A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Computação de Alto Desempenho Clusters. Cluster Integrante: Hilário Viana Bacellar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Computação de Alto Desempenho Clusters. Cluster Integrante: Hilário Viana Bacellar."— Transcrição da apresentação:

1 Computação de Alto Desempenho Clusters

2 Cluster Integrante: Hilário Viana Bacellar

3 Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos da Pesquisa Fundamentação Teórica Tipos de Cluster Beowulf OpenMosix Vantagens e Desvantagens Referências

4 Introdução Desde a última década pode-se observar um crescente número de aplicações que exigem cada vez mais poder computacional. A demanda por poder computacional cresceu em uma velocidade maior que os sistemas tradicionais conseguem acompanhar. Uma alternativa viável é a implantação de sistemas fracamente acoplados, como cluster de computadores.

5 Introdução Cluster é um sistema interligado com mais de um computador, cujo objetivo é fazer com que todo o processamento da aplicação seja distribuído entre os processadores, de uma forma transparente, ou seja, aparentando um único processador.

6 Objetivos O objetivo geral é fazer um levantamento sobre os tipos de clusters de alto desempenho, e listar as vantagens e desvantagens dessa arquitetura.

7 Fundamentação Teórica Sistemas operacionais Hardware Redes Biblioteca de comunicação Paralela. PVM : A idéia do PVM é montar uma máquina virtual de n processadores e usá-los para enviar tarefas e receber os resultados, de maneira cooperativa. MPI: objetivo padronizar a troca de mensagem em ambientes paralelos de memória distribuída. Além da padronização, o MPI também procura otimizar a comunicação e aumentar o desempenho de aplicações paralelas ou distribuídas.

8 Tipos de Cluster Beowulf: O cluster Beowulf, diferente de outros tipos empresariais e mais específicos, não exige uma arquitetura específica tão pouco máquinas homogêneas. OpenMosix: Os clusters OpenMosix trabalham com distribuição de processos, que ao detectar o alto volume de processamento, migram as instâncias entre as máquinas do cluster, sendo processadas simultaneamente, sem a necessidade de adequação do código.

9 Vantagens Expansibilidade Baixo custo Alta disponibilidade Balanceamento de carga

10 Desvantagens Manutenção de equipamento Monitoração dos nós Gargalos de troca de informações

11 Conclusão Os clusters de computadores possuem inúmeras vantagens, porém como todo sistema computacional, também possui desvantagens, cabe ao projetista analisar as opções e escolher a melhor tecnologia para resolver sua tarefa da melhor forma possível.

12 Referencias MACHADO, Francis Berenger. MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4ª ed. Editora LTC, São Paulo, JAQUIE, Kalinka Regina Lucas. Extensão da Ferramenta de Apoio à Programação Paralela (F.A.P.P.) para ambientes paralelos virtuais. Disponível em:, visitado em: 23 de mai TANENBAUN, Andrew S. Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas. 2ª ed. Editora Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2007 Site Oficial OPENMOSIX.ORG. Disponível em:, visitado em: 25 de mai PITANGA, Marcos. Construindo supercomputadores com Linux. 2ª ed. Editora Brasport. Rio de Janeiro, ADAMS, Joel. BROM Tim. Layton Jeff. Microwulf: Breaking the $100/GFLOP Barrier. Disponível em:, visitado em: 30 de mai Site Myrinet. Disponível em:, visitado em: 29 de mai.2010.


Carregar ppt "Computação de Alto Desempenho Clusters. Cluster Integrante: Hilário Viana Bacellar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google