A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ÁLGEBRA RELACIONAL Cada operador da álgebra relacional toma uma ou duas relações como sua entrada e gera uma nova relação como saída. São oito os operadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ÁLGEBRA RELACIONAL Cada operador da álgebra relacional toma uma ou duas relações como sua entrada e gera uma nova relação como saída. São oito os operadores."— Transcrição da apresentação:

1 1 ÁLGEBRA RELACIONAL Cada operador da álgebra relacional toma uma ou duas relações como sua entrada e gera uma nova relação como saída. São oito os operadores da Álgebra Relacional: Operadores de Conjunto: União, Interseção, Diferença e Produto Cartesiano; Operadores Relacionais Especiais: Seleção (Restrição), Projeção, Junção e Divisão.

2 2 OPERAÇÕES: 1. Select: Extrai tuplas específicas de uma dada relação; (Restrict) 2. Project: Extrai colunas específicas de uma dada relação; 3. Join: concatenação de tuplas de duas relações específicas gerando uma terceira relação onde, cada par de tuplas concatenadas satisfaçam a uma condição específica.

3 3 OPERAÇÕES: 4. Divide: toma duas relações, uma binária e outra unária, e gera uma terceira relação constando dos atributos da relação binária que tenham correspondência a todos os valores do atributo da relação unária. 5. Union: constrói uma relação consistindo de todas as tuplas que apareçam em outras duas relações específicas.

4 4 OPERAÇÕES: 6. Intersect: constrói uma relação consistindo em todas as tuplas que apareçam em ambos os operandos (ambas as relações). 7. Difference: constrói uma relação consistindo nas tuplas que apareçam na primeira relação mas não na segunda. 8. Product: constrói uma terceira relação a partir da combinação dos valores de cada tupla da primeira relação com todas as tuplas da segunda relação.

5 5 ÁLGEBRA RELACIONAL Selecionar Projetar a1 a2 a3 b1 b2 b1 b2 b3 c1 c2 c3 a1 b1 c1 a2 b1 c1 a3 b2 c2 Ligação Natural ou Junção xyzxyxyzxy aaabcaaabc xyxy a Dividir

6 6 ÁLGEBRA RELACIONAL UniãoInterseção Diferença abcabc xyxy a b... x y x y... X Produto

7 7 Álgebra Relacional relações compatíveis com uniãoPara as operações de conjunto tradicionais (união, interseção e diferença) as relações correspondentes aos operandos devem ser compatíveis com união: (com exceção do produto) Devem ser do mesmo grau n;Devem ser do mesmo grau n; Os atributos de número i, para i = (1, 2,..., n), de cada relação, devem basear-se no mesmo domínio (não precisando ter o mesmo nome).Os atributos de número i, para i = (1, 2,..., n), de cada relação, devem basear-se no mesmo domínio (não precisando ter o mesmo nome).


Carregar ppt "1 ÁLGEBRA RELACIONAL Cada operador da álgebra relacional toma uma ou duas relações como sua entrada e gera uma nova relação como saída. São oito os operadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google