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PublicouCamila Serpe Alterado mais de 9 anos atrás
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Programação de computadores Prof. Giovanni Castro
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Implementação de métodos computacionais para resolução de problemas Análise e comparação de métodos diferentes Conjunção de várias competências: Matemática - linguagens formais para especificar processos; Engenharia - juntar componentes para formar um sistema; avaliar prós/contras de alternativas ciências naturais - observar comportamento de sistemas complexos; formular hipóteses; testar previsões
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Porquê aprender a programar? Trabalhos científicos necessitam de processamento complexo de dados Facilita a automatização de tarefas repetitivas Muitas aplicações científicas são programáveis (ex: Excel, GNUplot, Matlab, Maple, Mathematica) Estrutura o pensamento para resolver problemas Desenvolve o pensamento analítico É um desafio intelectual É divertido!!!! Programar desenvolve competências de resolução de problemas: capacidade para descrever problemas de forma rigorosa; pensar de forma criativa em possíveis soluções; expressar as soluções de forma clara e precisa.
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programa em Pascal para somar dois números. program somadoisnum; { esse programa soma dois números e exibe o resultado na tela } var n1, n2, result : integer; begin readln(n1); readln(n2); result := n1 + n2; writeln(result); end.
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Os algoritmos descritos em pseudo-linguagem não podem ser executados (entendidos) por computadores. É necessário ainda uma fase de tradução da linguagem de programação para a linguagem que a máquina entenda. Essa fase é conhecida por compilação, e é relizada pelo Compilador. Exemplo - Visualg
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Paradigmas de Programação Os programas são implementados utilizando uma linguagem que segue um modelo de programação. Modelo Imperativo A programação imperativa implementa um mapeamento de forma indireta, onde os comandos lêem valores de entradas, manipulam esses valores e escrevem os valores de saídas. A Programação Imperativa é caracterizada pelo uso de variáveis, comandos e procedimentos e é baseada em comandos que atualizam constantemente variáveis de memória. Modelo Orientado a Objetos A programação orientada por objetos se baseia no conceito de objeto. Na POO, os dados e as rotinas são combinados em objetos. Os objetos contêm tanto as características de uma entidade (seus dados) como seu comportamento (suas rotinas).
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Paradigmas de Programação Modelo Funcional A programação funcional é baseada no conceito matemático de função que é um mapeamento de um conjunto domínio para um conjunto imagem, onde o domínio é o conjunto de todas as entradas possíveis e a imagem é o conjunto de todas as saídas possíveis. Modelo Lógico A programação em lógica é baseada na noção que um programa implementa uma relação, sendo um conjunto de cálculos de predicado que provém de regras e axiomas capazes de deduzir fatos novos baseados em outros fatos já conhecidos.
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Conceitos Básicos da Linguagem C
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