A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

2 Sabendo que os adjuntos adverbiais são a mesma coisa que os advérbios, eles podem indicar várias circunstâncias como: Modo Tempo Lugar Intensidade Negação Dúvida Proporção Causa Consequência Assunto Meio Instrumento Finalidade Conformidade

3 FUNCIONA COMO ADJUNTO ADVERBIAL DO PREDICADO DA ORAÇÃO PRINCIPAL.
EXEMPLO: Se as pessoas olhassem mais para as estrelas, viveriam de outro jeito. Se as pessoas olhassem mais para as estrelas, = O.S. viveriam de outro jeito.= O.P.

4 As orações adverbiais recebem o mesmo nome que as circunstâncias que são indicadas.
A quantidade é de nove tipos de relações aparentemente usadas. As orações adverbiais também podem ser reduzidas, e funcionam da mesma maneira como nas outras subordinadas: infinitivo, gerúndio ou particípio.

5 Tipos de orações adverbiais:
Causais Consecutivas Condicionais Concessivas Comparativas Finais Proporcionais Conformativas Temporais

6 CAUSAIS Exprimem circunstância de causa, usam-se as conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que. As pessoas acham os índios inferiores porque eles têm outros hábitos. Já que não chovia há tempo, as plantas secaram. Chegou cansado, visto que seu trabalho era pesado. Como estava doente, precisava de acompanhamento médico. Uma vez que lhe dei o dinheiro, não posso pedi-lo de volta.

7 CONSECUTIVAS Exprimem idéia de consequência do fato expresso na oração principal, que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho) Expressou-se com tal firmeza que todos acreditaram. Estávamos tão cansados na viagem que víamos imagens duplas. Chorou tanto na partida que a família se surpreendeu.

8 CONDICIONAIS Exprimem idéia da condição necessária para a realização do fato expresso na oração principal, se, caso, desde que, contanto que, salvo se, exceto se, uma vez que... Se nos convencêssemos do valor nutritivo dos cereais, a carne seria substituída. Caso ele venha cedo, iremos às compras. Viajaremos ainda hoje, desde que o tempo continue bom. O plano dará certo, contanto que ninguém falhe na sua tarefa.

9 CONCESSIVAS Exprimem idéia contrária ao fato expresso na oração principal, embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quando, posto que... Embora houvesse leite estocado, ninguém conseguia encontrá-lo. Adorava Elis Regina, ainda que ela fosse “pimentinha”. Por mais que pedissem novas escolas, o Estado não as construía. Preciso de um livro de poesia, qualquer que seja.

10 COMPARATIVAS Representa o segundo termo da comparação, como, mais...do que, menos...do que, tão...como, tanto...quanto. O ciclista era tão rápido quanto o pensamento. Ninguém sofreu tanto como aquele homem desempregado. O programa de rádio estava mais crítico do que informativo. Nós corríamos como lebres assustadas.

11 FINAL Exprime idéia de finalidade do fato expresso na oração principal, para que, a fim de que... Antigamente os nobres compravam o perdão para que, depois da morte, conseguissem o céu. Fiz minha autocrítica a fim de que me sentisse melhor.

12 PROPORCIONAL Exprimem idéia de proporção, simultâneo ao expresso na oração principal, à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais...mais, quanto mais...menos, tanto mais.... Quanto mais limpava o chão, mais poeira caía do teto. À medida que entrávamos, as pessoas saíam. A lua aparecia à proporção que o sol se escondia. A moça ria ao passo que eu me agitava.

13 CONFORMATIVAS Exprimem idéia de conformidade com o pensamento expresso na oração principal, conforme, como, segundo, consoante... O livro foi publicado conforme pedimos. Os policiais reagiram como tínhamos previsto. Como diziam os mais velhos, beleza não se põe na mesa. Segundo dizem os cientistas, a sociedade das formigas é organizada. Fizeram a fila consoante a ordem da diretora da escola.

14 TEMPORAIS Expressam idéia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal, quando, logo que, até que, sempre que, enquanto, assim que, antes que... Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa. A antiga moradora me reconheceu logo que me viu. Eu ficaria lendo até que o sono viesse. Sempre que viajamos, os vizinhos cuidam da casa. O garoto sempre dormia enquanto seu pai dirigia o carro. Assim que o Marcos chegar, sairemos do caro. Voltaremos antes que todos percebam.


Carregar ppt "ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google