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Trabalho 2 – Imagens Panorâmicas Andrei Monteiro Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass.

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1 Trabalho 2 – Imagens Panorâmicas Andrei Monteiro Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass

2 Objetivo Implementar um visualizador de imagens panorâmicas.

3 Método Sphere Mapping Geração de doordenadas de textura automática do OpenGL Manipulação na matrix de textura; Setar coordenadas de textura por vértice da esfera. Manipulação da câmera no espaço do olho.

4 Implementação - Esfera x = r cos( theta ) cos( alpha ); y = r sin( theta ) z = r cos( theta ) sin( alpha ); alpha [0, 2π], theta [-π/2, π/2]

5 Implementação - Textura Segmentação: 12x12 0, 01, 2π 0, -π/2 1, π/2 Inverter culling (front -> back)

6 Implementação - Câmera y(c) z(c) r sphere p(w) Rotacionar apenas a câmera!

7 Implementação - Câmera y(c) x(c) ERRADO! -z Não pode girar no eixo z da câmera!

8 y(c) z(c) r sphere p Implementação - Câmera y-axis = ??

9 Implementação - Câmera y-axis em coordenadas do olho? Utilizar ModelView P(eye) = MV * P(world) y-axis(eye) = MV * (0,1,0) Girar em torno de y-axis(eye)!!!

10 Implementação - Câmera Restrição: ERRADO!!!

11 Implementação - Câmera Restrição up(w) = MV -1 * (0,1,0) = 0 Obs: (0,1,0) e (0,-1,0) escolhidos como polos.

12 Referências Fonte de Imagens


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