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LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins
Material cedido pelo Prof. MSc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes

2 SUMÁRIO 1. Introdução à Logística Internacional
2. Aspectos operacionais e custos logísticos 3. Incoterms 2010 – Modalidades de Venda 4. Regimes Aduaneiros Especiais

3 Desvantagem geográfica do Brasil
Principais Players Brazil

4 Principais Fluxos Mundiais (2004)
(159 Billions FTK - Freight Flow kilometers) Prof. Anderson Correia

5 Logística de Suprimento
Global Supply Chain Management Fluxo (Forward & Reverse) de Materiais Logística Interna (Intralogística) Logística de Distribuição (Logística Outbound) Logística de Suprimento (Logística Inbound) Fornece dores Clientes Aduana Aduana Fluxo de Informações

6 Atividades-Chave - Serviços ao cliente (Marketing)
- Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço - Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes (Custos) - Gerência de Estoques - Política de programação de estoques (Custos) - Estratégia de armazenagem e Just in Time (Custos) - Processamento de Pedidos – Sistemas TI

7 - Reduzir custos logísticos
Porque a Logística é importante - Reduzir custos logísticos - Aumentar os lucros da empresa - Elevar nível de atendimento ao cliente - Agregar valor ao produto vendido Explicar clientes internos e externos Meios de aumentar os lucros das empresas: aumentar vendas e reduzir custos

8 Desafios da Logística Internacional… Recursos Disponíveis - Airbus Beluga

9 Transporte Internacional - Aéreo

10 Transporte Internacional - Aéreo

11 Desafios da Logística Internacional… Recursos Disponíveis - Navio Emma Maersk

12 Interfaces com outros departamentos
Produção Programação Compras Contabilidade Recebimento Logística Internacional Fiscal Expedição Financeiro Informática Jurídico Engenharia Comercial

13 Integração com empresas e órgãos
Operadores Logísticos Receita Federal Despachante Aduaneiro Ministério Agricultura Cias. Aéreas ANVISA Logística Internacional Cias. Marítimas Consultoria Seguradora Agente de Carga Secex / Decex Transportadoras Infraero Fornecedores

14 Uma questão fundamental da Logística Internacional
Ciclos (transit-time) x Custos logísticos

15 Níveis de Serviço Conta do operador, risco para o cliente

16 Transporte Internacional - Aéreo
Órgãos e empresas no modal aéreo Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil IATA – International Air Transport Association Companhias Aéreas Agentes de carga ou operadores logísticos Tipos de Aeronaves All Cargo (dedicada às cargas) Full Pax (dedicada a passageiros) Combi (misto)

17 Transporte Internacional - Aéreo
Antonov 124/100 B747 MD11 DC8 B707 B777 115/770 100/600 60/400 45/270 36/220 28/160 ALL CARGO ton/m3 Modelo - ACFT

18 Unitização Carga no Transporte Aéreo
Contêiner LD2 Peso Máximo: Kg Volume interno: 3,4 m3 Aeronaves : B767 Contêiner LD8 Peso Máximo: Kg Volume interno: 7,2 m3 Aeronaves : B767 Unitização Carga no Transporte Aéreo

19 Contêiner Refrigerado LD3
Contêiner LD11/21 Peso Máximo: Kg Volume interno: 7,2 m3 Aeronaves: DC10, Pax/Cgo, MD11 e B747 (RKN) Contêiner Refrigerado LD3 Peso Máximo: Kg Volume interno: 3,1 m3 Aeronaves: B727F e MD-11 Unitização Carga no Transporte Aéreo

20 Contêiner Refrigerado LD9
Peso Máximo: Kg (RAP) Volume interno: 8,3 m3 Aeronaves: B767 e MD-11 Baias para Cavalos Peso Máximo: Kg Área Útil (m): 8,2 m3 ou 2,7 m3 por cada compartimento Aeronaves: DC10 freighter e B727F Unitização Carga no Transporte Aéreo

21 Unitização Carga no Transporte Aéreo

22 Unitização Carga no Transporte Aéreo

23 Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg
Tarifa Consolidada Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Acima de 500Kg Tarifa da Consolidada

24 Taxas Acessórias – Modal Aéreo
Collect Fee % sobre o valor do frete Taxa de Desconsolidação Delivery Fee é a taxa p/ entrega dos documentos Security Surcharge Nomes variados sempre com o objetivo de aumentar receita Security surcharge relacionado aos ataques terroristas de Set 2001 WAR RISK cobrada em algumas rotas na época da guerra do Iraque Fuel Surcharge

25 Cálculo Frete Internacional
Definições e cálculo do frete aéreo Peso Bruto: peso propriamente dito Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 m3 = 1/6 ton = 166 kg

26 Cálculo Frete Internacional
Exemplo: 01 Volume, peso bruto 50 kg Dimensões : 100 cm (Comp), 50 cm (Larg), 40 cm (Alt) Peso Cubado = = 33kg 6.000 Peso Bruto 50 kg > Peso Cubado 33 kg, logo, Peso Taxado = 50 kg

27 Cálculo Frete Internacional
Exemplo: Tarifa Miami para Viracopos: US$ 2,00 / Kg Frete Internacional = 50 kg x 2 = US$ 100,00 Collect Fee 2% , com mínimo de US$ 30,00 Collect Fee = US$ 30,00 Delivery Fee = US$ 20,00 Desconsolidação = US$ 20,00 Total Frete Internacional = US$ 170,00

28 Transporte Internacional - Marítimo
Órgãos e empresas intervenientes IMO – International Maritime Organization Secretaria dos Transportes Aquaviários Departamento dos Portos (Cia. Docas) Armador Agência Marítima NVOCC - Non Vessel Common Carrier (transportadora não proprietária de navio que possui registro do Departamento de Marinha Mercante) Agente de Cargas

29 Transporte Internacional - Marítimo
Tipos de Navios Porta-Contêiner Navio de Carga Geral Graneleiro Roll-On/Roll-Off Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

30 Tipos de navios Cargueiro Convencional: para o transporte de carga geral, com os porões divididos de forma a atender diferentes tipos de carga. . Graneleiro: transporte de granéis sólidos (baixo custo operacional)

31 Tipos de navios Tanque: destina-se ao transporte de granéis líquidos.
Full Container Ship ou Porta-Contêiner: devem ser alocados por meio de encaixes perfeitos.

32 Tipos de navios Roll-on/Roll –off: transporte de veículos
que são embarcados ou desembarcados por meio de rampas

33 Tipos de navios LASH ou porta-barcaças: Para portos congestionados,
transporta barcaças com 400 t ou 600 m3, embarcadas ou desembarcadas na periferia do porto. SEA-BEA: pode converter-se em Graneleiro ou Porta-contêiner - -

34 Tipos de navios Navio Frigorífico

35 Tipos de navios Navio Curral

36 Medidas dos Contêineres
Transporte Internacional - Marítimo Medidas dos Contêineres Equipamentos H/C - High Cube

37 Capacidades dos Contêineres
Transporte Internacional - Marítimo Capacidades dos Contêineres m 3 Payload Tara 20’ 33 28t 2,5t 30,5t 40’ 67 31t 4t 35t Total

38 Tipos de Contêineres Dry Box - adequado para cargas secas em geral
Bulk Container - Com escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidos

39 Tipos de Contêineres Ventilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação natural Reefer - Unidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis

40 Tipos de Contêineres OpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio
pelas portas. Open Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversize

41 Tipos de Contêineres Tank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata-se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigosos

42 Tipos de Contêineres Insulated Hanging Cargo: Refrigerado com Ganchos. Utilizado para o transporte de carnes. Insulated: são altamente separados e resfriados por ar circulante gelado no controle de temperaturas. O ar gelado é fornecido pelo Navio ou uma pequena base móvel ou por uma unidade acoplada.

43 Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Portainer

44 Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Rail-mounted Gantry

45 Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Reach Stackers e Mobile Cranes

46 FCL – Full Container Load
Tipos de Tarifas Marítimas FCL – Full Container Load LCL – Less Container Load NCL - Non-Containerized Load

47 Taxas Acessórias – Modal Marítimo
Bunker Surcharge: Sobretaxa de combustível (% frete básico – Peso Cubado). Extra Length Charge: Para volumes com grandes dimensões (movimentação difícil). Port Congestion Surcharges: Sobretaxa de congestionamento. Taxa depende do tamanho do contêiner e da Companhia Marítima. THC/Capatazia – Terminal Handling Charge: despesa portuária que ocorre após o desembarque da mercadoria do navio. Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) = 25% sobre o valor do frete. Demurrage – Multa paga pelo contratante, quando o navio contratado demora nos portos (ou para devolução de contêineres ) mais do que o prazo acordado. ISPS – International Ship and Port Facility Security Code – Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias

48 Transporte Internacional - Marítimo
Definições Peso Bruto: peso propriamente dito Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 m3 = 1 ton

49 Desembaraço Aduaneiro
Parametrização – Canal Verde Liberação Automática

50 Desembaraço Aduaneiro
Parametrização – Canal Amarelo Conferência Documental

51 Desembaraço Aduaneiro
Parametrização – Canal Vermelho Conferência Documental e Física

52 Desembaraço Aduaneiro
Parametrização – Canal Cinza Exame de valor aduaneiro + Exame Documental + Conferência Física + Lista de preços

53 Armazenagem Aeroportuária Importação
ATAERO = 35,9% sobre armazenagem e capatazia

54 Armazenagem Secundária - Porto Seco
Terminal privado alfandegado, onde ocorre a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas, tendo como vantagens: Suspensão temporária dos tributos (Regimes Especiais) Tarifas menores que nas zonas primárias Maior agilidade na liberação de mercadorias Proximidade ao domicílio do importador

55 Regimes Especiais de Importação - Drawback
Importação de matéria-prima sem o pagamento dos tributos II, IPI, ICMS, PIS e COFINS. Objetivos: Reduzir os custos dos produtos exportados Tornar os preços de venda competitivos Aumentar as exportações Explicar modalidades ISENÇÃO, SUSPENSÃO e RESTITUIÇÃO (na primeira e terceira ocorrem desembolsos dos impostos)

56 Regimes Especiais de Importação - Drawback
Condição que as mercadorias importadas sejam beneficiadas e depois exportadas ou sejam aplicadas na fabricação de produtos a serem exportados. Caso não ocorra uma das condições, no período de vigência do Ato Concessório: Devolução ao exterior; Destruição da mercadoria imprestável ou sobra; Nacionalização com pagamento de tributos.

57 Redução de custos com suspensão de tributos
0%

58 Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul
Instrução Normativa SRF nº 47 – 02 de maio 2001 Instrução Normativa SRF nº 476 – 13 de dezembro 2004 Benefícios: Armazenamento prioritário Trânsito aduaneiro prioritário Preferência para canal verde Preferência se selecionado para conferência Liberação em 4 horas após entrega dos documentos

59 Nova Linha Azul - Habilitação
Idoneidade fiscal (certidões negativas) Manter controle contábil informatizado Ampla AUDITORIA dos processos da empresa Patrimônio líquido igual ou superior a R$ ,00 Mínimo de cem operações de comércio exterior, somando ao menos, US$ ,00 ao ano

60 Empresas habilitadas à Linha Azul

61 Incoterms 2000 2010 INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAF DES
DEQ DDU DDP EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP OBJETIVOS DOS INCOTERMS DEFINIR COM PRECISÃO AS CONDIÇÕES DE ENTREGA DOS BENS E O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS E DAS RESPONSABILIDADES. REGULAR AS CONDIÇÕES DE COMPRA E VENDA E PADRONIZAR NOMENCLATURAS E PROCEDIMENTOS. DEFINIR QUAIS OS CUSTOS EXATOS CONTIDOS EM CADA UM DOS TÊRMOS.

62 Incoterms INCOTERMS EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP
OBJETIVOS DOS INCOTERMS PROMOVER A HARMONIA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO PRECISA DOS TERMOS. VIABILIZAR CONTRATOS REALIZADOS ENTRE PARTES DOMICILIADAS EM PAÍSES DIFERENTES, COM LEGISLAÇÕES, USOS E COSTUMES DIVERSOS. DEFINIR RESPONSABILIDADES E RISCOS, EVITANDO CONFLITOS E DISPUTAS.

63 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP
INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP Nenhuma responsabilidade para o exportador, como também não assume qualquer custo logístico, com exceção de documentos e embalagem. EXW – EX-WORKS

64 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP
INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP FOB explicar a diferença da utilização nos EUA como FOB PLANT ou FOB WAREHOUSE em razão do REVISED AMERICAN TERMS, o que gera muitas dúvidas em relação a responsabilidade sobre os fretes. Nas exportações de agrobusiness e minério bastante comum vender FOB entregando o material no porto e cia. marítima selecionados pelo importador. FOB – FREE ON BOARD

65 FOB - Descrição ... seller delivers the goods on board the vessel nominated by the buyer ...

66 DAP – DELIVERED AT PLACE
INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado pelo comprador, sem descarregá-los do veículo transportador. O vendedor é responsável pelo desembaraço de exportação, mas não pelo desembaraço de importação. DAP – DELIVERED AT PLACE

67 DDP – DELIVERED DUTIES PAID
INCOTERMS 2010 EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAT DAP DDP DDP Exemplos do serviço EXPORTA FACIL que utiliza estrutura de desembaraço de parceiros no exterior. Comparação com serviços da Federal Express e UPS que tem estrutura com mais de 600 e 400 aviões respectivamente e frentes de atendimento para desembaraço em dezenas de países. Ferramenta eficaz de venda, muitos clientes não querem se preocupar em desembaraçar mercadorias em seus países querendo receber na porta. DDP – DELIVERED DUTIES PAID Veja arquivo INCOTERMS 2010 completo em


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