A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Profª Andréa Fávaro Reis Baroni

2 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
As orações subordinadas funcionam como termos de outras orações, são dependentes sintaticamente.

3 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
A oração que exerce, em relação à oração principal, o papel de advérbio/adjunto adverbial.

4 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Condicional – hipótese ou condição: SE, CASO, DESDE QUE, CONTANTO QUE Se você tiver tempo, venha aqui amanhã. Comparativa - comparação: COMO, MAIS... (DO) QUE, MENOS... (DO) QUE Eles estavam mais tranquilos que nós.

5 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Causal – causa do efeito: PORQUE, COMO, UMA VEZ QUE, VISTO QUE, JÁ QUE Como a escola era distante, os alunos iam de ônibus. Consecutiva – consequência, efeito do fato: QUE, DE SORTE QUE, DE FORMA QUE O vendaval foi tão forte, que arrancou árvores.

6 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Conformativa – conformidade, concordância entre um fato e outro: CONFORME, CONSOANTE, SEGUNDO, COMO O trabalho será executado conforme determina o contrato. Concessiva – concessão, fato contrário: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, APESAR DE QUE, SE BEM QUE Ele era o responsável pela casa,embora fosse uma criança.

7 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Proporcional – proporção relativa ao fato: À MEDIDA QUE, À PROPORÇÃO QUE, AO PASSO QUE, QUANTO MAIS..., MENOS... À medida que o tempo passava, a tensão crescia. Temporal – momento, época, tempo de ocorrência do fato:QUANDO, ENQUANTO, ANTES QUE, DEPOIS QUE, DESDE QUE, LOGO QUE, ASSIM QUE  Logo que ela entrou, todos a cumprimentaram.

8 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Final – finalidade relativa ao fato: PARA QUE, A FIM DE QUE, QUE, PORQUE Ele voltou ao país, a fim de trabalhar com o pai. Fez tudo porque eu não obtivesse bons resultados.

9 A pontuação e as orações subordinadas adverbiais
A oração subordinada adverbial sempre pode ser separada por vírgulas da oração principal. Opcional quando a oração subordinada está posposta à principal: Ex.: Tudo continuará como está se você não intervier. Tudo continuará como está, se você não intervier. Obrigatória quando a oração está intercalada ou anteposta à principal: Ex.: Disse que, quando chegar, tomará as providências. Quando chegar, tomará todas as providências.

10 1- Considere as conjunções em destaque nos períodos:
Somente duas equipes se classificarão, como prevê o regulamento. Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada. O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa. Se o regulamento do campeonato for bem elaborado, certamente o melhor time será o campeão. Elas se classificam, respectivamente como: CAUSAL, CONFORMATIVA, CONDICIONAL, COMPARATIVA. COMPARATIVA, CAUSAL, CONFORMATIVA, PROPORCIONAL. CONFORMATIVA, CAUSAL, COMPARATIVA, TEMPORAL. CONFORMATIVA, CAUSAL, COMPARATIVA, CONDICIONAL.

11 2- Observe, nos períodos a seguir, o emprego da conjunção como em diversos contextos. Em cada um deles ocorre uma oração subordinada adverbial diferente. ( ) Como dizia o poeta, “a vida é a arte do encontro”. ( ) Como não tenho dinheiro, não poderei participar da viagem. ( ) “E cai como uma lágrima de amor.” a- comparativa b-causal c-conformativa

12 3- A conjunção “que” tem diferentes valores semânticos (comparação, causa, finalidade consequência, concessão). Indique o valor semântico dessa conjunção nas orações. A- Ele conhece mais geografia que você. B- Exaustos que estávamos, fizemos uma pausa de meia hora. C- Orai, que não entreis em tentação. D- Trabalhou tanto que adoeceu. E- Uma hora que fosse para ele seria pouco.


Carregar ppt "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google