A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Eugênia Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Eugênia Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Eugênia Fernandes
SINTAXE DO PERÍODO COMPOSTO Profa. Eugênia Fernandes

2 Período Composto por Subordinação
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

3 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
 É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. Observe: Todos chegaram agora. sujeito V.I adj. adv. de tempo O período acima é um período simples, a oração é absoluta. O adjunto adverbial é uma função própria do advérbio.

4 Observação: A oração subordinada adverbial liga-se: ao verbo da oração principal; por meio de conjunção subordinativa que não seja a conjunção integrante (esta última introduz a oração subordinada substantiva).

5 O adjunto adverbial pode ser constituído por uma oração in-
teira, como no caso que segue: Observe: Todos chegaram /quando a cerimônia estava começando. 1 2 No caso, o período é composto por duas orações: A oração 2 encaixa-se como adjunto adverbial do verbo chegaram da oração 1. Como o adjunto adverbial é uma função própria do advérbio, a oração 2 classifica-se como:  subordinada: porque está encaixada em outra, funcionando como termo desta.  adverbial: porque está desempenhando uma função própria do advérbio.

6 1. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL
Indica a causa provocadora do processo expresso pelo verbo da oração principal. 2 1 A sessão foi suspensa / porque faltou energia elétrica. Principais conjunções: porque, visto que, que, como, etc.

7 2. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONSECUTIVA
Indica uma consequência decorrente do processo expresso pelo verbo da oração principal. 1 2 Falaram tão mal do filme / que ele nem entrou em cartaz. Principais conjunções: que (normalmente precedido de tão, tal, tanto, tamanho...)

8 3. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL
Manifesta uma condição sob a qual se efetua o processo expresso pelo verbo da oração principal. 1 2 Deixe um recado / se você não me encontrar em casa. Principais conjunções: se, caso, desde que, contanto que, sem que (= se não), ...

9 4. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA
Concede ou admite uma condição contrária ao processo expresso pelo verbo da oração principal. 1 2 Vencemos o inimigo, / embora ele fosse mais forte. Principais conjunções: embora, ainda que, se bem que, conquanto, mesmo que, que ...

10 5. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA
Estabelece uma relação de adequação ou conformidade com o processo expresso pelo verbo da oração principal. 1 2 Tudo ocorreu / como estava previsto. Principais conjunções: conforme, como, segundo, consoante...

11 6. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL COMPARATIVA
Estabelece uma relação de comparação com o processo expresso pelo verbo da oração principal, manifestando uma situação de igualdade, inferioridade ou superioridade entre os dois polos comparados. 2 1 Recebeu a todos / como um anfitrião. (receberia) Principais conjunções: como, que, do que...

12 7. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL
Indica a finalidade para a qual se destina o processo do verbo da oração principal. 1 2 Os índios usaram as armas / para que não invadissem suas terras. Principais conjunções: para que, a fim de que, que, ...

13 8. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL
Demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. 1 2 Todos fugiam para o abrigo / quando soava o alarme. Principais conjunções: quando, enquanto, logo que, depois que, antes que, desde que ...

14 9. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL
Estabelece uma relação de proporcionalidade com o processo expresso pelo verbo da oração principal. 1 2 Aumenta a tensão / à medida que a esquadra se aproxima. Principais conjunções: à medida que, à proporção que, quanto mais... mais, quanto mais ... menos... etc.

15 Período Composto por Subordinação
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

16 ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA
“ O ônibus vinha lotado de crianças, derrapou na pista e capotou. As crianças que se machucaram foram socorridas imediatamente.” ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA 1ª - Pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças foram socorridas. (Incorreto) 2ª - Pelo trecho acima, informa-se que foram socorridas apenas as crianças que se machucaram. (Correto)

17 ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA
“As crianças, que são travessas, costumam se machucar e, geralmente causam preocupação para os pais.” ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA 1ª) Pelo trecho acima, informa-se que todas as crianças são travessas e, portanto, todas costumam se machucar. (Correto) 2ª) Pelo trecho acima, informa-se que apenas algumas crianças são travessas e apenas algumas costumam se machucar. (Incorreto)

18 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Há tipos de oração subordinada adjetiva. dois A restritiva – cuja função é restringir, limitar o sentido do termo antecedente. b) A explicativa – cuja função é explicar o termo antecedente.


Carregar ppt "Profa. Eugênia Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google