A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagramas de Classes. Diagramas da UML Visão Geral: CLASSES Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagramas de Classes. Diagramas da UML Visão Geral: CLASSES Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos,"— Transcrição da apresentação:

1 Diagramas de Classes

2 Diagramas da UML Visão Geral: CLASSES Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos. Usam-se classes para classificar os objetos que identificamos no mundo real. Exemplo: modelagem de uma loja classes = cliente, pedido, produto, etc.

3 Diagramas da UML Em UML as classes são representadas por um retângulo dividido em três compartimentos: nome da classe, atributos e operações. Nome da classe Atributos Operações Cliente nome: nome idade: num adicionar ( ) remover ( )

4 Diagramas da UML OBJETOS São elementos que podemos manipular, acompanhar seu comportamento, criar, destruir, etc. São instâncias de uma classe. Nome do objeto Atributos Operações Paula: Cliente nome: Paula idade: 20 adicionar ( ) remover ( )

5 Diagramas da UML ATRIBUTOS Um atributo é um substantivo que representa uma propriedade da classe. Atributos Cliente nome idade

6 Diagramas da UML OPERAÇÕES Representam o comportamento da classe. Operações Cliente adicionar ( ) remover ( )

7 Diagramas da UML RESPONSABILIDADES São textos que explicam o funcionamento de determinada classe. S ensorTemperatura Responsabilidades - medir temperatura - disparar um alarme caso a temperatura alcance determinado ponto.

8 Diagramas da UML Exemplo: Um conjunto de classes definidas a partir de um simples sistema de uma loja. Cliente nome idade adicionar ( ) remover ( ) Pedido numero quantidade Produto descrição preço adicionar_prod ( ) remover_prod ( )

9 Diagramas da UML Herança Indica que uma classe pode ser gerada a partir de outra, herdando seus atributos e operações. Exemplo: Humano peso altura corCabelos andar( ) correr( ) sorrir( ) Mulher gerarFilhos ( ) Homem fazerBarba ( ) Superclasse ou Classe-mãe Subclasse ou Classe-filha

10 Diagramas da UML RELACIONAMENTOS Os relacionamentos ligam as classes entre si criando relações entre estas entidades. O relacionamento é representado como um caminho, sendo que cada relacionamento possui linhas diferentes, para uma melhor visualização.

11 Diagramas da UML São 3 tipos de relacionamentos mais importantes: Dependências; Generalizações; Associações.

12 Diagramas da UML Dependências: É um relacionamento entre elementos, um independente e outro dependente. Se o elemento for modificado, o outro também sofrerá a alteração

13 Diagramas da UML Representação Gráfica da Dependência:

14 Diagramas da UML Canal Filme nome palyon(c:canal) start() stop() Exemplo:

15 Diagramas da UML Generalização É um relacionamento de um elemento mais geral e outro mais específico. Os objetos da classe-filha podem ser utilizados em qualquer lugar onde a classe- mãe ocorra, mas não o contrário.

16 Diagramas da UML Representação Gráfica da Generalização: classe-filha ou classe-mãe ou subclasse super-classe

17 Diagramas da UML Forma origem move() resize() display() Retangulo Círculo raio Quadrado Classe-mãe Classe-filha (retangulo) Classe-filha (forma) Classe-mãe Classe-filha (forma) Exemplo:

18 Diagramas da UML Associações É uma conexão entre classes. É um relacionamento que descreve uma série de ligações.

19 Diagramas da UML Representação Gráfica de Associação: Nome Papel Multiplicidade

20 Diagramas da UML Nome: Uma associação pode ter um nome, que pode ser utilizado para descrever a natureza do relacionamento. Empresa Pessoa Trabalha para nome direção do nome associação

21 Diagramas da UML Empresa Pessoa empregador funcionário associação Nome do papel Papel: Quando uma classe está em uma associação, ele possui um papel específico neste relacionamento.

22 Diagramas da UML Multiplicidade: É importante determinar a quantidade (multiplicidade) de objetos que podem ser conectados pela instância de uma conexão. Empresa Pessoa 1 1..* associação Multiplicidade funcionárioempregador Pode ser representado por 1; 0..1; 1..*

23 Diagramas da UML Agregação É o relacionamento entre classes que estão em um nível diferente. Empresa Departamento 1 todo parte agregação

24 Diagramas da UML DIAGRAMAS O diagrama é uma representação gráfica de um conjunto de elementos que formam o sistema. Facilita a compreensão do sistema que está sendo desenvolvido. Os diagramas são utilizados para organizar os elementos.

25 Diagramas da UML DIAGRAMAS DE CLASSES Costumam conter os seguintes itens: - Classes - Interfaces - Colaborações - Relacionamentos de dependência, generalização e associação.

26 Diagramas da UML São utilizados para fazer a modelagem da visão estática de um sistema. Permite a visualização dos serviços que o sistema deverá fornecer aos usuários finais.

27 Diagramas da UML 1 Funcionário nome códigoDoFuncionário obterRegistrosPessoais() EscritórioCentral RegistroPessoal historicoDeEmprego salário Empresa Departamento nome Escritório endereço 1..* ** Localização 1 1..* InformaçãoSegura agregação multiplicidade dependência interface generalização associação

28 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes. Abrange as Fases de Análise e Projeto. Modelagem de classes e seus relacionamentos.

29 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes. Conta Corrente. Correntista. Lançamento Analisando os casos de uso, podemos identificar classes e atributos.

30 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes. Conta Corrente. Correntista. Lançamento Vamos modelar as classes e atributos ?

31 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes. Conta Corrente. Correntista. Lançamento ContaCorrente numero agencia dataAbertura senha... abrirConta() bloquearConta() validarSenha(senha)... Correntista nome cpf endereco dataNascimento... cadastrar()... Lancamento data tipo valor numDocumento... lancar() listarLancamen tos(periodo)... Primeira abstração: Atributos Modelagem evolui: Operações

32 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes ContaCorrente numero agencia dataAbertura senha... abrirConta() bloquearConta() validarSenha(senha)... Correntista nome cpf endereco dataNascimento... cadastrar()... Lancamento data tipo valor numDocumento... lancar() listarLancamen tos(periodo)... As classes não vivem sozinhas... precisamos estabelecer seus relacionamentos !!!

33 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes ContaCorrenteCorrentista Lancamento Relacionamento de Associação Relacionamento de Agregação Nas abstrações de níveis mais baixos, não precisamos trabalhar com todos os elementos.

34 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes ContaCorrenteCorrentista Lancamento 1... * * 1 É preciso definir a cardinalidade dos Relacionamentos!

35 Conhecendo os Diagramas da UML Diagrama de Classes. Relacionamento de Generalização/Especialização Pessoa nome dataNascimento crm especialidade Medico Medico:nomedataNascimentocrmespecialidade

36 Diagramas da UML Exemplo: Fazer no UmBrello


Carregar ppt "Diagramas de Classes. Diagramas da UML Visão Geral: CLASSES Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google