A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass Rotações Tipo ArcBall Ismael Andrade Pimentel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass Rotações Tipo ArcBall Ismael Andrade Pimentel."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass Rotações Tipo ArcBall Ismael Andrade Pimentel

2 Objetivo Implementar um algoritmo para realizar a rotação de um objeto em torno de um eixo qualquer, utilizando o conceito de arcball Implementar um algoritmo para realizar a rotação de um objeto em torno de um eixo qualquer, utilizando o conceito de arcball Captura do movimento do mouse Captura do movimento do mouse Objeto girado de acordo com movimento do mouse no arcball Objeto girado de acordo com movimento do mouse no arcball

3 Definição Arcball é uma técnica de computação gráfica que utiliza o mouse como entrada para ajustar a orientação espacial de um objeto. Para isso é utilizada uma esfera ao redor desse objeto e através do clique e arraste de um determinado ponto da esfera, tal objeto é rotacionado. Arcball é uma técnica de computação gráfica que utiliza o mouse como entrada para ajustar a orientação espacial de um objeto. Para isso é utilizada uma esfera ao redor desse objeto e através do clique e arraste de um determinado ponto da esfera, tal objeto é rotacionado. a – eixo de rotação θ – ângulo de rotação Propriedade conservativa

4 Rotação –Técnicas Existem diversas técnicas de rotação para girar objetos no espaço tridimensional. Nesse trabalho foi proposto duas técnicas de rotação: matriz de rotação e quatérnios. Existem diversas técnicas de rotação para girar objetos no espaço tridimensional. Nesse trabalho foi proposto duas técnicas de rotação: matriz de rotação e quatérnios.

5 Rotação em torno de um eixo arbitrário Rotação em torno de um eixo arbitrário Matriz resultante Matriz resultante Matriz de rotação x y z ê ê – eixo de rotação θ – ângulo de rotação

6 Quatérnios É uma técnica que generaliza o cálculo vetorial e os números complexos. Um quatérnio de rotação é determinado pelo cosseno do ângulo de rotação (parte real) e o eixo de rotação (parte imaginária): É uma técnica que generaliza o cálculo vetorial e os números complexos. Um quatérnio de rotação é determinado pelo cosseno do ângulo de rotação (parte real) e o eixo de rotação (parte imaginária): Quatérnio Pontos xyz (base da câmera) Conversão de xyz para a base do arcball Obtenção do quatérnio de rotação Correção dos eixos do arcball

7 Para obter os pontos xyz da base da câmera é necessário obter um arco de rotação. Tal arco é obtido quando o usuário clica na esfera e arrasta o mouse, tendo assim dois pontos dessa esfera em relação a base da câmera. Tais pontos são obtidos através do seguinte processo: Para obter os pontos xyz da base da câmera é necessário obter um arco de rotação. Tal arco é obtido quando o usuário clica na esfera e arrasta o mouse, tendo assim dois pontos dessa esfera em relação a base da câmera. Tais pontos são obtidos através do seguinte processo: pt.x = (screen.x – center.x)/radius; pt.x = (screen.x – center.x)/radius; pt.y = (screen.y – center.y)/radius; pt.y = (screen.y – center.y)/radius; r = pt.x*pt.x + pt.y*pt.y; r = pt.x*pt.x + pt.y*pt.y; IF r > 1.0 IF r > 1.0 THEN s = 1.0/Sqrt[r]; THEN s = 1.0/Sqrt[r]; pt.x = s*pt.x; pt.x = s*pt.x; pt.y = s*pt.y; pt.y = s*pt.y; pt.z = 0.0; pt.z = 0.0; ELSE pt.z =Sqrt[1.0 - r]; ELSE pt.z =Sqrt[1.0 - r]; onde pt é o ponto da esfera, screen é o ponto da imagem (ponto bidimensional) e center é o centro da esfera na imagem.

8 Trabalho Alternativa Visualização da octree utilizando o OpenGL Visualização da octree utilizando o OpenGL

9 Referências rio.br/~mgattass/fcg/material/shoemake92.pdf rio.br/~mgattass/fcg/material/shoemake92.pdf rio.br/~mgattass/fcg/material/shoemake92.pdf rio.br/~mgattass/fcg/material/shoemake92.pdf


Carregar ppt "Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass Rotações Tipo ArcBall Ismael Andrade Pimentel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google