A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO
Flávia Spitale Jacques Poggiali

2 ENSAIO DE COMPRESSÃO O ensaio de compressão consiste em submeter o material a um esforço que tende a comprimi-lo até a ruptura. Ensaio realizado para avaliar a resistência dos materiais ao esforço de compressão. Indicado principalmente para materiais frágeis, como o ferro fundido, a madeira, as rochas e o concreto.

3 ENSAIO DE COMPRESSÃO Semelhante ao ensaio de tração, mas com força compressiva. Força distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de prova. Por convenção, a força é negativa. Deformação é negativa: Lfinal < Linicial.

4 ENSAIO DE COMPRESSÃO Não se costuma utilizar este ensaio para os metais, devido à dificuldade para medir as propriedades avaliadas neste tipo de ensaio. Outro dificuldade em metais é a instabilidade dos mesmos à compressão, ou seja, a flambagem.

5 ENSAIO DE COMPRESSÃO Como evitar a flambagem:
Limitar o comprimento dos corpos de prova (3 a 8 vezes o valor do diâmetro, ou até 1:1 para materiais muito dúcteis); Garantir o perfeito paralelismo entre as placas do equipamento para o ensaio de compressão.

6 ENSAIO DE COMPRESSÃO Um material submetido à compressão sofre uma deformação elástica e a seguir uma deformação plástica. A Lei de Hooke vale para o regime elástico.

7 ENSAIO DE COMPRESSÃO

8 ENSAIO DE COMPRESSÃO

9 ENSAIO DE COMPRESSÃO

10 ENSAIO DE COMPRESSÃO Compressão em materiais dúcteis: a compressão provoca uma deformação lateral considerável, e prossegue sem que ocorra a ruptura. Propriedades mecânicas referentes à zona elástica.

11 ENSAIO DE COMPRESSÃO Propriedades mais avaliadas:
- Limite de proporcionalidade; - Limite de escoamento; - Limite de resistência a compressão; - Módulo de elasticidade; - Tensão de ruptura.

12 ENSAIO DE COMPRESSÃO Compressão em materiais frágeis: como a fase elástica é muito pequena, dificulta a determinação de suas respectivas propriedades. A única propriedade avaliada nos materiais frágeis por meio do ensaio de compressão é o limite de resistência à compressão. Limite de resistência: σmáx = Fmáx/S0 Na prática, considera-se que o limite de resistência à compressão é cerca de 8x maior que o limite de resistência à tração.

13 ENSAIO DE COMPRESSÃO Compressão em materiais frágeis:
Material rompe geralmente por forças cisalhantes.

14 ENSAIO DE COMPRESSÃO Gráfico Tensão () x Deformação (ε).

15 ENSAIO DE COMPRESSÃO Gráfico Tensão () x Deformação (ε).

16 ENSAIO DE COMPRESSÃO Gráfico Tensão () x Deformação (ε).

17 ENSAIO DE DOBRAMENTO E FLEXÃO

18 ENSAIO DE DOBRAMENTO E FLEXÃO
Esforço de flexão: provoca uma deformação elástica no material. Esforço de dobramento: produz uma deformação plástica no material.

19 ENSAIO DE DOBRAMENTO E FLEXÃO
O ensaio de flexão e o ensaio de dobramento utilizam praticamente a mesma montagem, adaptada à máquina universal de ensaios: dois roletes, com diâmetros determinados em função do corpo de prova, que funcionam como apoios, afastados entre si a uma distância pré-estabelecida; um cutelo semicilíndrico, ajustado à parte superior da máquina de ensaios.

20 ENSAIO DE DOBRAMENTO E FLEXÃO

21 ENSAIO DE DOBRAMENTO Ensaio de dobramento: fornece somente uma indicação qualitativa da ductilidade do material. O valor da carga, na maioria das vezes, não importa. O ângulo determina a severidade do ensaio e é geralmente de 90, 120 ou 180º.

22 ENSAIO DE DOBRAMENTO Ao atingir o ângulo especificado, observa- se a zona tracionada, que não deve apresentar trincas, fissuras ou fendas.

23 ENSAIO DE DOBRAMENTO

24 ENSAIO DE DOBRAMENTO Ensaio de dobramento em barras para construção civil:

25 ENSAIO DE DOBRAMENTO Ensaio de dobramento em corpos de prova soldado:

26 ENSAIO DE FLEXÃO O ensaio de flexão é realizado em materiais frágeis e dúcteis. Para medir a flexa máxima, utiliza-se um extensômetro acoplado na parte inferior da peça, no meio do vão.

27 ENSAIO DE FLEXÃO - Tensão de flexão: Mf/W. Momento fletor.
Momento de inércia. Módulo de resistência da seção transversal.

28 ENSAIO DE FLEXÃO - Flexa máxima: Módulo de elasticidade:

29 ENSAIO DE FLEXÃO


Carregar ppt "ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google