais especialistas na Amazônia; Projetos de reflorestamentos, para as áreas desmatadas para a implantação da petrolífera; Criação do orquidário e de um viveiro para as espécies de plantas que são importantes para a região e que são retiradas da área para que essas possam proliferar e não se extinguir; Criação do Parque de Resíduos para que possa ser feito todos os tratamentos necessários dos resíduos químicos.

9 Principais Resultados:
Projetos Sociais: “Projeto Alfabetização Solidária”, que oferece ensino para jovens e adultos nas cidades próximas a petrolífera; “Projeto Samaúma”, que junto com o Senai oferece cursos profissionalizantes e o combustível para chegar até as escolas para as comunidades da calha do médio Amazonas; “Projeto Inter-Ação”, que busca alternativas para a geração de emprego e renda, e oferece programas de questões sociais, econômicas e ecológicas;

10 Principais Resultados:
“Projeto Escola Esperança”, que tem parceria com o SESI e tem o objetivo de aumentar o índice de escolaridade dos trabalhadores; “Convênio com o Centro Social”, uma pequena indústria de panificação que beneficia crianças e adolescentes excluídos; “Convênio com Amarn”, que adquire uma parte da produção artesanal confeccionada pelas índias da associação.

11 Referências Bibliográficas:
Petrobras Diretrizes Gerais de Gerenciamento Ambiental da PETROBRAS: Plano Diretor de Gerenciamento Ambiental para a Região Amazônica. Relatório Interno, DESEMA, 498/89. ELABORE Otimização dos Aspectos Sócio-Ambientais e Físico-Espaciais da Província Petrolífera de Urucu. Relatório de Consultoria Técnica, Brasília.

12 Referências Eletrônicas:
Petrobrás. Disponível em: < Link URUCU. Acesso em AMAZÔNIA. Disponível em: < Acesso em PIATAM – Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia. Disponível em: < Acesso em IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < Acesso em

13 Referências Eletrônicas:
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: < Acesso em ANP – Agência Nacional do Petróleo. Disponível em: < Acesso em MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em: < Acesso em INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Disponível em: < Acesso em


Carregar ppt "Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google