A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX / 1 TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX / 1 TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e."— Transcrição da apresentação:

1 IX / 1 TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e Coordenador de Meio Ambiente de Álvares Machado)

2 IX / 2 ÁREA DA VISITA: Município de Álvares Machado (Ao Norte de Presidente Prudente – raio de 15 km)

3 IX / 3 OBJETIVOS PRINCIPAIS: 1) Verificar os problemas de erosão na zona rural no município de Álvares Machado e conhecer as ações que vêm sendo implementadas pela CODASP para combater tais processo por meio da adaptação de estradas rurais.

4 IX / 4 2) Conhecer as ações do Programa de Microbacias Hidrográficas no Município de Álvares Machado por meio da investigação das ações do referido programa nas microbacias dos córregos do Macaco e da Paca.

5 IX / 5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: No período da manhã visitamos o bairro do cruzeiro no Município de Álvares Machado, onde a CODASP está realizando os trabalhos de adaptação da estrada rural. O trabalho se constitui na quebra de barrancos e elevação do leito da estrada no intuito de reverter o fluxo da água. Atualmente o fluxo se dá no sentido das propriedades para a estrada e dela para os cursos dágua, provocando graves problemas de assoreamento.

6 IX / 6 Contamos com o assessoramento técnico do Sr. Zocall, Gerente Regional da CODASP e do Engenheiro José Roberto, os quais fizeram demonstrações e explicaram os detalhes técnicos dos trabalhos que vêm sendo realizados naquela estrada, na região e em todo o Estado de São Paulo para a adaptação das estradas e combate aos processos erosivos.

7 IX / 7 Tivemos a oportunidade de verificar as máquinas executando os trabalho in loco

8 IX / 8

9 IX / 9

10 IX / 10

11 IX / 11

12 IX / 12

13 IX / 13

14 IX / 14

15 IX / 15

16 IX / 16

17 IX / 17

18 IX / 18

19 IX / 19

20 IX / 20 ASPECTOS POSITIVOS DA AÇÃO DA CODASP: - Elevado padrão técnico da obra. - Efetividade da ação em termos de combate aos processo de erosão e assoreamento. - Recorte territorial adequado – do divisor de água até as áreas mais baixas – de cima para baixo.

21 IX / 21 ASPECTOS NEGATIVOS DA AÇÃO DA CODASP: - Ação pontual – cada fase do projeto abrange entre 4 e 5 quilômetros de estrada por município. - Não obrigatoriedade de implantação de curvas pelos proprietários rurais (prosseguimento dos bigodes feitos a partir das margens da estrada e não retenção da água nas partes mais altas das propriedades) - Problemas de manutenção das obras concluídas (treinamento de patroleiros dos municípios – surgem novos barrancos – vida útil - 8 anos).

22 IX / 22 Ainda no período da manhã conhecemos uma propriedade na qual começou a ser implantado um programa simples da EMBRAPA - LEITE que visa a promover a intensificação da produção de leite, a partir da produção de alimentos em piquetes em áreas reduzidas (piquetes de 200 m2 para 8 animais/noite) – grande elevação da produtividade por animal (x10).

23 IX / 23

24 IX / 24

25 IX / 25

26 IX / 26

27 IX / 27 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: No período da tarde visitamos área de ação dos projetos de Microbacias dos Córregos da Paca e do Macaco no Município de Álvares Machado, onde a CATI em parceria com a prefeitura está realizando ações para a adaptação da estrada e organização da comunidade para que os produtores rurais usufruam das vantagens (subsídios) concedidas pelo Programa.

28 IX / 28

29 IX / 29

30 IX / 30 ASPECTOS POSITIVOS DO PROGRAMA: - Princípios adequados do ponto de vista social e ambiental. - Comprometimento da Prefeitura de Álvares Machado com os proprietários da comunidade beneficiária.

31 IX / 31 ASPECTOS NEGATIVOS DO PROGRAMA: - O governo estadual não deu prioridade a execução do programa. - Elevada rotatividade dos técnicos extensionistas. - falta de confiança dos produtores rurais no poder público e, em conseqüência, no projeto. - falta de conscientização dos produtores rurais em relação à necessidade de se fazer o manejo adequado dos solos. - Incapacidade de promover a verdadeira organização da comunidade.

32 IX / 32 Na área do projeto de microbacias conhecemos uma outra propriedade que desde 2003 desenvolve o programa da EMBRAPA – LEITE. Observação dos excelentes resultados obtidos pela família do produtor.

33 IX / 33 ASPECTOS POSITIVOS DO PROGRAMA LEITE: - Aumento da densidade da ocupação e disponibilização de alimento aos animais - baixa utilização de insumos externos - Elevação da capacidade de inserção do produtor no mercado - Bom acompanhamento técnico do veterinário responsável.

34 IX / 34 ASPECTOS NEGATIVOS DO PROGRAMA LEITE: - Elevação da necessidade de mão-de-obra - Risco de estimular a monoatividade - Problemas de abastecimento de água (poços artesianos)

35 IX / 35

36 IX / 36 Na área do projeto de microbacias entrevistamos o Sr. Luiz que é o presidente da Associação dos produtores rurais, o qual relatou as dificuldades de organização da comunidade, o predomínio da mentalidade individualista dos produtores rurais daquela comunidade, bem como os problemas para a retenção dos jovens (especialmente das moças na zona rural)

37 IX / 37

38 IX / 38

39 IX / 39 OS OBJETIVOS FORAM PLENAMENTE ATINGIDOS: Além de conhecer as ações realizadas pela CODASP na adaptação das estradas rurais e do Programa de Microbacias Hidrográficas, conhecemos também o projeto de produção de leite da EMBRAPA e entrevistamos um presidente da Associação de Produtores Rurais. A assessoria dos técnicos da CODASP e do Coordenador de meio ambiente foi essencial para os bons resultados do trabalho.


Carregar ppt "IX / 1 TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google