A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metáforas em Realidade Virtual Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metáforas em Realidade Virtual Prof. Dr. Annibal Hetem Jr."— Transcrição da apresentação:

1 Metáforas em Realidade Virtual Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.

2 Desenvolvimento em RV O desenvolvimento de aplicações RV deve seguir duas regras básicas: 1.O ambiente virtual e sua interface devem ser desenhados especialmente para a aplicação. 2.Os requisitos de performance devem ser otimizados visando a RV

3 Diferenças entre RV e CG CG Paradigmas e modelos já definidos. Performance voltada para a tarefa. As ações são ditadas pelo usuário, sendo diretas e claras. RV Ainda em desenvolvimento. Não pode comprometer a performance. As ações podem vir de qualquer objeto e devem ser interpretadas avaliadas.

4 Performance Frame rate: deve ser no mínimo 3 vezes mais rápida do que o movimento do objeto mais rápido presente (mínimo 10 fps) Processamento: menor do que o frame rate (máximo 0,1 segundo)

5 Metáforas em ambientes de computação Os usuários interagem com objetos e locais, os quais estão diretamente relacionados como processo.

6 Exemplo: A visão das pastas do Explorer Ambiente: Uma visão ordenada com listas de objetos

7 Exemplo: A visão das pastas do Explorer Apresentação dos dados: Os arquivos se apresentam como ícones dentro de pastas.

8 Exemplo: A visão das pastas do Explorer 1.Interação: O usuário pega os objetos com o mouse e os movimenta entre as pastas.

9 Exemplo: As ferramentas do Paint 1.Ambiente: uma folha branca e ferramentas de desenho. 2.Apresentação: o desenho é mostrado como se estivesse impresso. 3.Interação: o usuário escolhe uma ferramenta e a utiliza sobre o desenho.

10 Exemplo: Word 1.Ambiente: área para o texto, indicações típicas de máquina de escrever e ferramentas. 2.Apresentação: o texto é mostrado como se estivesse impresso, com possíveis informações extras. 3.Interação: o usuário digita o texto e utiliza ferramentas.

11 Níveis de Metáfora em RV 1.Metáforas do ambiente 2.Metáforas de apresentação de dados 3.Metáforas de interação

12 Restrição Em RV, as Metáforas não devem ser baseadas no mundo real, mas nas convenções do contexto da aplicação.

13 Atividade Escolher uma destas aplicações: Home banking Planilha de cálculos Icon meeting Veiculo controlado a distancia

14 Atividade Desenvolver 1.Metáforas do ambiente 2.Metáforas de apresentação de dados 3.Metáforas de interação

15 Condições Grupos de 2 Entregar na próxima aula Formato PowerPoint


Carregar ppt "Metáforas em Realidade Virtual Prof. Dr. Annibal Hetem Jr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google