A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação de Periféricos I²C Aplicações Exemplos: C e VHDL Newtow Ediglê Junior Albert Einstein Bell Professor: Eduardo Bezerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação de Periféricos I²C Aplicações Exemplos: C e VHDL Newtow Ediglê Junior Albert Einstein Bell Professor: Eduardo Bezerra."— Transcrição da apresentação:

1 Programação de Periféricos I²C Aplicações Exemplos: C e VHDL Newtow Ediglê Junior Albert Einstein Bell Professor: Eduardo Bezerra

2 Características Gerais Barramento I²C = Inter-IC bus Desenvolvido pela Philips na década de 80 2 barramentos simples bidirecionais: serial data (SDA) serial clock (SCL) Suporta mais de um mestre quando existe um algoritmo de arbitragem Comunicação Mestre-Escravo Comunicação entre dois dispositivos de cada vez. Cada IC no barramento é identificado pelo seu próprio endereço Um escravo pode ser um: receiver-only device receiver and sender device

3 Protocolo de Comunicação

4 1) Esperar até não haver atividade no barramento. SDA e SCL devem estar em nível alto. O barramento está desocupado. 2) Colocar uma mensagem no barramento avisando que ele será usado – Eu sou o dono do barramento (START - borda de descida no SDA enquanto SCL=1). 3) Dar um pulso de clock no barramento de clock (SCL). Esse pulso servirá de referência por todos os periféricos para a captura de cada bit no barramento de dados (SDA). O dado no barramento de dados (SDA) deve ser válido, ou seja, estar correto, quando houver uma borda de subida no barramento de clock (SCL). 4) Escrever no barramento de dados o endereço específico do periférico, com o qual o mestre deseja se comunicar, serialmente.

5 Protocolo de Comunicação 5) Envia mensagem ENVIAR ou RECEBER (1 bit). Após isso, o barramento não é mais read/write. Pede um sinal ACK do escravo. 6) Escravo manda ACK quando está pronto para comunicação. 8) A transferência de dados é feita de 8 em 8 bits. Depois de cada palavra de 8 bits recebida, um sinal ACK é enviado para dizer que a comunicação está OK. 9) Quando todos os dados foram enviados, é enviado um sinal de STOP (borda de subida no SDA enquanto SCL=1).

6 Protocolo de Comunicação Exceção: Para uma chamada geral o endereço passado deve ser: R/W=0;

7 Exemplos: C VHDL


Carregar ppt "Programação de Periféricos I²C Aplicações Exemplos: C e VHDL Newtow Ediglê Junior Albert Einstein Bell Professor: Eduardo Bezerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google