A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações subordinadas adverbiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações subordinadas adverbiais"— Transcrição da apresentação:

1 Orações subordinadas adverbiais

2 Orações subordinadas adverbiais
Exercem funções próprias de um ADVÉRBIO.

3 Classificações das Orações Subordinadas Adverbiais
• Causa • Concessiva • Condição • Final • Comparação • Temporal • Conformativa • Proporcional • Consecutiva

4 Ele não foi à aula, porque estava doente.
Causal Modelo: porque Conceito: é aquela que, além de somar duas orações, faz com que a segunda atribua uma causa para a primeira. NUNCA vem após um imperativo. Exemplo: Ele não foi à aula, porque estava doente. Sinônimos: pois, pois que, já que, visto que, uma vez que, porquanto, que.

5 Condicional Modelo: se
Conceito: é aquela que faz com que a segunda oração estabeleça uma condição para a primeira. Exemplo: Irei ao cinema, se não chover. Sinônimos: caso, uma vez que, desde que, contanto que, etc.

6 Comparativa Modelos: como e que(ou do que)
Para que o vocábulo “como” seja conjunção comparativa, é necessário que esteja antecedido pelas palavras “tão” ou “tanto”. Conceito: é aquela que soma duas orações as quais formam uma comparação. Exemplo: Ela é tão estudiosa como tu.

7 Para que o vocábulo “que”(ou do que) funcione como conjunção comparativa, é necessário que venha antecedido pelos termos “mais” ou “menos”. Exemplos: Eles tiveram mais tempo do que nós. Sinônimos: quanto, quão(tanto quanto, tão como).

8 Conformativa Modelos: conforme e de modo que
Conceito: é aquela que soma duas orações, uma estando em conformidade(acordo) com o que se estabelece na outra, ou indicando o modo como a outra se realiza.

9 Ela é jovem, de modo que poderá tornar-se mais benevolente.
Exemplo: O tempo conforme diz um provérbio, é o remédio para muitos males. Ela é jovem, de modo que poderá tornar-se mais benevolente. Sinônimos: segundo, como, consoante, de sorte que, de maneira que, de forma que, etc.

10 Consecutiva Conceito: Consecutivo quer dizer: que se segue. Pois bem, quando dizemos TÃO, TAL, TAMANHO, TANTO, segue-se-lhes, geralmente, a palavra “QUE”. Esse “que” é, pois, consecutivo em relação às palavras “tão”, “tal”, “tamanho”, “tanto”, daí por que o chamamos de conjunção consecutiva.

11 Exemplos: Estavas tão nervoso, que tremias. Tal era sua coragem, que todos o temiam. Tamanha era sua sabedoria, que o chamaram Mestre dos mestres. A criança chorava tanto, que causava pena.

12 Modelo: é a palavra “que”, quando vier antecedida por um dos seguintes vocábulos: tão, tal, tamanho, tanto. Sinônimos: em rigor, essa conjunção não tem sinônimos.

13 Concessiva Modelo: embora
Conceito: é aquela que, além de somar duas orações, faz com que a segunda conceda para a primeira uma garantia de que aquela se realizará. Exemplo: Joana estudará música, embora não tenha vocação.

14 Nota: a única circunstância que, realmente, criaria obstáculos aos estudos de Joana seria o fato de não ter vocação. Observe-se, contudo, que a segunda oração garantiu que a primeira oração se realizará, pois eliminou a possibilidade de a falta de vocação tornar-se um empecilho. Sinônimos: mesmo que, ainda que, nem que, se bem que, posto que, etc.

15 Finalidade Modelo: a fim de que
Conceito: é aquela que, além de somar duas orações, faz com que a segunda indique a finalidade da primeira. Exemplo: Estudarei os conetivos, a fim de que aprenda análise sintática.

16 Sinônimos: a conjunção subordinativa final é pobre em sinônimos.
Via de regra, podemos dizer que o modelo “ a fim de que” se deixa substituir por “para que”.

17 Proporcional Modelo: à proporção que
Conceito: é aquela que, além de somar duas orações, faz com que a segunda indique a proporção em que a primeira se realiza. Exemplo: Uns entravam à proporção que outros saiam. Sinônimos: à medida que, ao passo que, etc.

18 Temporal Modelo: quando
Conceito: é aquela que, além de somar duas orações, faz com que a segunda indique a ocasião, a época, o tempo em que a primeira se realiza. Exemplo: Cheguei, quando soou a campainha. Sinônimos: assim que, logo que, tão logo, mal, sempre que, enquanto.


Carregar ppt "Orações subordinadas adverbiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google