A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
Colégio São Paulo Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos

2 Poema, Poesia... INTRODUÇÃO
O poema é a “casca” que molda, organiza a composição poética em versos. Alguns possuem a linguagem simples, outros mais trabalhadas. Alguns nos divertem, outros servem para expressar sentimentos, ideias. A poesia é o recheio do poema, a sentimentalidade presente na composição.

3 Poema Finalidade: Expressar sentimentos, emocionar, entreter o leitor.
Veículo: Livros, jornais, revistas, sites da internet. Temas: Assuntos variados. Estrutura: Versos agrupados em uma ou mais estrofes Linguagem: Expressiva, figurada, pessoal, subjetiva, usada de acordo com a norma-padrão; explora sonoridade, construída com repetições, ritmos, rimas.

4 Critérios para construção: Verso: Unidade rítmica do poema
Critérios para construção: Verso: Unidade rítmica do poema. Podem ser longos ou curtos. Estrofe: É o conjunto organizado de versos. 1) Monóstico- É a estrofe com apenas um verso (uma só linha) 2) O dístico -dois versos 3) O terceto- três versos 4) A quadra/quarteto- quatro versos 5) A quintilha- cinco versos 6) A sextilha -seis versos 7) Sete/ setilha- sete versos 8) A oitava -oito versos 9) Nona -nove versos 10) A décima- dez versos

5 Ritmo e sonoridade: São os elementos primordiais do poema
Ritmo e sonoridade: São os elementos primordiais do poema. A linguagem tende a ser o ritmo do poema e a sonoridade transforma, estabelece os jogos sonoros e a s relações de sonoridade entre um verso e outro, as imagens e significados Rima: Recursos poético que emprega palavras com sons semelhantes.

6 Tipos de versos: VERSOS RIMADOS De noite embarco e sacudo a mão Para os amigos no cais; Fecho os olhos pego o timão Não ouço nem vejo mais. Cauto marujo, levo em segredo Para cama uma fatia De bolo e também e um brinquedo Pois é longa a travessia VERSOS LIVRES OU BRANCOS Deste lado tem meu corpo Tem o sonho Tem a minha namorada na janela Tem as ruas gritando de luzes e movimentos Tem meu amor tão lento Tem meu anjo da guarda Que ás vezes esquece de me guardar (Murilo Mendes)

7 Ainda bem- Marisa Monte
Ainda bem Que agora encontrei você Eu realmente não sei O que eu fiz pra merecer Você Porque ninguém Dava nada por mim Quem dava, eu não tava a fim Até desacreditei De mim O meu coração Já estava acostumado Com a solidão Quem diria que a meu lado Você iria ficar Você veio pra ficar Você que me faz feliz Você que me faz cantar Assim O meu coração Já estava aposentado Sem nenhuma ilusão Tinha sido maltratado Tudo se transformou Agora você chegou Você que me faz feliz Você que me faz cantar Assim

8 Borboletas- Victor e Léo
Percebo que o tempo já não passa Você diz que não tem graça amar assim Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito Parecido com borboletas de um jardim Agora você volta E balança o que eu sentia por outro alguém Dividido entre dois mundos Sei que estou amando, mas ainda não sei quem [refrão] Não sei dizer o que mudou Mas, nada está igual Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal Você tenta provar que tudo em nós morreu Borboletas sempre voltam E o seu jardim sou eu Agora você volta E balança o que eu sentia por outro alguém Dividido entre dois mundos, Sei que estou amando, mas ainda não sei quem

9 Atividade 1 Interpretação A) Quem é o eu-lírico do poema?
B) Do que fala a letra da música? C) Quantos versos e estrofes possui o poema? D) Como são classificadas as estrofes? Atividade 2 73 e 74 (Até a 8ª questão)


Carregar ppt "Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google