A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORACÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS. Elas funcionam como adjetivo de um termo da oração principal. São introduzidas pelos pronomes relativos que (e suas flexões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORACÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS. Elas funcionam como adjetivo de um termo da oração principal. São introduzidas pelos pronomes relativos que (e suas flexões."— Transcrição da apresentação:

1 ORACÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

2 Elas funcionam como adjetivo de um termo da oração principal. São introduzidas pelos pronomes relativos que (e suas flexões o qual, a qual, os quais, as quais), quem, onde (= no qual, em que) e cujo (de que).

3 O brasileiro é um homem trabalhador. SUBST. ADJ. (ADJ.ADN.) O brasileiro é um homem que trabalha. OR. PRINCIPAL OR. SUB. ADJ. A pessoa mentirosa não merece nossa atenção. SUST. ADJ. ADN. A pessoa que é mentirosa não merece nossa atenção. OR. PRINC. OR. SUB. ADJ. OR. PRINC.

4 Restringem, limitam a significação do seu antecedente (substantivo ou pronome). São indispensáveis ao sentido do período e não se separam da oração principal por vírgula. Normalmente não aparecem entre vírgulas. " Há alunos QUE PRATICAM ESPORTE. " 1. Restritivas

5 Observe que a oração que praticam esporte está restringindo o sentido do termo alunos, pois nem todos praticam esportes. Outros exemplos: " O sol QUE SE FILTRA ATRAVÉS DAS FOLHAS desenha no ar colunas amarelas de poeira... " (J. Amado) " Mas pitangas são frutas QUE SE ESCONDEM... " (C. Lispector)

6 Enfatizam ou explicitam o sentido de um termo antecedente. Na verdade, têm mais a função de um aposto, fornecendo informações mais detalhadas. Elas separam-se com vírgulas. O pronome relativo pode aparecer precedido de preposição.

7 Comprei um presente para minha irmã, QUE FAZ ANIVERSÁRIO. Os médicos, QUE SÃO PROFISSIONAIS CONSCIENTES, merecem nosso respeito. Os primeiros jornais, QUE SÓ TRATAVAM DE POLÍTICA E COMÉRCIO, surgiram há três séculos aproximadamente. "... recebi o pagamento das mãos de meu pai, QUE ME DEU UMA SOVA DE VARA DE MARMELO. " (M. Assis)

8 " Teus filhos, QUE SÃO BONITOS, serão fotografados. " (Oração subordinada adjetiva explicativa) " Teus filhos QUE SÃO BONITOS serão fotografados. " (Oração subordinada adjetiva restritiva)


Carregar ppt "ORACÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS. Elas funcionam como adjetivo de um termo da oração principal. São introduzidas pelos pronomes relativos que (e suas flexões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google