A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Franck Bellemain, CIn - UFPE Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Franck Bellemain, CIn - UFPE Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach."— Transcrição da apresentação:

1 Franck Bellemain, CIn - UFPE Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach

2 Franck Bellemain, CIn - UFPE Computador vs cérebro

3 Franck Bellemain, CIn - UFPE Rede neural Redes neurais procuram simular o funcionamento do cérebro definindo uma rede de operadores (neurônios). Cada operador calcula um nível de ativação em função das ativações que ele recebe.

4 Franck Bellemain, CIn - UFPE Neurônio Nesse modelo, um neurônio é definido da forma seguinte:

5 Franck Bellemain, CIn - UFPE Exemplo de funções de ativação

6 Franck Bellemain, CIn - UFPE Estrutura de redes neurais A caracterização de redes neurais inspira-se do funcionamento do cérebro. As definições de estruturas de redes não procuram copiar estruturas internas do cérebro. Assim, com a definição de neurônio, podemos conceber múltiplas estruturas. Em geral, as redes mais estudadas são feed-forward e algumas redes recurrent.

7 Franck Bellemain, CIn - UFPE Redes feed-forward As redes feed-forward são constituídas de unidades de entrada, de saída e eventualmente unidades escondidas organizadas em camadas (layers). – As unidades de entrada recebem um sinal, – As unidades de saída dão o resultado da ativação, – As unidades escondidas são as outras unidades que participam da determinação do estado da rede, sem ser de saída ou entrada.

8 Franck Bellemain, CIn - UFPE Redes de perceptrons Um caso particular de rede feed-forward que só tem unidades de entrada e saída é chamado perceptron. Uma rede de tipo perceptron pode ser decomposta em vários perceptrons.

9 Franck Bellemain, CIn - UFPE Aprendizagem No contexto de redes neurais, a aprendizagem consista na determinação dos valores dos pesos (W i,j ). Essa aprendizagem ocorra com o treinamento da rede sobre exemplo com resultados conhecidos. O erro (diferencia entre o resultado da rede e o resultado conhecido) modifica os pesos (W i,j) para ser minimizada. O algoritmo (back propagation) vai repercutindo as modificação das saídas ate as entradas.

10 Franck Bellemain, CIn - UFPE Aprendizagem (perceptron) Err=O - T (O=saída da rede, T=saída correta) W j <- W j + x I j x Err é o coeficiente de aprendizagem (learning rate)

11 Franck Bellemain, CIn - UFPE Aprendizagem (Feed-forward) W j,i <- W j,i + x a j x i, i é Err i x g(in i ) W k,j <- W k,j + x I k x j, j é g(in j ) x W j,i x j)

12 Franck Bellemain, CIn - UFPE Redes recurrent Uma rede recurrent pode ter qualquer topologia. Existem dois tipos mais conhecidos: –Rede Hopfield Todas unidades são saídas e entradas, Bidirecional conexões com pesos simétricos, A função de ativação é a função signo (±1), Associativa memória. –Maquina Boltzmann Bidirecional conexões com pesos simétricos, Tem unidades escondidas, A função de ativação é resultado de uma probabilidade sobre a soma dos pesos da unidade.

13 Franck Bellemain, CIn - UFPE Dificuldade Determinar a topologia a mais adaptada para resolver tipos de problemas: –Pesquisar dentro de conjunto de redes, –usar e adaptar outras redes, –começar com uma pequena rede e ampliar, –começar com uma grande rede e diminuir.

14 Franck Bellemain, CIn - UFPE Discussão Expressividade Tempo de calculo Generalidade Sensibilidade para noise Transparência Conhecimento inicial

15 Franck Bellemain, CIn - UFPE Caso do nariz Cada sensor determina a presencia de um componente químico. Sistema de sensores que produz uma tabela de componentes identificados: um padrão. A rede, depois de uma aprendizagem, reconhece diversas odores.

16 Franck Bellemain, CIn - UFPE Um exemplo Exemplo de uma rede feed-forward usada para a detecção de combinação de 8 componentes.

17 Franck Bellemain, CIn - UFPE Tele-cheiro Descrição de um sistema de reconhecimento e reconstrução a distancia de cheiros.


Carregar ppt "Franck Bellemain, CIn - UFPE Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google