A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emprego do verbo. Modo Indicativo É aquele que exprime um fato real, verdadeiro, certo, seja afirmativo ou negativo. Exemplo: Paulo vai ao teatro com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emprego do verbo. Modo Indicativo É aquele que exprime um fato real, verdadeiro, certo, seja afirmativo ou negativo. Exemplo: Paulo vai ao teatro com."— Transcrição da apresentação:

1 Emprego do verbo

2 Modo Indicativo É aquele que exprime um fato real, verdadeiro, certo, seja afirmativo ou negativo. Exemplo: Paulo vai ao teatro com frequência

3 Tempos do indicativo Presente: utilizado 1. para enunciar um fato atual, ou seja, que ocorre no momento em que se fala. Ex.: Enquanto escrevo, penso em você. Obs.: Esse presente pode ser expresso também com o auxiliar estar. Ex.: Enquanto estou escrevendo, estou pensando em você.

4 2. Para expressar um fato que costuma acontecer com frequência. Ex.: Falo e gesticulo muito. 3. Para indicar ações ou estados permanentes, verdades universais. Ex.: Todo homem é mortal. 4. Para dar vivacidade a fatos ocorridos no passado. Ex.: Em 1881 Machado de Assis inicia a literatura realista brasileira com o livro Memória póstumas de Brás Cubas.

5 5. Com o valor de outros tempos: Futuro do presente: Amanhã faz um mês que você está longe de casa. Pretérito imperfeito do subjuntivo: Se você não responde à pergunta, a classe toda seria prejudicada. Futuro do subjuntivo: Se te abalas com ofensas bobas, deixarás contente o ofensor.

6 Pretérito imperfeito: utilizado 1. Para enunciar um fato passado, porém não concluído, que teve seu curso prolongado. Ex.: Meu pai gostava de cantar e de fazer poesias. 2. Para exprimir um fato habitual. Ex.: Ele caminhava de dois a três quilômetros por dia. 3. Com o valor de outros tempos: - Presente do indicativo para atenuar um pedido: Eu desejava saber se este rádio funciona com pilhas. - Futuro do pretérito: Se emprestasses o carro, tinhas aborrecimentos.

7 Pretérito perfeito: é usado para indicar um fato passado concluído, acabado. Ex.: Saí cedo e fui à feira. Obs.: O pretérito perfeito composto expressa um fato que se inicia no passado e, repetindo-se, chega até o presente. Ex.: O garoto da esquina tem provocado o verdureiro.

8 Pretérito mais-que-perfeito: é usado 1. para exprimir um fato passado anteriormente a outro fato também passado. Ex.: Comemorou a vitória pelo gol que marcara. 2. Em orações optativas, exprimindo desejo. Ex.: Quisera Deus que mamãe melhorasse das tonturas. Obs.: Na língua falada, há certa preferência pelo pretérito mais-que-perfeito composto: Ex.: Hoje eu tinha planejado assistir ao jogo.

9 Futuro do presente: usado 1. Para indicar um fato que só será realizado num momento posterior ao que se fala. Ex.: Todos se manifestarão contra a instalação de novas usinas nucleares. 2. Para exprimir um fato atual duvidoso, incerto. Ex.: Terá o motorista entendido onde queremos descer? 3. Com o valor de imperativo, dando mais ênfase à frase. Ex.: Os alunos ímpares sentarão a direita. Obs.: Na língua falada, o futuro do presente é normalmente substituído por locuções: Ex.: O estudante de engenharia vai fazer estágio.

10 Futuro do pretérito: usado 1. Para exprimir um fato posterior a um outro fato passado. Ex.: Resolvemos que, doente, mamãe não deveria mais morar sozinha. 2. Para exprimir um fato futuro dependente de outro. Ex.: Você pagaria a conta de luz se fosse ao banco?

11 3. Para exprimir um fato duvidoso, incerto. Ex.: Seriam verdadeiras as notícias sobre o ex-ministro e o contrabando de pedras preciosas? 4. Para exprimir polidez. Ex.: Gostaria que me desse o seu endereço.

12 Modo Subjuntivo Expressa um fato incerto, hipotético. Exemplo: Ela quer que Rafael corte o cabelo.

13 Tempos do subjuntivo Presente: 1. Usado para exprimir dúvida, hipótese. Ex.: É possível que ele se convença a ir ao médico. 2. Usado em frases optativas. Ex.: O perdão lhe seja dado, antes que seja tarde. 3. Usado em orações subordinadas, quando o verbo da oração principal estiver no presente do indicativo ou no imperativo. Ex.: É necessário que ele saia agora.

14 Pretérito imperfeito: 1. Usado em orações subordinadas substantivas e adjetivas. Ex.: Pensei que vocês fizessem um bom trabalho. 2. Usado em orações subordinadas adverbiais condicionais, causais, finais, concessivas etc. Ex.: Se me contasse essa história, não acreditaria. 3. Usado em frases optativas. Ex.: Pudesse eu dedicar-me a pesquisas...

15 Pretérito perfeito (tempo composto): É usado para indicar um fato passado, provável ou real. Ex.: É importante que ele tenha decidido continuar com os estudos. Pretérito mais-que-perfeito (tempo composto): É usado para indicar um fato hipotético anterior a outro fato passado, também hipotético. Ex.: Se você tivesse saído mais cedo, não teria tomado chuva.

16 Futuro: 1. Usado em orações adjetivas. Ex.: Serão premiados apenas os que conseguirem os três primeiros lugares. 2. Usado em orações subordinadas adverbiais condicionais, proporcionais, temporais etc. Ex.: Quanto mais houver desemprego, maior será a criminalidade.

17 Modo Imperativo É usado para expressar ordem, pedido, conselho, súplica, convite etc. Exemplos: Use melhor a sua habilidade. Envie a mensagem ao prefeito.


Carregar ppt "Emprego do verbo. Modo Indicativo É aquele que exprime um fato real, verdadeiro, certo, seja afirmativo ou negativo. Exemplo: Paulo vai ao teatro com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google