A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da prova do ENEM Prof. Gabriel Borges Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da prova do ENEM Prof. Gabriel Borges Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da prova do ENEM Prof. Gabriel Borges Língua Portuguesa

2 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área I: Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

3 Desenvolvendo habilidades - H1 H1 ­ Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação

4 Desenvolvendo Habilidades – H2 H2 ­ Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para re- solver problemas sociais.

5 Desenvolvendo Habilidades – H3 H3 ­ Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

6 Questão1 Gerente: Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo. Cliente: Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente: Nos dispomos de vária modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente: Sou Júlio César Fontana, também sou funcionário do banco. Gerente: Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado). Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade. b) À iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco. c) Devido ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais). d) À intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. e) Ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

7 Questão 2 Inuenza A (Gripe Suína): Se você esteve ou manteve contato com pessoas da área de risco e apresenta os seguintes sintomas: Febre alta repentina e superior a 38 graus. Tosse. Dor de cabeça. Dores musculares e nas articulações. Diculdades respiratórias. Entre em contato imediatamente com o Disque Epi­ demiologia: 0800­283­2255. Evite a contaminação: Quando tossir ou espirrar, cubra sua boca e nariz com lenço descartável. Caso não o tenha utilize o antebraço. Se utilizar as mãos, lave­as rapidamente comágua e sabão. O uso de máscarasé indicado para prevenir conta­ minações. (BRASIL. Ministério da Saúde, 2009 (adaptado)).

8 O texto tem o objetivo de solucionar um problema social, a) descrevendo a situação do país em relaçãoà gripe suína. b) alertando a população para o risco de morte pela Inuenza A. c) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Inuenza A. d) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação. e) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.

9 Questão 3 SONETO Pálida, à luz da lâmpada sombria, Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia! Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela maré das águas embalada... Era um anjo entre nuvens d'alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia! Era mais bela! O seio palpitando... Negros olhos as pálpebras abrindo... Formas nuas no leito resvalando... Não te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti - as noites eu velei chorando Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo! (Álvares de Azevedo, Lira dos Vinte Anos)

10 Pela leitura do poema, é possível afirmar que ele expressa a) o assombro do poeta diante da beleza da lua cheia, como que dormindo entre nuvens e refletindo seus raios sobre as águas do mar. b) a excitação sexual de um amante ao surpreender sua amada deitada, nua, sobre as areias de uma praia à noite, iluminada à luz sombria da lua. c) o êxtase de quem, contemplando em sonhos a luz, as flores, as nuvens e outros elementos da natureza, vê neles os sinais da divindade. d) a irreverência de alguém que, diante da exaltação do seu amor, não se importa com o desprezo nem da sociedade nem de sua própria amada. e) a admiração de um apaixonado diante da beleza de sua amada, que, contemplada dormindo entre os lençóis da cama, em seguida, desperta.

11 Questão 4

12 Na charge de André Macedo, a palavra monopólio significa: (a)opinião. (b)entusiasmo. (c)privilégio. (d)direito.

13 Uma mensagem publicitária veiculada em fevereiro/2002 nesta cidade dizia: Mude o clima de seu carnaval: festival de jazz em Guaramiranga. O toque de criatividade linguística que dá sentido a essa mensagem está: a) no uso da forma verbal imperativa que instiga o leitor à obediência. b) na sugestão de uma festa sosticada, sendo também um ato de resistência cultural. c) na sonoridade das frases de mesma medida métrica, separadas pela pontuação. d) na rima interna construída entre carnaval e festival. e) no fato de a palavra clima apresentar mais de um sentido. Questão 5

14 Bom, pessoal, Desejo uma boa prova a todos. MUITA TRANQUILIDADE!


Carregar ppt "Análise da prova do ENEM Prof. Gabriel Borges Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google