A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

[MO410A]–Banco de Dados I ImageDatabase - Relatório 1 24 de Abril de 2006 Alunos: Cláudio Siqueira de Carvalho Nádia Puchalski Kozievitch.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "[MO410A]–Banco de Dados I ImageDatabase - Relatório 1 24 de Abril de 2006 Alunos: Cláudio Siqueira de Carvalho Nádia Puchalski Kozievitch."— Transcrição da apresentação:

1 [MO410A]–Banco de Dados I ImageDatabase - Relatório 1 24 de Abril de 2006 Alunos: Cláudio Siqueira de Carvalho Nádia Puchalski Kozievitch

2 Roteiro 1.Introdução 2.Conceitos Básicos 3.Descrição do Trabalho Realizado 4.Metodologia 5.Conclusão

3 1. Introdução Um sistema de gerência de banco de dados (SGBD) pode ser definido como sendo um pacote de sistemas que fornece funcionalidades da gerência de dados para a criação, recuperação, manipulção e manutenção de um banco de dados Suporte a vários tipos de dados. Ex: numéricos, datas, cadeias e binários. Tipos binários -> armazenamento de imagens Importante para a área de Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Objetivo do projeto: Realização de um estudo comparativo de SGBDs no que diz respeito ao gerenciamento (inserção, remoção e realização de consultas) de imagens.

4 2. Conceitos Básicos MySQL MyISAM InnoDB PostgreSQL

5 2.1. MySQL Um dos SGBDs mais populares com mais de 4 milhões de instalações pelo mundo. Utiliza a linguagem SQL como interface. Portabilidade; Compatibilidade; Desempenho e estabilidade; Pouco exigente quanto a recursos de hardware; Facilidade de uso; Software Livre; Implementa tipos geométricos; Suporte a vários tipos de tabelas.

6 MyISAM Bom desempenho na leitura de dados Índices em árvores binárias balanceadas; Arquitetura simplificada. Desvantagens Não oferece mecanismos para controle de transação e mecanismos de integridade referencial; Mecanismo de lock (geral) por tabela.

7 InnoDB Desenvolvido pela InnoDBase e integrado ao MySQL a partir da versão 4.0. Vantagens: Integridade referencial (SET NULL, RESTRICT, etc); Ferramenta para backup on-line; Lock de registro; Níveis de isolamento; Armazenamento de dados em tablespaces. Exige mais memória e disco que o MyISAM. Apresenta mais lento em algumas situações.

8 InnoDB Tipo binário para armazenamento de qualquer tipo de dados Utilizado para imagens. BLOB (Binary Large Object) TINYBLOB: 8bits carac. e 1 de controle; BLOB: 1) com 16bits carac. e 2 de controle; MEDIUMBLOB: 1) com 24 bits de carac. e 3 de controle; LONGBLOB: 1) com 32 bits de carac. e 4 de controle. Preferência para uma tabela InnoDB exclusiva para imagens.

9 2.2. PostgreSQL Um dos SGBDs de código fonte aberto mais avançados. É gratuito. Consultas complexas; Chaves estrangeiras; Integridade transacional; Controle de concorrência multi-versão; Suporte ao modelo híbrido objeto-relacional; Suporte a tipos geométricos; Triggers; Views; Stored procedures.

10 2.2. PostgreSQL Dois tipos para armazenamento de imagens: oid e bytea. oid insere um na tabela. bytea utilizado objeto (imagem) e insere um identificador para armazenar cadeias binárias.

11 3. Descrição do Trabalho Realizado: Etapas Escolher os SGBDs a serem comparados; MySQL (Versão Versão ) PostgreSQL (Versão 8.1.2) Determinar computadores utilizados: M32_HP: 2G de RAM, arquitetura 32 bits M64_DUAL: 1G de RAM, arquitetura 64 bits

12 3. Descrição do Trabalho Realizado Aspectos do Escopo Inicial: Imagens utilizadas: 90 imagens de 50 MB A não utilização dos tipos geométricos do Mysql e PostgreSQL Tabela de imagens sem metadados A não utilização do modelo de dados do WebMaps

13 3. Descrição do Trabalho Realizado A instalação dos SGBDs Arquiteturas 32 e 64 bits; Diferenças do PostgreSQL e MySQL no armazenamento físico. Geração dos scripts para criação e população do banco (PostgreSQL, MySQL InnoDB e MySQL MyISAM).

14 3. Descrição do Trabalho Realizado CREATE TABLE IMAGE( Date date not null, image oid not null, constraint "pk_image" primary key (Date) ); CREATE TABLE IMAGE_MYISAM( DATE date not null primary key, image longblob not null ) TYPE=MYISAM; CREATE TABLE IMAGE_INNODB( DATE date not null primary key, image longblob not null ) TYPE=INNODB; lo_import '.../mo410/imagens/ __NDVI.tif'; insert into imagem(data,imagem) values( '30/09/ :00:00',:LASTOID); INSERT INTO IMAGE_MYISAM (DATE, IMAGE) VALUES(str_to_date('22/03/2001','%d/%m /%Y'), LOAD_FILE(".../mo410/imagens/ _NDVI.tif")); INSERT INTO IMAGE_MYINNODB(DATE, IMAGE) VALUES(str_to_date('22/03/2001','%d/%m /%Y'), LOAD_FILE(".../mo410/imagens/ _NDVI.tif"));

15 4. Metodologia: Etapas Realizadas 1) OS BANCOS DE DADOS POSTGRESQL x MYSQL 1.1) Verificar informações sobre os bancos e como funcionam com relação a imagens; 1.2) seus tipos, operações, possíveis extensões, funções especiais; 2) CONFIGURAÇÃO DE MÁQUINA 2.1) Verificar configuração da máquina utilizada (memória, processamento, quantas máquinas testar) 3) BANCO DE DADOS 3.1) Verificar instalação/configuração do MySQL/PostgreSQL; -verificar sua dificuldade de instalação; 3.2) Obter conjunto de imagens ex: conjunto de imagens de satélite de 1 mês 3.3) Verificar metadados e construir o modelo de dados; 3.4) Implementar modelo e carregar informações no banco. -Verificar banco de dados do Webmaps -Criar tabela no MySQL (InnoDB e MyISAM) e PostgreSQL 3.5) Verificar como fazer carga e exportação dos arquivos de imagens para o sistema

16 4. Metodologia: Etapas Futuras 3.6) Verificar o método para avaliar o desempenho: -utilizar benchmark (TPC) (a decidir) -utilizar alguma outra ferramenta (Jmeter - (a decidir) -alguma outra ferramenta para tratar de imagens (a decidir) -medir somente o tempo de resposta (a decidir) 3.7) Estudar o método de avaliação de desempenho e sua interação com o sistema; 3.8) Criar script para operações escolhidas, gerando um trace. 3.9) Executar operações escolhidas 5 vezes nos 2 BD's 3.10) Analisar saídas de scripts, gerar médias e gráfico no gnu-plot 3.11) Analisar informações 3.12) Finalizar o relatório

17 4. Metodologia: Possibilidades de Pesquisa Integração com o WebMaps; Utilização de extensões (PostGIS, por ex.) Utilização dos tipos geométricos do PostgreSQL e MySQL Simulação do ambiente multi-usuário

18 5. Conclusão Foram escolhidos os SGBDs MySQL e PostgreSQL, gratuitos. Possuem suporte para o armazenamento de imagens. Os SGBDs foram instalados sem grandes complicações. Um escopo inicial foi definido. As decisões tomadas buscam reduzir o escopo do projeto e permitir que futuras extensões sejam agregadas. Gerados os scripts a próxima fase é a simulação e avaliação de resultados.

19 PERGUNTAS?? Obrigado!


Carregar ppt "[MO410A]–Banco de Dados I ImageDatabase - Relatório 1 24 de Abril de 2006 Alunos: Cláudio Siqueira de Carvalho Nádia Puchalski Kozievitch."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google