A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins Material cedido pelo Prof. MSc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins Material cedido pelo Prof. MSc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes."— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins Material cedido pelo Prof. MSc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes

2 2 SUMÁRIO 1. Introdução à Logística Internacional 2. Aspectos operacionais e custos logísticos 3. Incoterms 2010 – Modalidades de Venda 4. Regimes Aduaneiros Especiais

3 3 Desvantagem geográfica do Brasil Principais Players Brazil

4 4 Principais Fluxos Mundiais (2004) (159 Billions FTK - Freight Flow kilometers) Prof. Anderson Correia

5 5 Logística de Distribuição (Logística Outbound) Logística de Distribuição (Logística Outbound) Logística Interna (Intralogística) Logística Interna (Intralogística) Clientes Fornece dores dores Global Supply Chain Management Logística de Suprimento (Logística Inbound) Fluxo de Informações Fluxo (Forward & Reverse) de Materiais Aduana

6 6 Atividades-Chave - Serviços ao cliente (Marketing) - Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço - Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes (Custos) - Gerência de Estoques - Política de programação de estoques (Custos) - Estratégia de armazenagem e Just in Time (Custos) - Processamento de Pedidos – Sistemas TI

7 7 Porque a Logística é importante - Reduzir custos logísticos - Aumentar os lucros da empresa - Agregar valor ao produto vendido - Elevar nível de atendimento ao cliente

8 8 Desafios da Logística Internacional… Recursos Disponíveis - Airbus Beluga

9 9 Transporte Internacional - Aéreo

10 10 Transporte Internacional - Aéreo

11 11 Desafios da Logística Internacional… Recursos Disponíveis - Navio Emma Maersk

12 12 Jurídico Fiscal Financeiro Produção Engenharia Comercial Contabilidade Compras Programação Recebimento Expedição Informática Logística Internacional Logística Internacional Interfaces com outros departamentos

13 13 Secex / Decex Infraero ANVISA Consultoria Agente de Carga Operadores Logísticos Transportadoras Fornecedores Ministério Agricultura Receita Federal Despachante Aduaneiro Cias. Aéreas Cias. Marítimas Seguradora Logística Internacional Logística Internacional Integração com empresas e órgãos

14 14 Uma questão fundamental da Logística Internacional Ciclos (transit-time) x Custos logísticos

15 15 Níveis de Serviço

16 16 Transporte Internacional - Aéreo Órgãos e empresas no modal aéreo Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil IATA – International Air Transport Association Companhias Aéreas Agentes de carga ou operadores logísticos Tipos de Aeronaves All Cargo (dedicada às cargas) Full Pax (dedicada a passageiros) Combi (misto)

17 17 Transporte Internacional - Aéreo Antonov 124/100 B747MD11DC8B707B /770100/60060/40045/27036/22028/160 ALL CARGO ton/m 3 Modelo - ACFT

18 18 Contêiner LD2 Peso Máximo: Kg Volume interno: 3,4 m 3 Aeronaves : B767 Contêiner LD8 Peso Máximo: Kg Volume interno: 7,2 m 3 Aeronaves : B767 Unitização Carga no Transporte Aéreo

19 19 Contêiner LD11/21 Peso Máximo: Kg Volume interno: 7,2 m 3 Aeronaves: DC10, Pax/Cgo, MD11 e B747 Contêiner Refrigerado LD3 ( RKN) Peso Máximo: Kg Volume interno: 3,1 m 3 Aeronaves: B727F e MD-11 Unitização Carga no Transporte Aéreo

20 20 Contêiner Refrigerado LD9 Peso Máximo: Kg (RAP) Volume interno: 8,3 m 3 Aeronaves: B767 e MD-11 Baias para Cavalos Peso Máximo: Kg Área Útil (m): 8,2 m 3 ou 2,7 m 3 por cada compartimento Aeronaves: DC10 freighter e B727F Unitização Carga no Transporte Aéreo

21 21 Unitização Carga no Transporte Aéreo

22 22 Unitização Carga no Transporte Aéreo

23 23 Tarifa Consolidada Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Acima de 500Kg Tarifa da Consolidada

24 24 Collect Fee % sobre o valor do frete Taxa de Desconsolidação Delivery Fee é a taxa p/ entrega dos documentos Taxas Acessórias – Modal Aéreo Fuel Surcharge Security Surcharge

25 25 Definições e cálculo do frete aéreo Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 m 3 = 1/6 ton = 166 kg Peso Bruto: peso propriamente dito Cálculo Frete Internacional

26 26 Exemplo: 01 Volume, peso bruto 50 kg Dimensões : 100 cm (Comp), 50 cm (Larg), 40 cm (Alt) Peso Cubado = = 33kg Peso Bruto 50 kg > Peso Cubado 33 kg, logo, Peso Taxado = 50 kg Cálculo Frete Internacional

27 27 Exemplo: Tarifa Miami para Viracopos: US$ 2,00 / Kg Frete Internacional = 50 kg x 2 = US$ 100,00 Collect Fee 2%, com mínimo de US$ 30,00 Collect Fee = US$ 30,00 Delivery Fee = US$ 20,00 Desconsolidação = US$ 20,00 Total Frete Internacional = US$ 170,00 Cálculo Frete Internacional

28 28 Transporte Internacional - Marítimo Órgãos e empresas intervenientes IMO – International Maritime Organization Secretaria dos Transportes Aquaviários Departamento dos Portos (Cia. Docas) Armador Agência Marítima NVOCC - Non Vessel Common Carrier (transportadora não proprietária de navio que possui registro do Departamento de Marinha Mercante) Agente de Cargas

29 29 Transporte Internacional - Marítimo Tipos de Navios Porta-Contêiner Navio de Carga Geral Graneleiro Roll-On/Roll-Off Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

30 30 Tipos de navios Cargueiro Convencional: para o transporte de carga geral, com os porões divididos de forma a atender diferentes tipos de carga.. Graneleiro: transporte de granéis sólidos (baixo custo operacional)

31 31 Tanque: destina-se ao transporte de granéis líquidos. - Full Container Ship ou Porta-Contêiner: devem ser alocados por meio de encaixes perfeitos. - Tipos de navios

32 32 Roll-on/Roll –off: transporte de veículos que são embarcados ou desembarcados por meio de rampas Tipos de navios

33 33 LASH ou porta-barcaças: - Para portos congestionados, transporta barcaças com 400 t ou 600 m 3, embarcadas ou desembarcadas na periferia do porto. SEA-BEA: pode converter- se em Graneleiro ou Porta- contêiner - - Tipos de navios

34 34 Tipos de navios Navio Frigorífico

35 35 Tipos de navios Navio Curral

36 36 Transporte Internacional - Marítimo Medidas dos Contêineres

37 37 Transporte Internacional - Marítimo Total m 3 PayloadTara t2,5t30,5t t4t35t Capacidades dos Contêineres

38 38 Tipos de Contêineres Dry Boxadequado paraDry Box - adequado para cargas secas em geral Bulk ContainerCom escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidosBulk Container - Com escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidos

39 39 Ventilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação naturalVentilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação natural ReeferUnidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis Reefer - Unidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis Tipos de Contêineres

40 40 OpenTop - para cargas comOpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portas. Open Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversizeOpen Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversize Tipos de Contêineres

41 41 Tank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata-se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigososTank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata-se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigosos Tipos de Contêineres

42 42 Insulated Hanging Cargo: Refrigerado com Ganchos. Utilizado para o transporte de carnes. Insulated: são altamente separados e resfriados por ar circulante gelado no controle de temperaturas. O ar gelado é fornecido pelo Navio ou uma pequena base móvel ou por uma unidade acoplada. Tipos de Contêineres

43 43 Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Portainer

44 44 Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Rail-mounted Gantry

45 45 Equipamentos para Movimentação de Contêineres: Reach Stackers e Mobile Cranes

46 46 Tipos de Tarifas Marítimas FCL – Full Container Load LCL – Less Container Load NCL - Non-Containerized Load

47 47 Taxas Acessórias – Modal Marítimo Bunker Surcharge: Sobretaxa de combustível (% frete básico – Peso Cubado). Extra Length Charge: Para volumes com grandes dimensões (movimentação difícil). Port Congestion Surcharges: Sobretaxa de congestionamento. Taxa depende do tamanho do contêiner e da Companhia Marítima. THC/Capatazia – Terminal Handling Charge: despesa portuária que ocorre após o desembarque da mercadoria do navio. Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) = 25% sobre o valor do frete. Demurrage – Multa paga pelo contratante, quando o navio contratado demora nos portos (ou para devolução de contêineres ) mais do que o prazo acordado. ISPS – International Ship and Port Facility Security Code – Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias

48 48 Definições Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 m 3 = 1 ton Peso Bruto: peso propriamente dito Transporte Internacional - Marítimo

49 49 Parametrização – Canal Verde Liberação Automática Desembaraço Aduaneiro

50 50 Parametrização – Canal Amarelo Conferência Documental Desembaraço Aduaneiro

51 51 Parametrização – Canal Vermelho Conferência Documental e Física Desembaraço Aduaneiro

52 52 Exame de valor aduaneiro + Exame Documental + Conferência Física + Lista de preços Parametrização – Canal Cinza Desembaraço Aduaneiro

53 53 Armazenagem Aeroportuária Importação ATAERO = 35,9% sobre armazenagem e capatazia

54 54 Armazenagem Secundária - Porto Seco Terminal privado alfandegado, onde ocorre a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas, tendo como vantagens: Proximidade ao domicílio do importador Suspensão temporária dos tributos (Regimes Especiais) Tarifas menores que nas zonas primárias Maior agilidade na liberação de mercadorias

55 55 Regimes Especiais de Importação - Drawback Importação de matéria-prima sem o pagamento dos tributos II, IPI, ICMS, PIS e COFINS. Objetivos: Reduzir os custos dos produtos exportados Tornar os preços de venda competitivos Aumentar as exportações

56 56 Regimes Especiais de Importação - Drawback Condição que as mercadorias importadas sejam beneficiadas e depois exportadas ou sejam aplicadas na fabricação de produtos a serem exportados. Caso não ocorra uma das condições, no período de vigência do Ato Concessório: Devolução ao exterior; Destruição da mercadoria imprestável ou sobra; Nacionalização com pagamento de tributos.

57 57 Redução de custos com suspensão de tributos 0%

58 58 Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul Instrução Normativa SRF nº 47 – 02 de maio 2001 Benefícios: Armazenamento prioritário Trânsito aduaneiro prioritário Preferência para canal verde Preferência se selecionado para conferência Liberação em 4 horas após entrega dos documentos Instrução Normativa SRF nº 476 – 13 de dezembro 2004

59 59 Nova Linha Azul - Habilitação Idoneidade fiscal (certidões negativas) Manter controle contábil informatizado Ampla AUDITORIA dos processos da empresa Patrimônio líquido igual ou superior a R$ ,00 Mínimo de cem operações de comércio exterior, somando ao menos, US$ ,00 ao ano

60 60 Empresas habilitadas à Linha Azul

61 61 Incoterms OBJETIVOS DOS INCOTERMS OBJETIVOS DOS INCOTERMS DEFINIR COM PRECISÃO AS CONDIÇÕES DE ENTREGA DOS BENS E O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS E DAS RESPONSABILIDADES. DEFINIR COM PRECISÃO AS CONDIÇÕES DE ENTREGA DOS BENS E O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS E DAS RESPONSABILIDADES. REGULAR AS CONDIÇÕES DE COMPRA E VENDA E PADRONIZAR NOMENCLATURAS E PROCEDIMENTOS. REGULAR AS CONDIÇÕES DE COMPRA E VENDA E PADRONIZAR NOMENCLATURAS E PROCEDIMENTOS. DEFINIR QUAIS OS CUSTOS EXATOS CONTIDOS EM CADA UM DOS TÊRMOS. DEFINIR QUAIS OS CUSTOS EXATOS CONTIDOS EM CADA UM DOS TÊRMOS. EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDAFDESDEQDDUDDP INCOTERMS EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP

62 62 Incoterms INCOTERMS OBJETIVOS DOS INCOTERMS OBJETIVOS DOS INCOTERMS PROMOVER A HARMONIA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO PRECISA DOS TERMOS. PROMOVER A HARMONIA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO PRECISA DOS TERMOS. VIABILIZAR CONTRATOS REALIZADOS ENTRE PARTES DOMICILIADAS EM PAÍSES DIFERENTES, COM LEGISLAÇÕES, USOS E COSTUMES DIVERSOS. VIABILIZAR CONTRATOS REALIZADOS ENTRE PARTES DOMICILIADAS EM PAÍSES DIFERENTES, COM LEGISLAÇÕES, USOS E COSTUMES DIVERSOS. DEFINIR RESPONSABILIDADES E RISCOS, EVITANDO CONFLITOS E DISPUTAS. DEFINIR RESPONSABILIDADES E RISCOS, EVITANDO CONFLITOS E DISPUTAS. EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP

63 63 EXW – EX-WORKS INCOTERMS 2010 EXW FCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP

64 64 INCOTERMS 2010 EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP FOB – FREE ON BOARD

65 65 FOB - Descrição seller delivers the goods on board the vessel nominated by the buyer...

66 66 INCOTERMS 2010 DAP – DELIVERED AT PLACE EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado pelo comprador, sem descarregá-los do veículo transportador. O vendedor é responsável pelo desembaraço de exportação, mas não pelo desembaraço de importação.

67 67 INCOTERMS 2010 EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP DDP – DELIVERED DUTIES PAID DDP Veja arquivo INCOTERMS 2010 completo em


Carregar ppt "LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Fernando Augusto Silva Marins Material cedido pelo Prof. MSc. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google