A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase-Oração-Período

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase-Oração-Período"— Transcrição da apresentação:

1 Frase-Oração-Período
Frase é o enunciado de sentido completo: Silêncio! Todos chegaram felizes.

2 Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase "Que educação!”, usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro, a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz. A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases. Veja:

3 Tipos de frases As frases podem ser:
Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta: Quem fez a lição? (interrogativa direta) Quero saber quem fez a lição. (interrogativa indireta)

4 Imperativas:  ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou  faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.

5 Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada. Declarativas: ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.

6 Optativas:  exprimem um desejo:
Deus te acompanhe! Bons ventos o levem! Toda frase deve ser iniciada com letra maiúscula e deve terminar com a pontuação adequada a seu tipo.

7 Oração Oração é o enunciado estruturado em torno de um verbo, uma locução verbal ou um tempo composto: Orações: Você nem vai querer saber como foi o meu primeiro encontro o que significa que eu não quero saber como foi o seu encontro

8 Existe oração sem sujeito, mas não existe oração sem verbo.
Veja: Os dias estão sombrios. (Oração formada por sujeito, verbo e predicativo do sujeito.) Há dias sombrios. (Oração formada apenas por verbo e seu complemento, pois, como sabemos, o verbo haver, no sentido de existir, não possui sujeito, é impessoal.) Observação: Nem toda oração é frase, pois, no período composto, às vezes, duas ou mais orações juntas é que formam uma frase. Veja: O importante é que todos sejamos felizes. (Há duas orações e uma só frase.)

9 Período É o enunciado formado por uma ou mais orações.
O período classifica-se em: Simples: tem apenas uma oração. - “As senhoras como se chamam?” (Machado de Assis

10 Composto: tem duas ou mais orações
Composto: tem duas ou mais orações. - “Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha”. (Machado de Assis) Primeiro período composto: .Não sabia/que você rezava/ antes de comer! Segundo período composto: .Espero que você goste da comida que eu fiz!

11 Aprender é a receita do SUCESSO.
Veja exemplos de frases, orações e perídos nestes trechos de músicas: Amar é um deserto e seus temores Vida que vai nas celas dessas dores Não sabe voltar Me dá teu calor Vem me fazer feliz porque eu te amo Você deságua em mim e eu oceano e esqueço que amar é quase uma dor Só sei Viver Se for por você Oceano (Djavan)  Quando você se separou de mim Quase que a minha vida teve fim Sofri, chorei tanto que nem sei Tudo que chorei por você, por você oh, oh, oh Quando você se separou de mim Quando (Roberto Carlos) Aprender é a receita do SUCESSO. Cacá Salge


Carregar ppt "Frase-Oração-Período"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google