A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flávia Spitale Jacques Poggiali

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flávia Spitale Jacques Poggiali"— Transcrição da apresentação:

1 Flávia Spitale Jacques Poggiali

2 CHAVE GUARDA CHUVA JARRA DE VIDRO REFRATÁRIO

3 Antigamente, devido à produção artesanal, não havia um controle de qualidade regular dos produtos fabricados. A qualidade do produto era avaliada pelo comportamento do objeto depois de pronto. Atualmente, o controle de qualidade é avaliado na matéria-prima, no processo de produção, incluindo a inspeção e os ensaios finais nos produtos acabados.

4 Através dos ensaios podemos verificar se os materiais apresentam as propriedades que os tornarão adequados ao seu uso.

5

6 Os ensaios mecânicos consistem num conjunto de procedimentos normalizados, que permitem caracterizar o comportamento dos materiais quando solicitados a esforços. Determina as propriedades mecânicas dos materiais.

7 Por quê estudá-los? Conhecer as propriedades mecânicas dos materiais. Compreender como as propriedades são medidas. Compreender o que as propriedades representam.

8 Os ensaios podem ser realizados em protótipos, no próprio produto final ou em corpos de prova e, para serem confiáveis, devem seguir as normas técnicas estabelecidas.

9 ASTM (American Society for Testing and Materials). ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

10 Físicas: o material sofre deformações sem sofrer mudança na composição química. Químicas: o material sofre deformação química. Entre as propriedades físicas, destacam-se as propriedades mecânicas.

11 Propriedade é uma característica de um material expressa em termos da resposta medida para um estímulo específico que é imposto.

12 As propriedades mecânicas definem o comportamento do material quando sujeitos à esforços mecânicos. Elas estão relacionadas à capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforços aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolável.

13 A determinação das propriedades mecânicas é feita através de ensaios mecânicos. Utiliza-se normalmente corpos de prova para o ensaio mecânico, já que por razões técnicas e econômicas não é praticável realizar o ensaio na própria peça, que seria o ideal. Importante na escolha do material para uma determinada aplicação, bem como para o projeto e fabricação do componente.

14 Resistência mecânica. Elasticidade. Plasticidade. Ductilidade. Fluência. Fadiga. Dureza. Tenacidade. Cada propriedade está relacionada a capacidade do material de resistir a esforços mecânicos.

15 Resistência mecânica: capacidade que um material tem de suportar esforços externos (tração, compressão, flexão, etc.) sem se romper.

16

17 Elasticidade: capacidade que um material tem de retornar à sua forma e dimensões originais quando cessa o esforço que o deformava.

18

19 Plasticidade: capacidade que um material tem de apresentar deformação permanente apreciável, sem se romper.

20

21 Ductilidade: é uma medida do grau de deformação plástica que foi sustentada na fratura. Fluência: é a deformação plástica que ocorre num material, sob tensão constante ou quase constante, em função do tempo. A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais.

22 Fadiga: é a ruptura de componentes, sob uma carga bem inferior à carga máxima suportada pelo material, devido a solicitações cíclicas repetidas. Dureza: é qualidade ou estado de duro, rijeza. Duro é definido como difícil de penetrar ou de riscar. Tenacidade: é uma medida da capacidade de um material para absorver energia até a fratura.

23 Tração; Compressão; Cisalhamento; Dobramento; Flexão; Embutimento; Torção; Dureza; Fluência; Fadiga; Impacto. Ensaios destrutivos: são aqueles que deixam algum sinal na peça ou no corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.

24 Visual; Líquido penetrante; Partículas magnéticas; Ultra-som; Radiografia industrial. Ensaios não destrutivos: são aqueles que após sua realização não deixam nenhuma marca ou sinal e, por consequência, nunca inutilizam a peça ou corpo de prova.


Carregar ppt "Flávia Spitale Jacques Poggiali"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google