A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos constituintes dos ossos; Reconhecer as funções dos elementos constituintes dos ossos; Identificar as partes do osso.

2 Divisões do corpo humano Cabeça, tronco e membros; Cabeça, tronco e membros; Tronco: tórax e abdome; Tronco: tórax e abdome; Membros superiores e inferiores. Membros superiores e inferiores.

3 Esqueleto I – Conjunto de ossos responsável pela sustentação e pelo apoio dos músculos do corpo, possibilitando a locomoção. I – Conjunto de ossos responsável pela sustentação e pelo apoio dos músculos do corpo, possibilitando a locomoção. II – Os ossos do crânio envolvem e protegem o encéfalo; a coluna vertebral envolve e protege a medula espinhal. II – Os ossos do crânio envolvem e protegem o encéfalo; a coluna vertebral envolve e protege a medula espinhal.

4 Elementos constituintes dos ossos: células ósseas adultas, nutridas por vasos sanguíneos; Osteócitos: células ósseas adultas, nutridas por vasos sanguíneos; rígida, disposta ao redor dos osteócitos. Composta por Matriz óssea: rígida, disposta ao redor dos osteócitos. Composta por sais minerais e proteínas; Sais minerais: cálcio e fósforo, conferem rigidez aos ossos; Proteínas conferem flexibilidade, sua falta torna os ossos quebradiços.

5 Partes do osso PERIÓSTEO: membrana de tecido conjuntivo que envolve o osso externamente, apresenta vasos sanguíneos que penetram no osso por pequenos orifícios; EPÍFISES: extremidades dos ossos, recobertas por cartilagem; DIÁFISE: porção do osso situada entre as epífises. CANAL ÓSSEO: aloja a medula óssea.

6 PARTES DO OSSO

7 Medula óssea MEDULA ÓSSEA VERMELHA: no interior das vértebras, costelas e ossos longos; origina células sanguíneas. MEDULA ÓSSEA AMARELA: armazena alguns tipos de gordura.

8 Forma dos ossos LONGOS: comprimento maior que largura e espessura. Ex: fêmur, úmero, tíbia. CURTOS: comprimento, largura e espessura equivalentes. Ex: patela, carpo, tarso. CHATOS: finos e achatados. Ex: escápula, costelas e ossos do crânio.

9 FORMA DOS OSSOS

10 Articulações Regiões de junção entre dois ou mais ossos, ou entre cartilagens e ossos. Regiões de junção entre dois ou mais ossos, ou entre cartilagens e ossos. Tecido conjuntivo forma articulações que mantêm os ossos unidos. A maioria das articulações permite movimentos. Tecido conjuntivo forma articulações que mantêm os ossos unidos. A maioria das articulações permite movimentos. Móveis Móveis Semimóveis Semimóveis Imóveis Imóveis

11 ARTICULAÇÕES

12 Articulações líquido de entre ossos que se articulam. Evita o atrito e o desgaste dos ossos. Líquido sinovial: líquido de lubrificação entre ossos que se articulam. Evita o atrito e o desgaste dos ossos. faixas de tecido fibroso (tendão) que impedem que os ossos saiam do lugar e. Ligamentos: faixas de tecido fibroso (tendão) que impedem que os ossos saiam do lugar e mantêm as articulações na posição correta.

13 ARTICULAÇÕES

14


Carregar ppt "SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google