A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O discipulado cristão Estudo 09 O discipulado cristão na Carta aos Colossenses Texto bíblico: Colossenses 3 e 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O discipulado cristão Estudo 09 O discipulado cristão na Carta aos Colossenses Texto bíblico: Colossenses 3 e 4."— Transcrição da apresentação:

1 O discipulado cristão Estudo 09 O discipulado cristão na Carta aos Colossenses Texto bíblico: Colossenses 3 e 4

2 Introdução (I) A cidade de Colossos era uma das mais importantes da região da Frígia, uma província da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento, a Turquia de hoje. Ficava a 120 quilômetros de Éfeso e próxima aos caminhos que levavam a outras cidades citadas como "as igrejas da Ásia", no Apocalipse de João: Sardes, Pérgamo e principalmente Laodicéia, que ficava mais perto dela, no vale do rio Lico.

3 Click to add title Click to add textClick to add text Israel Localização da cidade de Colossos © EBibleTeacher.com Bible Lands Blank Map ÍNDICE Éfeso Roma Filipos Atenas Corinto Israel Frígia Colossos Egito Espanha Galácia

4 Introdução (II) Foi muito importante nos períodos que antecederam ao Império Romano, decaindo um pouco depois disto, porque Roma construindo as suas estradas deu preferência à passagem no caminho de Éfeso para o Oriente, pela cidade de Pérgamo e não mais por Colossos. Vejam que 30 anos depois quando João escreve o Apocalipse, ela não está incluída entre as igrejas da Ásia.

5 As sete igrejas da Ásia 1 Pérgamo 2 Tiatira 3 Sardes 4 Esmirna 5 Filadélfia 6 Éfeso 7 Laodicéia © EBibleTeacher.com 7 Churches of Asia (Revelation) ÍNDICE Colossos (?)

6 Introdução (III) Muito provavelmente esta cidade foi destruída por um terremoto em cerca de 66/68 d.C., daí também não ser citada como uma das sete igrejas da Ásia. O local das suas ruínas na Turquia moderna, é situado pelos arqueólogos, mas nunca se fez escavações no local. Era a cidade de Epafras, Filemom, Ápia, Arquipo e Onésimo.

7 Vista panorâmica da região em estudo (Foto de satélite) Região das cidades mencionadas Jerusalém Grécia Frígia Galácia Antioquia Cesaréia

8 Introdução (IV) A carta escrita da prisão em Roma (58/60 d.C), para combater falsas doutrinas que haviam se introduzido na igreja, o que deve ter sido informado a Paulo, pela chegada de Epafras. Paulo vai insistir que somente por Cristo é que Deus perdoa e salva o homem. Os crentes de Colossos devem estar unidos a Jesus, numa nova forma de vida, em que se manifesta o amor mútuo e solidário da igreja.

9 Bíblias abertas Como sempre, o final da carta é quando Paulo mais de perto fala aos seus discípulos. Novamente, os capítulos 3 e 4 vão ser básicos para o nosso estudo. Com as Bíblias abertas acompanhemos o texto, que tem como síntese o texto áureo da lição.

10 Texto áureo: "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. (Cl 3.16)

11 Parte I – Cl Esta carta é uma daquelas em que vai se ressaltar que a principal missão do discipulador é contribuir para o crescimento espiritual dos discípulos. Observem a ênfase do versículo 1: buscai as coisas que são de cima, ou seja, as coisas espirituais e não as materiais ou físicas. Levá-los a esta busca é a nossa missão.

12 Parte II – Cl Para que esta busca se faça, o apóstolo vai mencionar 6 inclinações carnais que devem ser exterminadas na vida da nova criatura: - A prostituição; - A impureza; - A paixão; - A concupiscência; - A avareza; - A idolatria.

13 Quando pensamos que acabou, ele continua, citando mais 6 inclinações carnais que devem ser despojadas do novo homem em que nos tornamos: - A ira; - A cólera; - A malícia; - A malediscência; - As palavras torpes; - A mentira, arrematando: já vos despistes do homem com seus feitos, e vos vestistes do novo

14 Parte III – Cl Para então apresentar em contraposição, as 12 buscas a que se deve dedicar o crente: Compassividade Benignidade - Mansidão Humildade – Paciência Compreensão – Perdão Amor – Paz – Gratidão E, para completar: A Palavra de Deus com hinos e cânticos espirituais.

15 Parte IV – Cl Depois dos sentimentos que devem estar presentes no viver do cristão, ele passa a ensinar sobre a prática disto, aconselhando: -Às mulheres; - Aos homens; - Aos filhos; - Aos pais; - Aos servos; - Aos senhores. - Ou seja, discipulado é vida espiritual que se reflete no dia-a-dia de cada crente.

16 Parte IV – Cl Para alcançar este patamar de vida cristã ele traça então o caminho a ser trilhado: Vida de oração; Ação de graças; Intercessão; Bom senso no viver; Usar as oportunidades. A vossa palavra seja sempre com graça, temperada... para saberdes como deveis responder a cada um

17 Parte V – Cl Para finalizar então com a necessidade da prática do relacionamento cristão. Cita então 10 nomes entrelaçados pelo espírito de amizade e integração que deve existir entre os crentes. 16. Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também.

18 Conclusões 1)Você busca coisas materiais?... 2) E as espirituais também? 3) Você consegue fazer o devido equilíbrio? 4)Dos sentimentos espirituais mencionados em você está pleno? 5)Ou mais cheio dos sentimentos contrários conforme ? 6)Você tem procurado crescer espiritualmente conforme 4.2-6? 7) E como vai seu relacionamento?


Carregar ppt "O discipulado cristão Estudo 09 O discipulado cristão na Carta aos Colossenses Texto bíblico: Colossenses 3 e 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google