A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana Anatomia Humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana Anatomia Humana."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana Anatomia Humana

2 Conteúdos : - Constituição do esqueleto humano; - Constituição do esqueleto humano; - Classificação dos ossos, de acordo com a sua forma; - Classificação dos ossos, de acordo com a sua forma; - Crescimento do esqueleto.

3 Esqueleto Humano É responsável pelas funções de suporte, protecção e produção de células sanguíneas num organismo. É responsável pelas funções de suporte, protecção e produção de células sanguíneas num organismo. Por estar associado aos músculos esqueléticos, tem também a função de movimento. O esqueleto humano pesa cerca de 1/6 do peso do corpo e é formado por 206 ossos.

4 Esqueleto Humano Pode ser dividido em três partes principais: cabeça; cabeça; tronco; tronco; membros. membros.

5 Cabeça Constituída pelo crânio e pela face. O crânio é uma caixa sólida que protege o encéfalo. Esqueleto Humano

6 Tronco Eixo corporal onde se articulam a cabeça e os membros. É formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo esterno. O tronco e a cabeça formam o esqueleto axial.

7 Esqueleto Humano Caixa Torácica Protege o coração e os pulmões. É formado pelas costelas e pelo esterno.

8 Esqueleto Humano Coluna Vertebral Constituída por 33 ossos chamados vértebras.

9 Esqueleto Humano Cintura Escapular É a parte do esqueleto que une os membros superiores ao tronco. Formada por dois ossos: clavícula e a omoplata.

10 Esqueleto Humano Cintura Pélvica Popularmente conhecida como bacia. É a parte do esqueleto que une os membros inferiores ao tronco. É formada pelo sacro, um par de ossos ilíacos e pelo cóccix.

11 Esqueleto Humano Ossos do membro superior É constituído por braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço é o úmero que se articula, no cotovelo, com os ossos do antebraço, o rádio e o cúbito. O pulso é formado por ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metacarpos, e os dedos, pelas falanges.

12 Esqueleto Humano Ossos do membro inferior É constituído por coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fémur, o mais longo do corpo. No joelho e fémur articula-se com os dois ossos da perna, a tíbia e o perónio. O pé é formado por ossos pequenos e maciços, os tarsos, pelos metatarsos e os dedos – falange, falanginha e falangeta.

13 Classificação dos ossos, atendendo à forma Ossos longos – aqueles cujo comprimento excede a largura e a espessura. Ossos curtos – as principais dimensões são, aproximadamente, iguais ; não sobressaindo nenhuma medida sobre as outras, estes ossos encontram-se nas mãos e nos pés. Ossos chatos – são achatados, delgados e semelhantes a uma placa.

14 Crescimento do Esqueleto O crescimento do osso envolve o crescimento em comprimento e o crescimento em largura. O crescimento em comprimento faz-se por intermédio das zonas cartilagíneas existentes nos ossos. Essas zonas, à medida que vão crescendo, vão-se ossificando. O crescimento do osso em largura é resultado da deposição de sucessivas camadas concêntricas de tecido ósseo, originadas pelo periósteo (membrana que envolve o osso). Numa fractura, a reparação óssea é devida essencialmente à actividade do periósteo.


Carregar ppt "Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana Anatomia Humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google