A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você deve saber sobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais são recortes indicadores da duração ou do momento relativo em que ocorrem a enunciação, o fato, o estado ou o processo verbal. Os tempos básicos são presente, pretérito e futuro, e podem aparecer na forma simples ou composta.

2 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do presente do indicativo Presente do subjuntivo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 2

3 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do presente do indicativo Imperativo afirmativo Professor: as segundas pessoas do discurso (singular e plural) têm sua forma do imperativo afirmativo retirada diretamente do presente do indicativo, excluindo-se o -s final. As demais pessoas são retiradas diretamente (e identicamente) do presente do subjuntivo. VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 3

4 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo Pretérito mais-que-perfeito do indicativo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 4

5 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo Pretérito imperfeito do subjuntivo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 5

6 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo Futuro do subjuntivo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 6

7 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do infinitivo pessoal Pretérito imperfeito do indicativo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 7

8 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do infinitivo impessoal Futuro do presente do indicativo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 8

9 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do infinitivo impessoal Futuro do pretérito do indicativo VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 9

10 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do infinitivo impessoal Infinitivo pessoal VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 10

11 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do infinitivo impessoal Gerúndio VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 11

12 Formação dos tempos verbais
Tempos derivados do infinitivo impessoal Particípio VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS 12

13 “Fossem”, no primeiro caso, e “teria” ou “haveria”, no segundo.
1 (Uerj, adaptado) Os moradores desta costa do Brasil todos têm terra de sesmarias dadas e repartidas pelos capitães da terra, e a primeira coisa que pretendem alcançar são escravos para lhe fazerem e granjearem suas roças e fazendas, porque sem eles não se podem sustentar na terra; e uma das coisas porque o Brasil não floresce muito mais é pelos escravos que se alevantarão e fugirão para suas terras e fogem cada dia: e se esses índios não foram tão fugitivos e mutáveis, não tivera comparação a riqueza do Brasil. GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado das terras do Brasil. Em: AGUIAR, F. (Org.). Com palmos medida: terra, trabalho e conflito na literatura brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, p. 35. Quais as formas verbais que poderiam substituir, sem prejuízo do sentido, “foram” e “tivera”, nas linhas finais do texto? EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: “Fossem”, no primeiro caso, e “teria” ou “haveria”, no segundo. Professor: destaque o emprego estilístico dos verbos no pretérito mais-que-perfeito substituídos pelo pretérito imperfeito do subjuntivo e pelo futuro do pretérito do indicativo. Lembre aos alunos que esse emprego é bastante comum em linguagem literária. VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS — NO VESTIBULAR 13

14 c) “negocia” e “detém” estão no modo indicativo, ao passo que “seria”
3 (PUC-SP) Yahoo tenta comprar AOL e barrar avanço do Google O Yahoo NEGOCIA com a Time Warner a compra do site America Online (AOL), segundo a revista Fortune. A compra SERIA uma tentativa de chamar atenção dos investidores e tirar o foco do Google. O Yahoo ERA líder em buscas na internet até a chegada do Google, que DETÉM o domínio desse mercado. O Estado de S.Paulo, 30 out Em relação aos verbos destacados no texto, é possível afirmar que: a) todos estão no modo subjuntivo e, por isso, expressam os fatos como possibilidades. b) todos estão no modo indicativo, no entanto, “seria” expressa o fato como possibilidade. c) “negocia” e “detém” estão no modo indicativo, ao passo que “seria” e “era” estão no subjuntivo; por isso, os primeiros expressam os fatos como verdades, enquanto os últimos os expressam como possibilidades. d) “negocia” e “detém” estão no modo imperativo, ao passo que “seria” e “era” estão no modo indicativo; por isso, os primeiros expressam os fatos como ordens, enquanto os últimos os expressam como verdades. e) “negocia”, “era” e ”detém” estão no modo indicativo, ao passo que “seria” está no modo subjuntivo; por isso, os primeiros expressam os fatos como possibilidades, enquanto o último o expressa como verdade. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: nesse momento, ressalte o emprego do modo indicativo com valor hipotético. Mostre aos alunos que esse recurso é muito comum em manchetes de jornais para suavizar uma ideia ou para indicar hipótese irônica. Seria interessante solicitar que pesquisem o emprego desse recurso e suas implicações. RESPOSTA: B VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS — NO VESTIBULAR 14

15 4 (Uerj) Versos escritos n’água Os poucos versos que aí vão, Em lugar de outros é que os ponho. Tu que me lês, deixo ao teu sonho Imaginar como serão. Neles porás tua tristeza Ou bem teu júbilo, e, talvez, Lhes acharás, tu que me lês, Alguma sombra de beleza... Quem os ouviu não os amou. Meus pobres versos comovidos! Por isso fiquem esquecidos Onde o mau vento os atirou. BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS No poema, as etapas do processo de composição do texto são marcadas pelos tempos verbais – passado, presente e futuro. Identifique essas etapas, relacionando-as aos tempos verbais empregados. RESPOSTA: Os verbos no passado mostram a etapa que não desperta emoção; os verbos no presente mostram a etapa do oferecimento de novos versos; os verbos no futuro mostram a etapa em que o leitor se envolverá na própria construção do texto. VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS — NO VESTIBULAR 15

16 a) Fala! Bebe! Foge! b) Fala! Bebe! Fuja! c) Fala! Beba! Fuja!
13 (Unimep-SP) “Não fales! Não bebas! Não fujas!” Passando tudo para a forma afirmativa, teremos: a) Fala! Bebe! Foge! b) Fala! Bebe! Fuja! c) Fala! Beba! Fuja! d) Fale! Beba! Fuja! e) Fale! Bebe! Foge! EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS — NO VESTIBULAR 16

17 18 (UFG-GO) Líquido que não respinga O segredo para espalhar água num mergulho é a pressão atmosférica. Quando uma gota normalmente cai sobre uma superfície, ela se espalha em uma poça ondulada que se parte em respingos. Buscando controlar a ação, físicos da Universidade de Chicago liberaram gotas de álcool em uma câmara de vácuo sobre uma superfície de vidro lisa e seca e gravaram os resultados com uma câmera que fotografa 47 mil quadros por segundo. Com cerca de um sexto da pressão atmosférica normal, o respingo praticamente desapareceu; as gotas simplesmente se dissolviam sem ondulações visíveis. Os pesquisadores suspeitam que as gotas respingam porque a pressão do gás as desestabiliza. A descoberta, apresentada na reunião de março da Sociedade Americana de Física, poderia ajudar a controlar o respingo em combustíveis e impressoras a tinta. Scientific American Brasil, São Paulo, n. 38, p. 20, jul No texto, além de localizar cronologicamente os acontecimentos, pode-se afirmar, quanto aos tempos verbais, que: a) as formas no passado apontam para a eficácia da experiência científica. b) as vozes do verbo relacionam as informações sobre a experiência e o seu grau de importância. c) a marca de gerúndio constitui uma estratégia de polidez voltada para a autoria da pesquisa. d) a alternância presente/passado distingue os comentários da descrição da experiência. e) a ocorrência do imperfeito destaca a relevância dos procedimentos experimentais. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: mostre aos alunos que o emprego adequado dos tempos verbais em textos expositivos e dissertativos é um ótimo recurso de coerência textual. Se possível, solicite que destaquem as passagens correspondentes a cada tempo verbal para que esse recurso seja mais bem observado. RESPOSTA: D VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS — NO VESTIBULAR 17


Carregar ppt "O que você deve saber sobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google