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CICLO II INTERESDE REENCARNAÇÃO

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Apresentação em tema: "CICLO II INTERESDE REENCARNAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CICLO II INTERESDE REENCARNAÇÃO
ROSANA DE ROSA

2 Roteiro de Estudo Reencarnação & Ciência
Reencarnação como Processo Educativo Planejamento Reencarnatório

3 Reencarnação Ciência &

4 O que é reencarnação? Retorno do Espírito à vivência da matéria
É retorno a um novo corpo, através de um nova personalidade um novo eu (ego) individualizado do ser humano. O ego é o sujeito da consciência, é a percepção da singularidade do Espírito. Síntese momentânea da personalidade integral. Psicologia do Espírito Adenáuer Novaes Retorno do Espírito à vivência da matéria

5 EGO Não há tempo no domínio do Espírito, apenas existência.
O ego estabelece o domínio do tempo e espaço. Por causa dele existe passado, presente futuro. A entrada no corpo físico ou peripiritual, desloca a consciência do Espírito para o ego.

6 Reencarnação na História
1.300 A.C. – Vedas (Escrituras sagradas) na Índia 3.000 A.C. - Antigo Egito 630 a 553 A.C. - Pérsia (hoje Irã) - Zoroastrismo 624 A.C. - Pré-Socráticos 469 A.C. – 399 A.C. - Sócrates, Platão e Aristóteles 1700 A.C. - Judaísmo – Fariseus anos atrás - América - Primeiros habitantes Cristianismo – até 553 d.c.

7 Provas Científicas Dr. Ian Stevenson (1918–2007)
Canadense, Médico, diretor do departamento de psiquiatria da Universidade da Virginia. Em 1964 abandona o cargo para se dedicar as pesquisa do fenômeno da reencarnação, o qual foi pioneiro nas pesquisas sobre a reencarnação. Dedicou 40 anos a estudos científicos com mais de casos sobre : Lembranças Espontâneas na Infância Marcas e defeitos de nascença Memórias de vidas passadas. Regressão a vidas passadas  ”Twenty Cases Suggestive of Reencarnation” por Dr. Stevenson

8 “Reincarnation & Biology”
Marcas e Defeitos de Nascença “Reincarnation & Biology” Dr. Stevenson descreve sobre marcas de nascença e defeitos congênitos que são consideradas grandes evidências do renascimento sucessivo.

9 Marcas e Defeitos de Nascença
Crianças que afirmam se lembrar de uma vida anterior foram encontrados em muitas partes do mundo, particularmente nos países budistas e hindu do sul da Ásia, entre os povos xiitas do Líbano e Turquia, as tribos da África Ocidental, e do noroeste americano. Stevenson reuniu mais de casos notificados de memórias de vidas passadas dos quais 65 relatórios detalhados foram publicados. O caso de Shanti Devi, que acaba de produzir nova agitação na Europa, em torno do problema da reencarnação, repercutiu no Brasil, através da transcrição do relato de Peter Forbes no jornal “People”, de Londres, que não é um jornal espírita. Shanti Devi era uma menina de Delhi, na Índia, que aos quatro anos de idade começou a revelar recordações de sua vida anterior, declarando ter vivido em Mathura, a muitas léguas de distância da sua cidade natal. O curioso é que a menina dizia ter-se chamado Lugdi Devi, pertencido à casta superior dos brâmanes, a que agora já não pertencia mais, ter sido casada e ter tido um filho. Revelou pleno conhecimento dos hábitos e trajes especiais dos brâmanes, sem que, entretanto, jamais tivesse visto um brâmane. As revelações de Shanti eram de tal maneira precisas e seguras em seus detalhes, envolvendo nomes de lugares e pessoas, que os seus pais resolveram pedir a dois amigos que fossem a Mathura, a fim de deslindar o mistério. Os amigos foram e constataram a plena veracidade das revelações. Encontraram o viúvo e o filho de Lugdi Devi, o templo a que a menina se referia, o local em que dizia ter-se banhado no rio Jumna, a venda em que fazia suas compras, e tudo o mais. Quando Shanti contava nove anos, seu “ex-marido” e seu filho da encarnação anterior foram visitá-la. Ao vê-los, a menina desmaiou. Depois, voltando a si, mostrou-se tomada da maior alegria, abraçando a ambos com efusão e identificando-se perante o marido nas conversações que mantiveram. O caso de Shanti Devi envolve particularidades curiosas, inclusive a coincidência de sobrenomes. Os Devi de Delhi não têm parentesco com os de Mathura, pertencendo mesmo a uma casta inferior, pois os de Mathura são brâmanes. A menina foi levada a Mathura, e não só reconheceu todos os lugares em que vivera, como também as pessoas. Visitando a casa que habitara na vida anterior, indicou várias particularidades da residência e lembrou hábitos que o seu “ex-marido” confirmou, admirado, reconhecendo que “Shanti possuía a mesma alma que pertencera à sua falecida mulher”, segundo as palavras de Peter Forbes. A história de Swarnlata é simples. Aos 3 anos de idade, viajava com seu pai quando, de repente, apontou uma estrada que levava à cidade de Katni e pediu ao motorista que seguisse por ela até onde estava o que chamou de “minha casa”. Lá, disse, poderiam tomar uma xícara de chá. Katni está localizada a mais de 160 quilômetros da cidade da menina, Pradesh. Logo em seguida, Swarnlata começou a descrever uma série de detalhes sobre sua suposta vida em Katni. Disse que lá seu nome fora Biya Pathak e que tivera dois filhos. Deu detalhes da casa e a localizou no distrito de Zhurkutia. O pai da menina passou a anotar as “memórias” da filha. Recordações de mãe Sete anos depois, em 1959, ao ouvir esses relatos, um pesquisador de fenômenos paranormais, o indiano Sri H. N. Banerjee, visitou Katni. Pegou as anotações do pai de Swarnlata e as usou como guia para entrevistar a família Pathak. Tudo o que a menina havia falado sobre Biya (morta em 1939) batia. Até então, nenhuma das duas famílias havia ouvido falar uma da outra. Naquele mesmo ano, o viúvo de Biya, um de seus filhos e seu irmão mais velho viajaram para a cidade de Chhatarpur, onde Swarnlata morava. Chegaram sem avisar. E, sem revelar suas identidades ou intenções aos moradores da cidade, pediram que nove deles os acompanhassem à casa dos Mishra. Stevenson relata que, imediatamente, a menina reconheceu e pronunciou os nomes dos três visitantes. Ao “irmão”, chamou pelo apelido. Semanas depois, seu pai a levou para Katni para a casa onde ela dizia ter vivido e morrido. Swarnlata, conta Stevenson, tratou pelo nome cada um dos presentes, parentes e amigos da família. Lembrou-se de episódios domésticos e tratou os filhos de Biya (então na faixa dos 30 anos) com a intimidade de mãe. Swarnlata tinha apenas 11 anos. As duas famílias se aproximaram e passaram a trocar visitas – aceitando o caso como reencarnação. O próprio Stevenson testemunhou um desses encontros, em Ao contrário de muitos casos de memórias relatadas como de vidas passadas, as da menina continuaram acompanhando-a na fase adulta – quando Swarnlata já estava casada e formada em Botânica. “Where Reincarnation and Biology Intersect”

10 Marcas e Defeitos de Nascença
As marcas de nascença ficam mais fortes em decorrência de traumas ou feridas de grande intensidade que ficam gravadas no corpo etérico. Foi constatado que muitas das marcas, sinais, manchas, vermelhidão na pele eram um resquício de feridas em vidas passadas. São comuns marcas que se formam a partir de tiros, de facas, de lanças, de espadas, de golpes fortes, de cortes na pele, de queimaduras mais profundas, dentre outros.

11 Regressão a Vidas Passadas
A técnica de regressão a vidas passadas foi descoberta em 1893 pesquisador Albert Des Rochas, (parapsicólogo) quando fazia experimentos com magnetismo e hipnose em Paris. É o processo provocado ou espontâneo, por meio do qual, o espírito encarnado ou desencarnado fica em condições de relembrar o passado.

12 Terapia de Vida Passada/TVP
A TVP se insere na abordagem da Psicologia Transpessoal . Abrange recordações extraídas sob hipnose ou terapia de vidas passadas (TVP). Este processo foi desenvolvido com fins terapêuticos, onde psiquiatras espiritualistas se utilizam de técnicas apropriadas para dissolverem condições neuróticas de pacientes psiquiátricos chamado T.V.P. (Terapia de Vidas Passadas).

13 Pesquisa no Brasil Hernani G. Andrade (Faleceu em 2003)
Brasileiro, engenheiro, parapsicólogo, pesquisador, professor da USP diretor do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, IBPP. Publicou “Um Caso que Sugere Reencarnação” Estudos com crianças entre 2 a 4 anos com recordações reencarnatórias, registrados com devida precisão: nome, localidade etc.

14 Reencarnação como Processo Educativo

15 Por que reencarnamos? Através do conhecimento das LEIS DE DEUS.
Para Promover: Aprendizado Elevação Moral Espiritual Através do conhecimento das LEIS DE DEUS.

16 Qual Objetivo? Reencarna-se para aprender, educar-se e crescer.
Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo)

17 Como se processa a reencarnação?
LEI NATURAL Automática Mandatória

18 Reencarnação: ato de amor ou punição?
É um processo de aprendizado. Expondo-se a cada reeencanação a aprender o que ainda não foi aprendido. A justiça se processa de forma a educar o Espírito. Educativo não punitivo Nenhum ser humano, estará isento do processo de educação. A reencarnação é o mecanismo usado no nível de evolução em que se encontra a humanidade terrestre. Ninguém está isento dela. Não há privilégios nem privilegiados. A visão do pagamento está ligada a crenças impregnadas na cultura do Ser. Vamos nos libertar.

19 Quantas vezes reencarnaremos?
A cada nova existência, o Espírito dá um passo no caminho do progresso; quando se despojou de todas as suas impurezas, não necessita mais das provas da vida corpórea. (LE Q. 168) Encarnações Quantas vezes for necessário

20 Planejamento Reencarnatório

21 Como se dá o Planejamento Reencarnatório?
Em geral as reencarnações são planejadas com antecipação. O tempo de preparo será proporcional as necessidades educativas do Espírito.

22 Podemos escolher as provas?
Esse planejamento pode ser elaborado pelo próprio Espírito desde que tenha condições morais e intelectuais, caso contrario, pode ser delegado a Espíritos mais esclarecidos. Essas escolhas se dão ao nível de probabilidades, podendo haver alterações” Adenáuer Novaes

23 Que são provas? São situações que nos servem de aprendizado ou que testam a nossa capacidade de pensar de resolver um problema, outras vezes vai testar nosso sentimento o que queremos fazer aos semelhantes. Então são provas visando o nosso progresso moral e intelectual. Se não passarmos por provas não nos conheceremos em profundidade sem realmente saber qual seria nossa reação em determinados desafios. Os testes vão nos dando a segurança da nossa capacidade de superação. Quem sou eu , normalmente eu penso que sou maravilhosa ai quando vivemos algo vemos que reagimos ou não como pensavamos. Conheceremos a nos mesmos através das provas.

24 Processo Antes de reencarnarmos avaliamos os erros e acertos que cometemos e verificarmos o que seria importante corrigir, desenvolver, consolidar…. Podemos escolher apenas o gênero das provas que vamos passar, os detalhes usaremos o nosso livre-arbítrio. Os espíritos amigos e mais experientes analisam com a gente para que possamos acertar. Porém eles não impõe apenas aconselham. Os generos – uma pessoa quer saber se ela já esta forte o bastante para resistir ao arrastamento ao crime, de se apropriar do que não é seu. Ela quer consolidar isso dentro dela. Ela pode vir entre mal feitores pode ate ajudar a eles. Ela encarna para resistir e testar suas qualidades quanto ao ambiente. Se vai vencer ou não vai depender do uso do seu livre arbítrio, do empenho. Só previmos os fatos principais da nossa encarnação , eles ficam mais ou menos programados. Podemos programar onde ele vai nascer? Porque no Brasil? Porque ele tem tarefas, ligação com grupos, Quando seria bom encarnar? Se queremos estar com um grupo que gostariamos de reconciliar. As provas são permitidas por temos instrumento para supera-la, mas as vezes quando voltamos ainda não estamos suficiente forte para este tipo de experiencia. Deus nos deixa a responsabilidade todas nas nossas provas.

25 Para os vestígios de uma falta desaparecerem precisaremos das fase de:
Que que é Expiação? São consequências dos nossos erros dos quais não conseguimos fugir das consequências. Isso acontece para nos reajustarmos, entendermos, corrigirmos e avançarmos acertadamente. A expiação tem fim, ela vai acabar quando os últimos vestígios da falta desaparecer. Para os vestígios de uma falta desaparecerem precisaremos das fase de: ARREPENDIMENTO EXPIAÇÃO REPARAÇÃO Diante das dificuldades, As provas nos são impostas ou podemos escolhe-las? Para programas as provas foi feito uma avaliacao do que ainda nao estamos desenvolvidos e os que já estamos. Quem fez Uma boa escolha das provas tem chance de grandes progressos. Tendo evolução espiritual , maturidade podemos escolher com a ajuda dos amigos. Os espiritos não decidem por nos.

26 ARREPENDIMENTO Quer dizer que você entendeu e você para de fazer.
Cuidado para não ficar no complexo de culpa, pois isso não resolve. Porém só o arrependimento não basta para a reabilitação, mas suaviza as angústias da expiação. Lá dentro dela ela entende e sabe o que fez. O arrependimento pode se dar aqui na terra ou depois que desencarnamos. Se o culpado não se arrepende ele sofre por mais tempo, porque ele continua enfrentar as coisas que fez e não esta dando começo a sua recuperação.

27 EXPIAÇÃO Sofrimentos físicos ou morais consequentes daquela falta.
Podem chegar nesta encarnação ou em outra vida. Não há uma regra da natureza e tempo da expiação. Vai depender da falta e da intenção Pode existir situações atenuantes ou agravantes, de agir sobre impulso ou com consciência. Há uma lei geral – toda falta terá consequência. Não expiaremos tudo ao mesmo tempo e nem é apressado, porém as vezes o espírito esta demorando muito a compreender, ai sim pode ser imposto uma encarnação para ajuda-lo a progredir e reparar-se. Vamos passar pelas situações sem lamentar, entendendo que isso faz parte da nossa história. Caso da obsessão

28 A luz da Doutrina Espírita nenhum de nos tem um destino fatal.
REPARAÇÃO Reparação é fazer à aqueles que se prejudicou tanto bem quanto o mal que tenhamos feito. Muitas vezes vemos de fora uma situação e achamos que não aguentaríamos passar o que aquela pessoa passa. Porém aquela pessoa no fundo da consciência sente que deveria dar aquela atenção, estar ao lado fazendo o bem. As vezes foram deveres desprezados, abandonos, missões não preenchidas. Homem que deixou a fortuna. Cada um construiu para si mesmo situações , necessidades e deveres particulares, este é o nosso destino pessoa, resultante dos nossos atos. A luz da Doutrina Espírita nenhum de nos tem um destino fatal. Deus só criou um destino para os Seres, se aperfeiçoar incessante e viver cada vez mais a felicidade.

29 Livre-Arbítrio “Embora exista o planejamento e exista a pressão interna das experiências pregressas, o livre-arbítrio é soberano, podendo alterar quaisquer daqueles fatores”

30 Existem planejamentos reencarnatórios coletivos que visam alcançar grupos de Espíritos necessitados de um mesmo aprendizado

31 Lei de Ação e Reação “As ações humanas levam a consequências, nada fica sem resposta. Toda ação corresponde uma reação, porém, acreditar que tal reação obedeça de forma linear a ação precedente é admitir o determinismo. Há apenas um determinismo para o Espírito: a evolução” Adenáuer Novaes

32 “Há circunstâncias diversas que promovem alteração no planejamento da reencarnação, que pode ocorrer sem o detalhamento necessário, principalmente nos casos de reencarnações acidentais” Conhecendo o Espiritismo- Adenáuer Novaes “União sexual fortuita – o Espítito que esteja próximo ao casal será “atraído” pela concepção” “Nesses casos encaixam-se os reencarnantes oriundos de estupros, Espíritos suicidas, entre outros” Adenáuer

33 “O processamento da reencarnação se dá através da fecundação biológica, a qual possibilita a união do Espírito ao corpo físico, visando uma nova existência” Adenáuer

34 André Luiz “A reencarnação é o meio, a educação Divina é o fim.
Temos necessidade da luta que corrige, renova, restaura e aperfeiçoa.” André Luiz

35 Bibliografia Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, Cap.IV, Pluralidade das Existências Adenaúer Novaes: Conhecendo o Espiritismo Reencarnação, Processo Educativo André Luiz / Chico Xavier Missionários da Luz Therezinha Oliveira

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