A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAC Rio Gerência de Redes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAC Rio Gerência de Redes"— Transcrição da apresentação:

1 SENAC Rio Gerência de Redes
Professora Roberta Peracio

2 Competências Analisar e avaliar uma estrutura de rede com relação ao desempenho e falhas. Resolver problemas no ambiente de rede com base em diagnóstico. Propor melhorias nas estruturas física e lógica da rede. Monitorar os sistemas de rede quanto à carga de trabalho (enlaces, equipamentos, sistemas operacionais.) Definir a necessidade de redundância de servidores. Emitir relatório do diagnóstico de rede. Utilizar metodologia de Projeto de Redes.

3 Bases Tecnológicas, científicas e instrumentais
Redes escaláveis e redundantes. Certificador. Scanner de rede. Dispositivos de rede: switches, roteadores e hubs. Cabeamento estruturado. Software de monitoramento. SNMP. Normas nacionais e internacionais de segurança. Documentação de projeto de redes. Tecnologia avançada de comunicação de dados. Windows Server.

4 Indicação de Livro Autor: Carlos E. Morimoto Editora: GDH Press e Sul Editores ISBN: Autor: Jacques Philippe Sauvé Raquel Vigolvino Lop Editora: Campus (Informática ) ISBN:

5

6

7 Componetes ativos de rede
Hub Switch Roteador Ponto de acesso (access point) Placa de rede / wireless USB

8 Componentes passivos de rede
Tomadas Cabo de rede Patch panel Patch cords Rack

9 Gerenciando uma rede Ferramentas mais conhecidas e de maior utilização
Shareware Global Crossing uMonitor Hp Open View WhatsUp IBM Tivoli EITM (Computer Associates) Open source Nagios Cacti Zabbix Scanners de rede Nmap (Diversos) SuperScan (Windows) Nessus (Linux)

10 Modelos de gerenciamento
Principais: FCAPS (conceito de áreas funcionais – criado a partir do modelo OSI) SNMP TMN (somente em redes de telecomunicações – padronizado ITU-T) Outros modelos: OAM&P TOM CMIP/CMIS

11 Comparativo dos Modelos de Gerência de Redes

12 Principais áreas de gerenciamento de redes
Gerenciamento de Falhas - Gerência responsável pela detecção, isolamento, notificação e correção de falhas na rede. Gerenciamento de Contabilidade - Gerência responsável pelo registro do uso da rede por parte de seus usuários com objetivo de cobrança ou regulamentação de uso. Gerenciamento de Configuração e nome - Gerência responsável pelo registro e manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede. Tais como informações sobre versões de hardware e de software. Gerenciamento de Desempenho - Gerência responsável pela medição e disponibilização das informações sobre aspectos de desempenho dos serviços de rede. Gerenciamento de Segurança - Gerência responsável por restringir o acesso à rede e impedir o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não.

13 Tipos de gerência de redes
Centralizada – controlado por apenas um gerente Descentralizada – as atividades são distribuídas Reativa – atua no momento que recebe um alerta Pró-Ativa – gerência mais eficaz dos administradores

14 Etapas da gerência de rede
Coleta de dados - monitoração sobre os recursos gerenciados armazenados em logs. Diagnóstico - tratamento e análise realizados a partir dos dados coletados. Ação - uma vez diagnosticado o problema cabe uma ação ou controle, sobre o recurso.

15 Elementos de um sistema de gerência de redes
Gerente – computador executa gerenciamento, solicitando informações dos agentes. Agente – um processo (software) que roda em um sistema gerenciado. MIB (Management Information Base) – é a base de dados do gerenciamento.

16 Qual a diferença entre falha e erro?
Falha é uma condição anormal persistente que requer uma ação de reparação. Exemplo: uma linha de comunicação interrompida. Erro é uma condição anormal ocasional que pode ser corrigida ou compensada. Ex.: erro de bits em uma linha de comunicação.


Carregar ppt "SENAC Rio Gerência de Redes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google