A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T ÉCNICO EM I NFORMÁTICA Gerência de Redes. O QUE É GERÊNCIA DE REDES? É o conjunto de atividades voltadas para o planejamento, monitoramento e controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T ÉCNICO EM I NFORMÁTICA Gerência de Redes. O QUE É GERÊNCIA DE REDES? É o conjunto de atividades voltadas para o planejamento, monitoramento e controle."— Transcrição da apresentação:

1 T ÉCNICO EM I NFORMÁTICA Gerência de Redes

2 O QUE É GERÊNCIA DE REDES? É o conjunto de atividades voltadas para o planejamento, monitoramento e controle dos serviços prestados pela infra-estrutura de rede e pelas aplicações que dependem dessa infra-estrutura.

3 O BJETIVO A Gerência de Redes procura maximizar o desempenho, minimizar falhas, documentar e manter configurações e zelar pela segurança dos elementos que compõem a rede.

4 O G ERENTE DE R EDES Em resumo, o papel do Gerente de Redes é manter a rede em operação de forma a atender à demanda de informação.

5 DIVISÃO O modelo de referência ISO/OSI subdividiu a gerência de redes em cinco grandes áreas funcionais: - Gerência de Falhas - Gerência de Configuração - Gerência de Desempenho - Gerência de Segurança - Gerência de Contabilização.

6 DIVISÃO Gerência de Falhas Tem a responsabilidade de monitorar os estados dos recursos, da manutenção de cada um dos objetos e toma decisões que devem ser tomadas para restabelecer as unidades do sistema que venham a dar problemas.

7 DIVISÃO Gerência de Configuração É o de permitir a preparação, a iniciação, a partida, a operação contínua, e a posterior suspensão dos serviços em função de manutenção e monitoração da estrutura física e lógica de uma rede.

8 DIVISÃO Gerência de Desempenho Onde se avalia o comportamento dos recursos, ou seja, preocupa-se com o desempenho corrente da rede, através de parâmetros estatísticos como atrasos, vazão, disponibilidade, e o número de retransmissões realizadas.

9 DIVISÃO Gerência de Segurança Dar subsídios à aplicação de políticas de segurança. Deve providenciar um alarme ao gerente da rede sempre que se detectarem eventos relativos a segurança do sistema.

10 DIVISÃO Gerência de Contabilização. Prove meios para se medir e coletar informações a respeito da utilização dos recursos e serviços, garantindo que os dados estejam sempre disponíveis quando forem necessários ao sistema de gerenciamento.

11 F ERRAMENTAS Ferramentas para gerenciamento de Rede. Nos ajudam a detectar problemas quando eles ocorrem, ou, antes mesmo de ocorrerem (gerência proativa de rede). Ferramentas mais simples traceroute (tracert), ping, route, netstat, e ipconfig

12 P LATAFORMAS É o software básico de gerência. Permite que aplicações individuais de gerência possam se plugar nela para formar uma solução de gerência completa. Pode-se dizer, que uma plataforma de gerência é uma solução incompleta de gerência que as aplicações de gerência completam.

13 P LATAFORMAS

14 Exemplos de plataformas de gerência incluem: OpenView da Hewlett Packard, Tivoli da IBM, Spectrum da Aprisma e CA-Unicenter da Computer Associates.

15 SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO OpenNMS Implementação de um sistema de gerenciamento free. Nagios Sistema de monitoramento para Linux (antigo Netsaint) Zenoss NMS – Sistema de monitoramento NetDirector Gerenciamento de servidores e serviços OCS Inventory NG Sistema de inventário e distribuição de atualizações de software GLPI Sistema de inventário livre Webmin Administração WEB de sistemas TI Pandora Ferramenta para monitoramento de rede NTop Ferramenta para analisar utilizaçao de rede MRTG Sistema de gerenciamento de tráfego em links de dados. RRDTool Software para análise gráfica de dados (como no MRTG) Cisco Centric Open Source Software livre para gerenciamento de equipamentos Cisco

16 SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO iTraffic Monitor 1.0 Monitorar trafego de REDE Ccy OTimer Monitoar trafego de dados de modens e outros dispositivos Free Port Scanner 2.4 Este programa permite que você verifique as portas abertas de uma determinada máquina da rede ou da Internet. NetWorx Portable Funcoes: 1. Show Graph: exibe as informações de tráfego em forma de gráfico, mostrando quantos dados foram enviados, quantos foram recebidos, etc. 2. Speed Meter: calcula a velocidade da rede. 3. Usage Statistics: mostra um pequeno histórico da quantidade de dados enviados e recebidos. 4. Settings: permite que você altere as mais diversas configurações do programa. 5. Trace Route: saiba qual o caminho feito até chegar em seu site preferido. 6. Ping: executa o comando ping, o qual permite saber se a rede está enviando e recebendo dados corretamente. 7. NetStat: lista todos os programas em execução, assim como seus endereços de IP, qual a atividade estão realizando na rede, etc.


Carregar ppt "T ÉCNICO EM I NFORMÁTICA Gerência de Redes. O QUE É GERÊNCIA DE REDES? É o conjunto de atividades voltadas para o planejamento, monitoramento e controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google