A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hardware para Microcomputadores Conceitos Profa.: Leda Mara Cadore.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hardware para Microcomputadores Conceitos Profa.: Leda Mara Cadore."— Transcrição da apresentação:

1 Hardware para Microcomputadores Conceitos Profa.: Leda Mara Cadore

2 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro Além do tipo de processador (K6, Pentium, Celeron,...), deve-se observar: èTipo e Quantidade de Memória RAM èA Marca da Placa Mãe èO Modelo da Placa de Vídeo èO Tamanho da Memória Cache èO Winchester

3 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro Tipo e Quantidade de Memória RAM: èDRAM - Dynamic RAM(memória RAM convencional) èSRAM - Static RAM (mais veloz, usada em cache, consome menos energia, a partir do 486 passou a ser incorporada dentro do processador) (8, 16, 32, 64, 128, 256, 512 MB,...)

4 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro A Marca da Placa Mãe: Placa-mãe é a placa que contém todos os chips - slots de memória RAM èAsus P2 L97 ( utilizado pelos processadores Pentium e Celeron) èSoyo SY-5BT5 ( utilizado pelo processador K6)

5 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro O Modelo da Placa de Vídeo: (monitor de vídeo, display, tela,...) São divididos em dois grandes grupos: èOs que usam tubos semelhantes a tubos de TV èOs que utilizam uma tela plana (micros portáteis: notebook) vantagens: peso e tamanho menor, baixo consumo de energia desvantagens: dificuldade de leitura em ambientes não- iluminados

6 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: Placa de Video - resolução A qualidade do que é mostrado na tela é dita resolução do monitor de video, designada pelos Pixels (menor elemento de uma imagem). A resolução depende: èdo software que está sendo utilizado; èdo monitor; èdos circuitos internos (Placa controladora de video) que vão gerar a imagem com uma certa resolução. Uma resolução 640x200 significa: 640 pixels por linha e 200 linhas na tela.

7 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: Placa de Video - resolução As faixas de resolução atualmente são: èBaixa resolução: até pixels (APPLE II, CGA); èMédia resolução: até pixels (EGA, VGA); èAlta resolução: até pixels (SVGA); èaltíssima resolução: acima de pixels (Xerox star, controladoras de video) Quanto maior for a resolução, maior será a qualidade da imagem (nitidez) Obs.: Uma foto para ser armazenada com todos os seus detalhes, precisa de milhões de pixels, mais de 1MB!!

8 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: O Tamanho da Memória Cache (tipo de memória intermediária) Memória Intermediária (Buffers/Spool/RAM Disk) BUFFERS: São dispositivos especiais criados para operar de modo integrado com os periféricos (discos e impressora)e o processador São compostos de memória do tipo RAM, podendo estr localizados na memória principal, num banco de memória específico ou no próprio periférico (impressora) Enquanto o micro está transferindo dados para o periférico, ele passa a trabalhar com as restrições deste, e o buffer é um reservatório entre o micro e o periférico.

9 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: O Tamanho da Memória Cache (tipo de memória intermediária) CACHE: É um tipo especial de BUFFER, uma memória RAM de alta velocidade de acesso, localizada entre a CPU e a memória RAM. Seu objetivo é aumentar a velocidade de transferência de dados e instruções, quando solicitados pelo processador. Assim o programa é dividido em pequenos blocos de tal forma que: èA memória Cache armazena os blocos usados com maior frequência; èA memória RAM armazena os blocos usados com média e alta frequência; èOs demais blocos ficam com a memória auxiliar (Winchester)

10 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: O Tamanho da Memória Cache (tipo de memória intermediária) Memória Intermediária (Buffers/Spool/RAM DISK) SPOOL: Mais sofisticado que o Buffer, mas com o mesmo objetivo. É uma área em disco que serve de memória auxiliar para armazenamento das SAÍDAS dos programas (controle de impressão). RAM DISK: Usa uma parte da memória RAM disponível como um disco eletrônico, aumentando as velocidades de processamento dos programas que realizam muito acesso em disco.

11 1. Hardware/conceitos Configuração de um micro: Na escolha da configuração de um microcomputador deve-se levar em conta qual é o objetivo do usuário e/ou da empresa: êum PC para uso geral (doméstico ou escritório)? êum PC para ouvidores de Música ou fanáticos por jogos? êum PC para profissionais de edição de imagens ou editoração eletrônica? êum PC com potência máxima? êrelação custo/benefício?

12 1. Hardware/conceitos Configuração de um micro: Configuração mínima de um microcomputador para rodar os aplicativos mais populares, a maioria dos jogos e softwares educativos: êum Processador de 800 MHz ê128 MB de memória RAM ê20 GB de disco rígido (Winchester) êplaca de video SVGA com aceleração3D e 8 MB de memória êmonitor de 15 êdrive de CD-ROM êplaca de som e modem de 56 Kbps

13 1. Hardware/conceitos Configuração de um micro: êPara ouvidores de música: - um bom conjunto de auto-falantes com subwoofer êPara os fanáticos por jogos: - um joystick e uma placa de video mais poderosa êPara um escritório onde têm mais de um micro: -uma placa de rede para permitir a interligação entre eles êPara profissionais na área de imagens/editoração eletrônica: - investir num computador mais veloz: com processador de 1,2 GHz ; 256 MB de RAM; monitor de 17 e disco de 30 GB

14 1. Hardware/conceitos Estruturas de Processamento e Operação: Estruturas de Operação: Existem dois modos básicos de Operação: em lotes (em batch) e interativo (on-line) Em lotes (em batch): O usuário precisa fornecer todas as informações necessárias ao programa e não tem acesso a ele durante o processamento. Existe pouca ou nenhuma interação com o usuário. (Ex.: sorteios, listas aprovados,...) Interativo (on-line): Programas projetados para operar de maneira interativa com o usuário e outros computadores. A entrada de dados é em linha e o processamento é executado em seguida. (Ex.: terminal bancário, código de barras,...)

15 1. Hardware/conceitos Estruturas de Processamento e Operação: Estruturas de Processamento : Monousuário: somente um programa é executado por vez. Ex.: MS- DOS dos PCS Multitarefa: permite a realização de diferentes tarefas simultaneamente, por ex: editar um texto, imprimir e salvar um arquivo, etc... (OS/2 da Microsoft) Multiusuário: vários usuários passam a compartilhar o mesmo computador. A arquitetura é um computador central e vários terminais, ditos terminais burros por não terem processamento próprio. (sistema timesharing do UNIX)


Carregar ppt "Hardware para Microcomputadores Conceitos Profa.: Leda Mara Cadore."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google