A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS. DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE COMPRESSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS. DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE COMPRESSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS

2 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE COMPRESSÃO

3 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE TRAÇÃO O comprimento livre L 0 de uma mola de tração é dado pela relação: L 0 = (2C – 1 + Nt) d E o número de espiras ativas é dado por: Na = Nt + G/E Onde G é o módulo de cisalhamento e E o módulo de elasticidade.

4 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE TRAÇÃO Para a transferência de carga, é necessário um suporte ou peça específica para fixação. Normalmente são feitos ganchos em suas extremidades no mesmo material da mola. A concentração de tensões devido à curvatura acentuada torna impossível o projeto do suporte com a mesma resistência do corpo da mola. Desta forma, é utilizado um fator de concentração de tensões nos cálculos.

5 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE TRAÇÃO

6 A utilização de uma espira menor conduz a um grau de tensão menor, devido ao braço de alavanca ser menor.

7 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE TRAÇÃO

8 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE TORÇÃO Para molas de torção, o número de espiras é calculado através da relação: Onde l 1 e l 2 são equivalentes à distância perpendicular do ponto de aplicação da força em relação ao centro da mola.

9 DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE TORÇÃO

10

11

12 RESISTÊNCIA DE MOLAS A resistência à tração de uma mola é dependente do material e do diâmetro do arame. Desta forma, o limite de resistência para o fio é dado pela relação: Sendo os valores de A e m dados na Tabela:

13 RESISTÊNCIA DE MOLAS A tabela a seguir lista as tensões máximas admissíveis de tração e torção (S sy ) em função do limite de ruptura (S ut ).

14 RESISTÊNCIA DE MOLAS

15 MATERIAIS PARA MOLAS

16

17

18

19

20

21 DIMENSIONAMENTO – FADIGA

22 Normalmente adota-se o seguinte limite de resistência à fadiga, para molas de aço com diâmetros inferiores a 10 mm para vida infinita: Contudo ainda devem ser corrigidos para confiabilidade, temperatura e concentração de tensões. A resistência à ruptura para vida finita deve ser: Onde Sr é o limite de resistência à torção. DIMENSIONAMENTO – FADIGA

23 DIMENSIONAMENTO – FREQUÊNCIA CRÍTICA


Carregar ppt "DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS. DIMENSIONAMENTO – MOLAS DE COMPRESSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google