A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva."— Transcrição da apresentação:

1

2 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva

3 Observe os períodos: 1. Os alunos leram um livro interessante.. adjetivo 2. Os alunos leram um livro que era interessante. oração subordinada adjetiva A oração que era interessante é dependente da outra oração do período, por isso ela é subordinada. Por estar equivalendo ao adjetivo interessante, exercendo a função sintática de adjunto adnominal de um termo da oração principal, é chamada de subordinada adjetiva.

4 Classificação das orações subordinadas adjetivas Observe este trecho: O ônibus vinha lotado de crianças, derrapou na pista e capotou. As crianças que se machucaram foram socorridas imediatamente. Qual é a afirmação correta? 1ª - pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças foram socorridas. 2ª - pelo trecho acima, informa-se que foram socorridas apenas as crianças que se machucaram. (Incorreto) (Correto) oração subordinada adjetiva restritiva

5 Observe: As crianças, que são travessas, costumam se machucar e, geralmente causam preocupação para os pais. Qual é a afirmação correta? 1ª) pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças são travessas e, portanto todas costumam se machucar. 2ª) pelo trecho acima, informa-se que apenas algumas crianças são travessas e apenas algumas costumam se machucar. (Correto) (Incorreto) A oração adjetiva está pondo em evidência uma característica do antecedente – crianças- está explicando esse termo, por isso recebe o nome de oração subordinada adjetiva explicativa

6 Síntese das orações subordinadas adjetivas Há tipos de oração subordinada adjetiva. dois a)A restritiva – cuja função é restringir, limitar o sentido do termo antecedente. b) A explicativa – cuja função é explicar o termo antecedente. A oração subordinada adjetiva, geralmente é introduzida por um pronome relativo:que, quem, cujo, cuja, cujos, cujas, o qual, a qual, os quais, as quais, onde, quanto (precedido do pronome indefinido tudo).

7 Orações subordinadas adverbiais As orações subordinadas adverbiais se relacionam com a oração principal, exprimindo diversos valores semânticos: conseqüência causa concessão condição conformidade comparação tempo proporção finalidade

8 Classificação das orações subordinadas adverbiais As orações subordinadas adverbiais classificam-se em: 1.Causais – indicam a causa do efeito expresso na oração principal. Ex.: Não compareceu à reunião dos condôminos, porque viajou. 2. Consecutivas – expressam uma conseqüência, um efeito do fato mencionado na oração principal. Ex.: Chorou tanto que ficou com os olhos vermelhos. 3. Comparativas – estabelecem uma comparação em relação a um elemento da oração principal. Ex.: Trabalha como um escravo. (trabalha)

9 4. Condicionais – expressam uma hipótese ou condição para que ocorra o fato expresso na oração principal. Ex.: Irei à praia logo cedo, se não chover. 5. Conformativas – estabelecem uma idéia de concordância, de conformidade entre um fato nela mencionado e outro expresso na oração principal. Ex.: Conforme prometeu, pagará a dívida na próxima semana. 6. Concessivas – expressam uma concessão, um fato contrário ao expresso na oração principal. Ex.: Não percebeu nada, embora estivesse atento. 7. Finais – apresentam uma finalidade para o fato expresso na oração principal. Ex.: Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar violino.

10 8. Proporcionais – indicam a proporção em relação ao fato expresso na oração principal. Ex.: À medida que se aproximava a hora do exame, a tensão aumentava. 9. Temporais – Indicam o momento, a época, o tempo de ocorrência Do fato expresso na oração principal. Ex.: Houve protestos depois que o diretor saiu.

11 EXERCÍCIOS 1.Acrescente às orações abaixo subordinadas que expressem a circunstância indicada. a)O mundo morrerá asfixiado pela fumaça, envenenado pelas águas (condição) se o homem não diminuir a poluição. caso o homem não diminua a poluição. desde que o homem não diminua a poluição. a menos que o homem diminua a poluição. salvo se o homem diminuir a poluição.

12 b) A história em quadrinhos ainda é muito criticada (concessão) embora tenha um grande público. ainda que tenha um grande público. mesmo que tenha um grande público. por mais que tenha um grande público. se bem que tenha um grande público. c) O autor do livro se emocionou (tempo) quando ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. logo que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. assim que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. mal ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.


Carregar ppt "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google