A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema do Trimestre – A doutrina de Deus Estudo 09 – Aquele que vencer herdará Deus é galardoador Textos bíblicos: 1Co 3.1-8 Hb 11.1-6 Ap 7.9-17 Ap 21.1-8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema do Trimestre – A doutrina de Deus Estudo 09 – Aquele que vencer herdará Deus é galardoador Textos bíblicos: 1Co 3.1-8 Hb 11.1-6 Ap 7.9-17 Ap 21.1-8."— Transcrição da apresentação:

1 Tema do Trimestre – A doutrina de Deus Estudo 09 – Aquele que vencer herdará Deus é galardoador Textos bíblicos: 1Co Hb Ap Ap Ap Texto áureo: Ap Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

2 Introdução Nesta caminhada pela doutrina de Deus já vimos dez dos atributos de Deus. Seis deles absolutos: só ele os possui (Único, Eterno, Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente). Quatro outros que ele permitiu serem compartilhados com a sua criatura: Sua santidade Seu amor Sua salvação Seu perdão No domingo de hoje, veremos mais um desses atributos que ele permitiu-nos alcançar por sua graça imensurável: O seu galardão!

3 Devemos ter muito cuidado em estudar este tema. À primeira vista, se não tivermos o cuidado de frear a nossa imaginação, estaríamos criando uma ideia de comparação e hierarquia que jogaria por terra toda a perfeição que projetamos para a mansão celestial segundo a Bíblia nos ensina. O perigo reside justamente nisto: o de pensarmos no galardão celestial como recompensa ou brinde por algum serviço valioso que tenha sido prestado por alguém, quando a salvação é dada igualmente por Deus a todos os homens.

4 Se assim pensarmos começaremos a ver as diferenças dos galardões, por exemplo dos grandes heróis da fé, tanto no AT como no NT. Imaginem: No AT, o galardão de Abraão será maior que o de Davi?... E o de Elias, diante de Jeremias?... E no NT, o galardão de Paulo seria maior do que o de Pedro?... Qual seria a dimensão do galardão de João, então?... Pronto a inveja estaria instalada e o céu não mais seria céu. Foi assim que tudo começou com Caim e Abel

5 Para entender espiritualmente o que representa o texto de 1Co 3.8 que cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho, temos que lembrar-nos que a dimensão celestial de vida é inteiramente diferente da dimensão terrena da vida que conhecemos. Lá tudo será diferente em nosso viver, realmente santos, então. Só assim, poderemos compreender que a diferença galardoadora de Deus é perfeita.

6 Assim, vamos ler os textos bíblicos demarcados, com a nossa mente aberta para entender: Primeiro que os escritores bíblicos que falam sobre galardão, transferiram para sua realidade celestial, os valores humanos. Ou seja, descrevem algo indescritível para eles, com a limitação do linguajar humano que possuíam. Segundo, numa linguagem que poderíamos chamar antropomórfica, transferem para a vida celestial que desconheciam, os valores da vida terrena que desfrutavam.

7 Ou seja, o galardão a que se refere o texto bíblico é uma linguagem figurada e sintética, da vida eterna que é dada àquele que crê!

8 1Coríntios E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

9 Hebreus Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

10 Apocalipse Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; 10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, 12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 Apocalipse E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? 14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; 17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

12 Apocalipse E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: 6 Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte

13 Ap Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

14 Conclusão O galardão que o espera na eternidade é o seu encontro com o seu Salvador! A obra a que o Senhor se refere é a obra da fé em seu coração. Esta é a obra que o Senhor galardoa. A vida eterna com tudo que ela significa é o galardão do crente!.


Carregar ppt "Tema do Trimestre – A doutrina de Deus Estudo 09 – Aquele que vencer herdará Deus é galardoador Textos bíblicos: 1Co 3.1-8 Hb 11.1-6 Ap 7.9-17 Ap 21.1-8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google