A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flávia Spitale Jacques Poggiali

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flávia Spitale Jacques Poggiali"— Transcrição da apresentação:

1 Flávia Spitale Jacques Poggiali

2 O ensaio de compressão consiste em submeter o material a um esforço que tende a comprimi-lo até a ruptura. Ensaio realizado para avaliar a resistência dos materiais ao esforço de compressão. Indicado principalmente para materiais frágeis, como o ferro fundido, a madeira, as rochas e o concreto.

3 Semelhante ao ensaio de tração, mas com força compressiva. Força distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de prova. Por convenção, a força é negativa. Deformação é negativa: L final < L inicial.

4 Não se costuma utilizar este ensaio para os metais, devido à dificuldade para medir as propriedades avaliadas neste tipo de ensaio. Outro dificuldade em metais é a instabilidade dos mesmos à compressão, ou seja, a flambagem. ENSAIO DE COMPRESSÃO

5 Como evitar a flambagem: Limitar o comprimento dos corpos de prova (3 a 8 vezes o valor do diâmetro, ou até 1:1 para materiais muito dúcteis); Garantir o perfeito paralelismo entre as placas do equipamento para o ensaio de compressão.

6 Um material submetido à compressão sofre uma deformação elástica e a seguir uma deformação plástica. A Lei de Hooke vale para o regime elástico.

7

8

9

10 Compressão em materiais dúcteis: a compressão provoca uma deformação lateral considerável, e prossegue sem que ocorra a ruptura. Propriedades mecânicas referentes à zona elástica.

11 Propriedades mais avaliadas: - Limite de proporcionalidade; - Limite de escoamento; - Limite de resistência a compressão; - Módulo de elasticidade; - Tensão de ruptura.

12 Compressão em materiais frágeis: como a fase elástica é muito pequena, dificulta a determinação de suas respectivas propriedades. A única propriedade avaliada nos materiais frágeis por meio do ensaio de compressão é o limite de resistência à compressão. Limite de resistência: σ máx = F máx /S 0 Na prática, considera-se que o limite de resistência à compressão é cerca de 8x maior que o limite de resistência à tração.

13 Compressão em materiais frágeis: Material rompe geralmente por forças cisalhantes.

14 Gráfico Tensão ( ) x Deformação (ε).

15

16

17

18 Esforço de flexão: provoca uma deformação elástica no material. Esforço de dobramento: produz uma deformação plástica no material.

19 O ensaio de flexão e o ensaio de dobramento utilizam praticamente a mesma montagem, adaptada à máquina universal de ensaios: dois roletes, com diâmetros determinados em função do corpo de prova, que funcionam como apoios, afastados entre si a uma distância pré-estabelecida; um cutelo semicilíndrico, ajustado à parte superior da máquina de ensaios.

20

21 Ensaio de dobramento: fornece somente uma indicação qualitativa da ductilidade do material. O valor da carga, na maioria das vezes, não importa. O ângulo determina a severidade do ensaio e é geralmente de 90, 120 ou 180º.

22 Ao atingir o ângulo especificado, observa- se a zona tracionada, que não deve apresentar trincas, fissuras ou fendas.

23

24 Ensaio de dobramento em barras para construção civil:

25 Ensaio de dobramento em corpos de prova soldado:

26 O ensaio de flexão é realizado em materiais frágeis e dúcteis. Para medir a flexa máxima, utiliza-se um extensômetro acoplado na parte inferior da peça, no meio do vão.

27 - Tensão de flexão: M f /W. Módulo de resistência da seção transversal. Momento de inércia. Momento fletor.

28 - Flexa máxima: Módulo de elasticidade:

29


Carregar ppt "Flávia Spitale Jacques Poggiali"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google