A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÕES REDUZIDAS O indicativo, o subjuntivo e o imperativo constituem as formas modais do verbo, isto é, indicam os diferentes modos de um fato realizar-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÕES REDUZIDAS O indicativo, o subjuntivo e o imperativo constituem as formas modais do verbo, isto é, indicam os diferentes modos de um fato realizar-se."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ORAÇÕES REDUZIDAS O indicativo, o subjuntivo e o imperativo constituem as formas modais do verbo, isto é, indicam os diferentes modos de um fato realizar-se.

4 As formas nominais do verbo - infinitivo (pessoal e impessoal), gerúndio e particípio, como o próprio nome indica, além de terem valor verbal, podem ter a função de nomes(substantivo ou adjetivo). Exemplos: É proibido entrar. É proibida a entrada. (O infinitivo entrar tem a mesma função do substantivo a entrada, ou seja, de sujeito de é proibido.)

5 Ela desenhou um mapa abrangendo tudo. Ela desenhou um mapa abrangente de tudo. O gerúndio abrangendo tem a mesma função do adjetivo abrangente, ou seja, de adjunto adnominal de mapa.

6 Concluída a tarefa, dedicou-se a outras atividades. Pronta a tarefa, dedicou-se a outras atividades. O particípio concluída tem a mesma função do adjetivo pronta. As formas nominais, sozinhas, não exprimem nem o modo nem o tempo. Seu valor temporal e modal depende da frase em que aparecem.


Carregar ppt "ORAÇÕES REDUZIDAS O indicativo, o subjuntivo e o imperativo constituem as formas modais do verbo, isto é, indicam os diferentes modos de um fato realizar-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google