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2º Curso de Formação Continuada em Administração de TRT – Comunicação e Relacionamento com a Mídia BRASÍLIA, 06 de Dezembro de 2010.

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1 2º Curso de Formação Continuada em Administração de TRT – Comunicação e Relacionamento com a Mídia BRASÍLIA, 06 de Dezembro de 2010

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9 74,5% - consideram que Comunicação Corporativa tem muito impacto na reputação da empresa. 80,2% - quando se refere a empresas estrangeiras Fonte: Pesquisa ABERJE

10 85,8% das empresas investem em comunicação Corporativa Fonte: Pesquisa ABERJE

11 64,9% acreditam que os investimentos em comunicação devem crescer 70% de crescimento nas empresas brasileiras Fonte: Pesquisa ABERJE

12 70,2% consideram a comunicação como estratégica Fonte: Pesquisa ABERJE

13 FÓRUM NACIONAL COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

14 Coordenação: Edvânia Kátia - TRT Maranhão16ª Região Moacir Maia -TRT Ceará 7ª Região

15 41%- Assessoria de Comunicação Social (10) 12,5% - Serviço de Comunicação Social (3) 8,3%- Secção de Comunicação Social (2) - Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social (2) - Coordenadoria de Comunicação Social (2) 4,16%- Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (1) - Coordenadoria de Comunicação Social e Cerimonial (1) - Divisão de Comunicação Social (1) - Setor de Comunicação Social (1) - Assessoria da Presidência em Comunicação Social (1)

16 66,66% - Presidência 33,33% - Secretaria Geral da Presidência

17 CJ-1- 8,3% CJ-2- 20,83% CJ-3- 29,16% CJ-4- 4,16% CJ-5- 4,16 FC-4- 12,5% FC-5- 12,5 FC-6- 8,3%

18 Total - 230 (50,86% Função específica de comunicação) Servidores - 213 Terceirizados - 17 Pesquisa do CNJ indica que o Poder Judiciário (Justiça Federal, Justiça Estadual, Justiça Militar, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho) tem, em média, 12 servidores na Comunicação. Na Justiça do Trabalho, a média é 9,8. Abaixo da média nacional. Apenas seis tribunais atingiram ou estão acima da média. Em oito Tribunais, o quantitativo é de 1/3 ou menos da média. TRT 22ª e 24ª Região – 02 servidores TRT 20ª, 19ª,17ª e TRT 16ª Região – 04 servidores TRT 23ª e TRT 1ª Região – 05 servidores

19 58,33%(14) - Não tem estruturação interna formalizada. Em 16 tribunais onde o cargo de chefia corresponde a CJ apenas nove têm estruturação interna definida (TRT de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Rondônia/Acre, Campinas, Goiás e Mato Grosso) Resolução 85 do CNJ diz que as ações da Comunicação devem ser: Imprensa, Relações Públicas, Comunicação Digital, Patrocínio e Publicidade.

20 IMPRENSA - 100% dos Tribunais. RÁDIO- Seis tribunais têm programas próprios, participação em programas regionais, rádio interna ou via web (TRT da Bahia, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina e Mato Grosso). Três tem um setor específico (TRT da Bahia, Ceará e Mato Grosso). Apenas o TRT da 10ª Região tem um programa na Rádio Justiça. Nove tribunais fazem o envio sistemático de notícias (TRT da 3ª, 4ª. 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 13ª, 21ª e 23ª Regiões). TV - 11 Tribunais atuam sistematicamente com programa de TV regional ou nacional ou produzindo reportagens para mídias digitais (TRT da 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 12ª, 13ª, 14ª, 18ª, 20ª, 21ª e 23ª Regiões). Desses 11 tribunais, apenas cinco possuem programa na TV Justiça (TRT da 4ª, 12ª, 14ª, 18ª e 21ª Regiões).

21 RELAÇÕES PÚBLICAS – 100% dos Tribunais, 37% vinculados à Assessoria. PUBLICIDADE- 50% Não atuam. - 41,66 % (10) Atuam sistematicamente. (Apenas dois tribunais com Núcleo específico) - 8,33% Atuam eventualmente. REDES SOCIAIS - 41,66% não atuam com redes sociais. - 58,33 atuam com redes sociais. (Twitter e Youtube) - 100% não contemplam esse setor com estrutura específica.

22 GERENCIAMENTO DO SITE A Comunicação Digital está definida na Resolução 85 do CNJ, como área estratégica. Em 17 Tribunais (70,83%) as Assessorias de Comunicação são responsáveis apenas pela Secção de Notícias. De um modo geral, o gerenciamento do conteúdo das páginas eletrônicas dos Tribunais é feito pela Diretoria de TI. No caso do TRT do Ceará, foi editado Ato do Presidente determinando que as informações institucionais a serem fornecidas para mídia e para os canais de difusão do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região sejam apresentadas previamente à Assessoria de Comunicação Social

23 1. Política de Comunicação da Justiça do Trabalho com base no interesse público, no respeito à dignidade da pessoa humana, na ética do exercício profissional, na transparência e democratização do acesso às informações, na humanização das relações interpessoais e institucionais, na promoção do acesso à Justiça, na cidadania e inclusão social, na excelência e na efetividade de direitos. 2. Que as Assessorias de Comunicação sejam transformados em Cargos de Comissão CJ, com estrutura dividida em FCs, respeitadas as especificidades na estruturação interna e autonomia de cada Regional. 3. Reestruturação com base na Resolução 85 do CNJ, com estrutura mínima de Assessoria de Comunicação (Resolução 063/CSJT), contemplado as áreas de Imprensa, Relações Públicas, Comunicação Digital e Publicidade, sendo observada uma estrutura de Multimídia para as novas demandas. 4. Orçamento próprio para a Assessoria de Comunicação com melhor planejamento e execução da comunicação institucional como preconiza Resolução 85 do CNJ, assim como as demais instituições ligadas à Justiça, dadas a crescente exigência da sociedade por uma comunicação de maior qualidade, transparência e que amplie o acesso do cidadão à Justiça. 5. Concurso público para Analista Judiciário, especialidade de Comunicação Social, reafirmando a qualificação profissional, primando pela defesa da formação profissional na área da comunicação social para o preenchimento de cargos de carreira e em comissão nas assessorias como forma de garantir a profissionalização.

24 Vicente Yañez Pinzón chega ao Brasil em janeiro de 1500

25 Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil em abril de 1500

26 Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro

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28 Convite CONBRASCOM 2011 Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça e Prêmio FNCJ - Fórum Nacional Comunicação e Justiça Rio de Janeiro, de 20 a 22 de Junho Direitos Fundamentais da Comunicação

29 "Antes que você possa alcançar o topo de uma árvore e entender os brotos e as flores, você terá de ir fundo nas raízes, porque o segredo está lá. E quanto mais fundo vão as raízes, mais alto vai a árvore". Nietzsche (1844-1900), autor de "Assim Falou Zaratrusta".

30 Esta é a verdadeira alegria da vida: usá-la para um propósito reconhecido por você como um propósito poderoso; ser uma força viva da Natureza ao invés de um ser um conjunto mesquinho de reclamações de que o mundo não se dedica a fazê-lo feliz George Bernard Shaw (1856- 1950)18561950 dramaturgo e jornalista irlandês


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