A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da."— Transcrição da apresentação:

1

2 Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da oração principal.

3 Exemplo : n Pedro n Pedro é um jovem que estuda muito. n Que n Que estuda muito modifica o substantivo jovem jovem e equivale ao substantivo estudioso estudioso.

4

5 As Orações Subordinadas Adjetivas n São n São introduzidas por pronomes relativos : que, o qual, quem, cujo e onde.

6 As Orações Subordinadas Adjetivas n Dividem-se n Dividem-se em : n Restritivas n Restritivas e n Explicativas

7 Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas n Contribuem n Contribuem para definir, apontar, individualizar um nome ou pronome expressos anteriormente.

8 Exemplo : n O n O livro que comprei comprei é uma gramática.

9

10 Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas n Revelam outra intenção por parte do autor : a de acrescentar mais uma idéia, merecedora de realce.

11 Observações : n Como n Como são idéias separadas, devemos ler fazendo pausa entre uma e outra, abaixando a voz ao proferirmos a adjetiva explicativa. n A n A vírgula é obrigatória.

12 Exemplo : n A inteligência, que nos distingue dos irracionais, tem um valor inestimável.

13


Carregar ppt "Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google