A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As orações Subordinadas Adjetivas são, como já definimos, aquelas que exercem a função sintática de adjunto adnominal, própria do adjetivo. Estão relacionados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As orações Subordinadas Adjetivas são, como já definimos, aquelas que exercem a função sintática de adjunto adnominal, própria do adjetivo. Estão relacionados."— Transcrição da apresentação:

1

2 As orações Subordinadas Adjetivas são, como já definimos, aquelas que exercem a função sintática de adjunto adnominal, própria do adjetivo. Estão relacionados a um nome da oração principal e vêem introduzidas por um pronome relativo. I- Admiramos os alunos estudiosos. adjetivo I- Admiramos os alunos estudiosos. adjetivo II- Admiramos os alunos que estudam. Oração Subordinada Adjetiva II- Admiramos os alunos que estudam. Oração Subordinada Adjetiva

3 No exemplo I, em que temos um período simples, o adjetivo estudioso exerce a função sintática de adjunto adnominal`. Já no exemplo II, um período composto, a função sintática de adjunto adnominal não é mais exercida por um adjetivo, mas por uma oração que equivale a um adjetivo – que estudam – a qual funciona como adjunto adnominal do núcleo do abjeto direto alunos. A essa oração dá-se o nome de oração subordinada adjetiva.

4 Oração Subordinada: - porque exerce uma função sintática. Oração Subordinada: - porque exerce uma função sintática. * Adjetiva - porque exerce a função de adjunto adnominal, própria do adjetivo. * Adjetiva - porque exerce a função de adjunto adnominal, própria do adjetivo. -> É muito fácil reconhecer uma oração subordinada adjetiva, já que ela sempre vira introduzida por um pronome relativo. A oração adjetiva pode vir depois da oração principal ou estar nela intercalada: -> É muito fácil reconhecer uma oração subordinada adjetiva, já que ela sempre vira introduzida por um pronome relativo. A oração adjetiva pode vir depois da oração principal ou estar nela intercalada:

5 ____Or. Principal __ Oração Subord. Adjetiva Serão premiados os alunos que conseguirem melhor nota. pron. Relativo ____Or. Principal __ Oração Subord. Adjetiva Serão premiados os alunos que conseguirem melhor nota. pron. Relativo Or. Principal _Oração Subord. Adjetiva__ ___Or. Principal__ Os alunos que conseguirem melhor nota serão premiados. pron. Relativo Or. Principal _Oração Subord. Adjetiva__ ___Or. Principal__ Os alunos que conseguirem melhor nota serão premiados. pron. Relativo Quanto ao sentido, as orações subordinadas adjetivas classificam se em restritivas ou explicativas. Quanto ao sentido, as orações subordinadas adjetivas classificam se em restritivas ou explicativas. Or. Principal Or. Subord. Adj. Restritiva _Or. Principal O homem que fuma vive menos. a) Restritivas: restringem a significação do nome a que se referem. Or. Principal Or. Subord. Adj. Restritiva _Or. Principal O homem que fuma vive menos.

6 Verifique que a característica expressa pela oração adjetiva que fuma não se aplica a todos os elementos da espécie humana. Dizemos, então, que ela restringe a significação do nome a que se refere: abrange não todos os nomes, apenas aqueles que fumam. Verifique que a característica expressa pela oração adjetiva que fuma não se aplica a todos os elementos da espécie humana. Dizemos, então, que ela restringe a significação do nome a que se refere: abrange não todos os nomes, apenas aqueles que fumam. Outros exemplos: ¹ _ Or.Principal_ ___Sub. Adj. Restritiva___ _____Or. Principal_____ Os jogadores que foram convocados apresentaram-se ontem. ¹ __Or.Principal_ ___Sub. Adj. Restritiva___ _____Or. Principal_____ Os jogadores que foram convocados apresentaram-se ontem. ² _Or.Principal _Or. Sub. Adj. Restritiva __Or. Principal___ O homem que trabalha vence na vida. ² _Or.Principal _Or. Sub. Adj. Restritiva __Or. Principal___ O homem que trabalha vence na vida. ³ _____Or. Principal_______ Or. Sub. Adj. Restritiva_ Resolveram os exercícios que faltavam. ³ _____Or. Principal_______ Or. Sub. Adj. Restritiva_ Resolveram os exercícios que faltavam.

7 b) Explicativas: não restringem a significação de nome; pelo contrario, acrescentam uma característica que é própria do elemento a que se referem. Or. Principal Or. Sub. Adj. Explicativa _____Or. Principal____ O homem, que é um ser racional, aprende com os erros. Or. Principal Or. Sub. Adj. Explicativa _____Or. Principal____ O homem, que é um ser racional, aprende com os erros. Verifique que a característica ser racional não restringe a significação do nome a que se refere, uma vez que se aplica a todos os elementos da espécie. Assim, a oração subordinada adjetiva explicativa informa uma característica que é própria a todos os seres humanos. Dizemos então que ela explica o significado do nome a que se refere. Outros exemplos: Or. Principal Or. Sub. Adj. Explicativa _Or. Principal______ O sol, que é uma estrela, é o centro do nosso sistema planetário. Or. Principal Or. Sub. Adj. Explicativa _Or. Principal______ O sol, que é uma estrela, é o centro do nosso sistema planetário. b) Explicativas: não restringem a significação de nome; pelo contrario, acrescentam uma característica que é própria do elemento a que se referem.

8 Outros exemplos: Outros exemplos: Or. Principal Or. Sub. Adj. Explicativa _Or. Principal______ O sol, que é uma estrela, é o centro do nosso sistema planetário. Or. Principal Or. Sub. Adj. Explicativa _Or. Principal______ O sol, que é uma estrela, é o centro do nosso sistema planetário. Or. Principal Or.sub. Adj. Explicativa______________ Capitu, que é uma personagem criada por Machado de Assis, Or. Principal____ tinha olhos de ressaca. Or. Principal Or.sub. Adj. Explicativa______________ Capitu, que é uma personagem criada por Machado de Assis, Or. Principal____ tinha olhos de ressaca. -> As orações subordinadas adjetivas explicativas são obrigatoriamente separadas da principal por vírgula. -> As orações subordinadas adjetivas explicativas são obrigatoriamente separadas da principal por vírgula.


Carregar ppt "As orações Subordinadas Adjetivas são, como já definimos, aquelas que exercem a função sintática de adjunto adnominal, própria do adjetivo. Estão relacionados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google