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Biologia estuda os seres vivos Ecologia Biologia Marinha Biotecnologia Zoologia Genética Botânica Regulamentação : Lei 6684/79 Duração do curso: 4 anos.

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1 Biologia estuda os seres vivos Ecologia Biologia Marinha Biotecnologia Zoologia Genética Botânica Regulamentação : Lei 6684/79 Duração do curso: 4 anos

2 Classificação biológica Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, e em sueco após nobilitação Carl von Linné 23 de Maio de de janeiro de 1778) foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna".portuguêssueco nobilitação23 de Maio de janeiro1778botânicozoólogomédicosueco nomenclatura binomialclassificação científicataxonomia

3 Classificação em reinos Robert Whittaker Robert Whittaker(Wichita, ) foi um botânico e ecologista norte-americano. Propôs em 1969 uma classificação taxonómica da diversidade das espécies em cinco reinosWichita botânicoecologistanorte-americano1969classificação taxonómicaespécies

4 Classificação dos seres vivos Classificar objetos facilita o nosso cotidiano. Por exemplo, se os livros de uma biblioteca estiverem organizados por assunto, título, autor ou algum outro critério fica mais fácil encontrar aquele que procuramos. A classificação dos seres vivos, porém, vai além da organização pura e simples, pois procura representar um fenômeno ocorrido ao longo da história da vida. Qual é esse fenômeno?

5 Nomenclatura Veja a seguir os nomes comuns e científicos de alguns anfíbios (sapos, rãs, pererecas) brasileiros. – sapinho-de-barriga-vermelha: Melanophryniscus dorsalis. – sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha: Melanophryniscus macrogranulosus. – perereca: Hyla cymbalum, Hyla izecksohni. – perereca-verde: Hylomantis granulosa. – rãzinha: Adelophryne baturitensis, Adelophryne maranguapensi, Thoropa lutzi, Thoropa petropolitana. a) Quantos gêneros e espécies diferente aparecem nessa lista? b) Qual a vantagem da utilização, pelos cientistas, dos nomes científicos, em vez dos nomes comuns, para identificar as espécies.

6 O diagrama a seguir mostra a classificação dos seres vivos em cinco reinos, considerando a combinação de três critérios: número de células, existência de núcleo individualizado na célula e forma de nutrição. A proposição que reúne adequadamente dois dos critérios de classificação dos seres vivos utilizados no diagrama é: a) existem eucariontes unicelulares b) existem procariontes pluricelulares c) não existem procariontes unicelulares d) não existem eucariontes pluricelulares

7 :Para estudar e compreender a variedade de organismos, em todos os ambientes, tornou- se necessário classificá-los e agrupá-los de acordo com suas características semelhantes. Sobre este assunto, analise as alternativas abaixo: 1 ) A estrutura e anatomia dos seres vivos, a composição química das proteínas e dos seus genes são critérios utilizados na sua classificação. 2) A teoria evolucionista estabelece que as diversas espécies de organismos existentes na Terra evoluíram a partir de ancestrais comuns, por modificação. 3) A hierarquia taxonômica é, na sequência: reino, filo, ordem, classe, família, gênero e espécie. 4) 'Musca doméstica' é a grafia do nome científico de uma espécie de mosca. 5) Whittaker propôs a classificação dos seres vivos em 5 reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal. Estão corretas apenas: a) 1, 2, 4 e 5 b) 1, 3, 4 e 5 c) 1, 2 e 5 d) 2, 3, 4 e 5 e) 2, 4 e 5

8 Para a classificação dos seres vivos, os cientistas baseiam-se em características importantes, envolvendo o plano de organização corporal, composição química das proteínas e dos genes. Com base nesses critérios avalie, as proposições abaixo. ( ) Lineu propôs a nomenclatura binomial que consiste em um nome genérico e um específico dos seres vivos, utilizando, como critério de classificação, o ambiente onde eles vivem. ( ) Os seres vivos que, originalmente eram agrupados em dois Reinos (Vegetal e Animal), são, atualmente, divididos em cinco Reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal. ( ) Os Vírus estão excluídos dos Reinos propostos por Whittaker porque são acelulares. ( ) A Espécie é a unidade taxonômica básica do sistema de classificação biológica e deve ser grafada com destaque dentro do texto e precedida pelo nome genérico. ( )'Euraphia rhizophorae', 'Crassostrea rhizophorae' e 'Crassostrea brasiliana' são espécies de invertebrados que vivem em estuários. Com base nos princípios da nomenclatura biológica, podemos concluir, que há maior grau de parentesco entre 'Crassostrea rhízophorae' e 'Crassostrea brasiliana' do que entre 'Euraphia rhizophorae' e 'Crassostrea rhizophorae'.

9 Monera Um estudante afirmou que as bactérias são prejudiciais ao ser humano, uma vez que provocam inúmeras doenças. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

10 :Os Protistas, quando comparados com os Moneras, diferenciam-se por apresentarem células dotadas de elementos figurados e carioteca. Assinale a opção que apresenta um representante de cada um desses reinos: a) esponjas e cianofíceas. b) algas e platelmintos. c) plasmódios e bactérias. d) leishmanias e insetos. e) estrelas-do-mar e diatomáceas.

11 :Os fungos estão presentes em nossa vida diariamente, tanto na fabricação de alimentos como parasitando plantas e animais, inclusive o homem. Por apresentarem características particulares que os diferem das plantas e dos animais, constituem um reino particular: o Reino Fungi. Dentre as características a seguir, assinale aquela EXCLUSIVA dos fungos. a) Reproduzem-se por esporos. b) Armazenam glicogênio. c) São heterótrofos por absorção. d) São aclorofilados e parasitas. e) Não apresentam tecidos condutores de seiva.

12 : A célula é a unidade básica dos seres vivos, existindo seres uni ou pluricelulares. Utilizando-se a classificação de Whittaker (1969), que considera as algas multicelulares como plantas, associe corretamente os reinos com a constituição celular de seus representantes, relacionando as duas colunas. REINO (1) Reino Monera. (2) Reino Protista. (3) Reino Fungi. (4) Reino Plantae. (5) Reino Animalia. REPRESENTANTES a) seus representantes são todos unicelulares. b) seus representantes são todos multicelulares. c) seus representantes podem ser uni ou pluricelulares. A sequência correta das associações é: a) 1a, 2a, 3c, 4b, 5b. b) 1a, 2a, 3a, 4b, 5b. c) 1c, 2b, 3a, 4c, 5c. d) 1a, 2a, 3b, 4c, 5c. e) 1c, 2c, 3c, 4b, 5b

13 A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).biologiaestudaquímica

14 Ácidos nucléicos DNA = ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO RNA = ÁCIDO RIBONUCLÉICO

15 NUCLEOTÍDEO

16 Um cientista analisou quimicamente três amostras de moléculas inteiras de ácidos nucléicos, encontrando os seguintes resultados: AMOSTRA 1: revelou a presença de ribose AMOSTRA 2: revelou a presença de dupla-hélice AMOSTRA 3: revelou a presença de 30% de citosina e 20% de guanina. Esses resultados mostraram que as moléculas analisadas foram respectivamente: a) ADN, ARN e ARN b) ADN, ADN e ARN c) ARN, ADN e ARN d) ARN, ARN e ADN ou ARN e) ARN, ADN e ADN ou ARN

17 Gregor Mendel

18

19 Primeira Lei

20 A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Genes pode ser relacionada a uma das fases do processo meiótico. Assinale a alternativa que apresenta a fase referida. a) Prófase I b) Metáfase I c) Anáfase I d) Metáfase II e) Telófase II Sabe-se que a transmissão hereditária da cor das flores conhecidas como copo-de-leite se dá por herança mendeliana simples, com dominância completa. Em um cruzamento experimental de copos-de-leite vermelhos, obteve-se uma primeira geração - F - bastante numerosa, numa proporção de 3 descendentes vermelhos para cada branco (3:1). Analisando o genótipo da F, os cientistas constataram que apenas um em cada três descendentes vermelhos era homozigoto para essa característica. De acordo com tais dados, pode-se afirmar que a produção genotípica da F desse cruzamento experimental foi: a) 4 Aa b) 2 Aa : 2 aa c) 3 AA : 1 Aa d) 1 AA : 2 Aa : 1 aa

21 A primeira lei de Mendel ou lei da segregação significa: a) um cruzamento onde se considera apenas um gene, representado por dois alelos. b) um cruzamento de dois genitores homozigotos contrastantes. c) um cruzamento de dois genitores heterozigotos. d) a separação de um par de alelos durante a formação dos gametas. e) um caráter controlado por dois ou mais genes.


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