A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL Expressa a causa do fato citado pela oração principal. Ela faltou porque estava doente. Como não acordei cedo,cheguei.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL Expressa a causa do fato citado pela oração principal. Ela faltou porque estava doente. Como não acordei cedo,cheguei."— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL Expressa a causa do fato citado pela oração principal. Ela faltou porque estava doente. Como não acordei cedo,cheguei atrasado. Visto que ninguém compareceu, vamos embora. Os detentos não receberão visitas visto que perderam tal direito após a rebelião.

2 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL COMPARATIVA Expressa uma comparação entre elementos das orações A luz é mais veloz do que o som. Ela é teimosa como uma mula. Entender essa questão é tão complicado quanto explicá-la. Alugar DVDs é melhor do que comprar.

3 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA Expressa oposição à or. principal, mas não a impede de ocorrer. Vou ao baile mesmo que chova. Nada seria resolvido, ainda que eu falasse. O material não foi comprado, embora a verba já tivesse chegado. Por mais que se peça consciência, ainda há pessoas descompromissadas socialmente.

4 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL Traz uma condição da qual a or. principal depende para ocorrer ou não. Se você vier, eu ficarei feliz. Conto tudo desde que me paguem. A menos que me peçam desculpas, não conversarei com vocês. Haverá emenda do feriado somente se todos concordarem.

5 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA Expressa acordo, conformidade O homem age conforme pensa. De acordo com o que combinamos, pagarei à vista. Segundo disse a repórter, a greve acabou. Como você ouviu, nada está resolvido ainda.

6 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONSECUTIVA Expressa uma consequência, um resultado. Gritou tanto que acordou os vizinhos. Comeu tanto que passou mal. A força da água das chuvas era tamanha que arrastou os carros. O preço da carne está tão alto que só compro nos fins de semana.

7 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL Expressa uma finalidade, intenção. Saí, a fim de que evitássemos a briga. Estudei muito para passar no teste. Com a finalidade de conseguir um aumento, fez cortesias ao chefe. Obama lança pacote para salvar bancos internacionais.

8 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL Expressa proporção, equivalência. À proporção que chovia, a água subia. A confusão aumentava ao passo que as pessoas chegavam. O desemprego aumenta à medida que a crise se estende. Quanto mais o tempo passa, mais experientes ficamos.

9 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL Expressa tempo, momento, instante, época. Mal chegamos, ela saiu. Quando acordei, era tarde. Moro aqui desde que era um bebê. Os economistas esperam melhoras assim que o 2º semestre se iniciar.


Carregar ppt "ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL Expressa a causa do fato citado pela oração principal. Ela faltou porque estava doente. Como não acordei cedo,cheguei."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google