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Literatura Prof. Henrique Humanismo. Contexto Histórico: Século XV (1418 – 1527) Fim da Idade Média Teocentrismo Antropocentrismo Dualidade: Fé e Razão.

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1 Literatura Prof. Henrique Humanismo

2 Contexto Histórico: Século XV (1418 – 1527) Fim da Idade Média Teocentrismo Antropocentrismo Dualidade: Fé e Razão Feudalismo Absolutismo (Poder Real) Mecenato Consolidação do Estado Nacional Português Transição da Id. Média para o Renascimento

3 Humanismo Humanismo: manifestações literárias Poesia palaciana – compilada em 1516, por Garcia de Resende – está registrada no Cancioneiro Geral; Prosa historiográfica (Crônicas), de Fernão Lopes; Teatro medieval e popular de Gil Vicente.

4 Humanismo Poesia palaciana – compilada em 1516, por Garcia de Resende – está registrada no Cancioneiro Geral; Vários autores: Garcia de Resende, João Ruiz de Castelo Branco, Nuno Pereira, Fernão Pereira, Conde Vimioso, Aires Teles, Diogo Brandão, Gil Vicente, Sá de Miranda. Separação entre poesia e música; Versos redondilhos (medida velha); 5 ou 7 sílabas métricas Presença de um mote (tema, motivo) a ser desenvolvido na glosa (Obs.: cada estrofe da glosa corresponde a uma volta e deve retomar um ou mais versos do mote); Gosto pelo Paradoxo e pela Antítese; Lirismo amoroso: amor cortês, súplica mortal, coita; A mulher é carnal, adquire graças físicas e sensoriais, contrariando a maioria dos trovadores medievais. Cousas de folgar e gentilezas: composições frívolas, poesias de circunstâncias e exercícios de virtuosismo poético; Poemas satíricos (às vezes pornográficos).

5 Humanismo Gil Vicente Teatro: gênero dramático Expressa sua fé mas não esquece a razão: Em nome da religiosidade,faz a crítica moral dos costumes e a sátira aos pecadores. Farsas: são peças cômicas de um só ato, com enredo curto e poucas personagens, extraídas do cotidiano Autos: peças teatrais de assunto religioso ou profano; sério ou cômico. Os autos tinham a finalidade de divertir, de moralizar ou de difundir a fé cristã. Medievalismo e Classicismo; ambivalência Figuras cristãs e pagãs; Anjos, demônios e homens, mulheres reais; Linguagem culta da elite e linguagem dos camponeses e de pessoas desbocadas das ruas;

6 Humanismo Gil Vicente Personagens: A) Tipos: são generalizações ou estereótipos, que representam uma classe social ou uma categoria profissional;elas não levam ao palco problemas pessoais, mas questões comuns à coletividade. B) Personagens Alegóricas: são personificações de idéias ou intuições. No Auto da Lusitânia temos Todo-o-mundo e Ninguém As personagens não se sobressaem como indivíduos; São tipos que ilustram a sociedade da época com suas aspirações, seus vícios e seus dramas; Quase sempre, são designados pela ocupação que exercem ou por algum outro traço social; Reis, fidalgos, parvos, beberrões e alcoviteiras, judeus, ciganos, mouros, comerciantes, artesãos;

7 Humanismo Gil Vicente Personagens: A cada tipo de personagem, uma característica única: Fidalgo : orgulhoso Padre : sodomita Camponês : parvo Judeu : agiota Crítica ao capitalismo comercial crescente Caracterização social: conservadorismo

8 Humanismo Gil Vicente Auto da Barca do Inferno: Personagens: Diabo, Anjo Fidalgo, Onzeneiro, Sapateiro, Frade, Brízida Vaz, Corregedor, Procurador, Enforcado Judeu Joane, o Parvo Cavaleiros : salvos pelo merecimento pessoal: luta da cristandade contra o infiel Caracterização social: conservadorismo: valorização de ideais da Idade Média

9 5.Exercícios: 1- Aponte pelo menos duas diferenças entre a Poesia Palaciana e o Trovadorismo. 2-Pode-se dizer que o teatro de Gil Vicente comporta uma ambivalência de valores ideológicos. Explique em quê consiste essa ambivalência. 3-Como a salvação dos cavaleiros cruzados no final do Auto da Barca do Inferno pode dar indicações sobre o modelo de pensamento de Gil Vicente?


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