A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O discipulado cristão na

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O discipulado cristão na"— Transcrição da apresentação:

1 O discipulado cristão na
Estudo 09 O discipulado cristão na Carta aos Colossenses Texto bíblico: Colossenses 3 e 4

2 Introdução (I) A cidade de Colossos era uma das mais importantes da região da Frígia, uma província da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento, a Turquia de hoje. Ficava a 120 quilômetros de Éfeso e próxima aos caminhos que levavam a outras cidades citadas como "as igrejas da Ásia", no Apocalipse de João: Sardes, Pérgamo e principalmente Laodicéia, que ficava mais perto dela, no vale do rio Lico.

3 Click to add title Click to add text Israel
Localização da cidade de Colossos Bible Lands Blank Map Click to add title Click to add text Israel Filipos Atenas Espanha Roma Corinto Galácia Frígia Colossos Éfeso Israel Egito © EBibleTeacher.com ÍNDICE

4 Introdução (II) Foi muito importante nos períodos que antecederam ao Império Romano, decaindo um pouco depois disto, porque Roma construindo as suas estradas deu preferência à passagem no caminho de Éfeso para o Oriente, pela cidade de Pérgamo e não mais por Colossos. Vejam que 30 anos depois quando João escreve o Apocalipse, ela não está incluída entre as “igrejas da Ásia”.

5 7 Churches of Asia (Revelation)
As sete igrejas da Ásia 1 Pérgamo 2 Tiatira 3 Sardes 4 Esmirna 5 Filadélfia 6 Éfeso 7 Laodicéia 1 2 3 4 6 5 7 © EBibleTeacher.com Colossos (?) The seven churches of Asia were written to in the book of Revelation in Revelation chapters 2 and 3. ÍNDICE

6 Introdução (III) Muito provavelmente esta cidade foi destruída por um terremoto em cerca de 66/68 d.C., daí também não ser citada como uma das sete igrejas da Ásia. O local das suas ruínas na Turquia moderna, é situado pelos arqueólogos, mas nunca se fez escavações no local. Era a cidade de Epafras, Filemom, Ápia, Arquipo e Onésimo.

7 Vista panorâmica da região em estudo
(Foto de satélite) Galácia Frígia Região das cidades mencionadas Antioquia Jerusalém Cesaréia Grécia

8 Introdução (IV) A carta escrita da prisão em Roma (58/60 d.C), para combater falsas doutrinas que haviam se introduzido na igreja, o que deve ter sido informado a Paulo, pela chegada de Epafras. Paulo vai insistir que somente por Cristo é que Deus perdoa e salva o homem. Os crentes de Colossos devem estar unidos a Jesus, numa nova forma de vida, em que se manifesta o amor mútuo e solidário da igreja.

9 Novamente, os capítulos 3 e 4 vão ser básicos para o nosso estudo.
Bíblias abertas Como sempre, o final da carta é quando Paulo mais de perto fala aos seus discípulos. Novamente, os capítulos 3 e 4 vão ser básicos para o nosso estudo. Com as Bíblias abertas acompanhemos o texto, que tem como síntese o texto áureo da lição.

10 "A palavra de Cristo habite em vós ricamente,
Texto áureo: "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.“ (Cl 3.16)

11 Parte I – Cl 3.1-4 Esta carta é uma daquelas em que vai se ressaltar que a principal missão do discipulador é contribuir para o crescimento espiritual dos discípulos. Observem a ênfase do versículo 1: “buscai as coisas que são de cima”, ou seja, as coisas espirituais e não as materiais ou físicas. Levá-los a esta busca é a nossa missão.

12 Parte II – Cl Para que esta busca se faça, o apóstolo vai mencionar 6 inclinações carnais que devem ser exterminadas na vida da nova criatura: A prostituição; A impureza; A paixão; A concupiscência; A avareza; A idolatria.

13 A mentira, arrematando:
Quando pensamos que acabou, ele continua, citando mais 6 inclinações carnais que devem ser despojadas do “novo homem” em que nos tornamos: - A ira; A cólera; A malícia; A malediscência; As palavras torpes; A mentira, arrematando: “já vos despistes do homem com seus feitos, e vos vestistes do novo”

14 Benignidade - Mansidão Humildade – Paciência Compreensão – Perdão
Parte III – Cl Para então apresentar em contraposição, as 12 buscas a que se deve dedicar o crente: Compassividade Benignidade - Mansidão Humildade – Paciência Compreensão – Perdão Amor – Paz – Gratidão E, para completar: A Palavra de Deus com hinos e cânticos espirituais.

15 Parte IV – Cl Depois dos sentimentos que devem estar presentes no viver do cristão, ele passa a ensinar sobre a prática disto, aconselhando: Às mulheres; Aos homens; Aos filhos; Aos pais; Aos servos; Aos senhores. Ou seja, discipulado é vida espiritual que se reflete no dia-a-dia de cada crente.

16 Parte IV – Cl 4.2-6 Para alcançar este patamar de vida cristã ele traça então o caminho a ser trilhado: Vida de oração; Ação de graças; Intercessão; Bom senso no viver; Usar as oportunidades. “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada... para saberdes como deveis responder a cada um”

17 Parte V – Cl Para finalizar então com a necessidade da prática do relacionamento cristão. Cita então 10 nomes entrelaçados pelo espírito de amizade e integração que deve existir entre os crentes. 16. Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também.

18 Conclusões Você busca coisas materiais?... E as espirituais também?
Você consegue fazer o devido equilíbrio? Dos sentimentos espirituais mencionados em você está pleno? Ou mais cheio dos sentimentos contrários conforme ? Você tem procurado crescer espiritualmente conforme 4.2-6? E como vai seu relacionamento?


Carregar ppt "O discipulado cristão na"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google