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PublicouGiulia Casal Alterado mais de 9 anos atrás
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Navegar (com segurança) é preciso! O papel dos educadores ao uso das novas tecnologias
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“jovem deixa de ir à escola por ameaças no orkut” (Correio Braziliense, 06/07/2006) “myspace expulsa 90 mil criminosos sexuais” (O Estado de S. Paulo, 05/02/2009)
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“polícia investiga possível indução ao suicídio no orkut” (O Estado de S. Paulo, 22/03/2007) “mais de 50% dos jovens acessam conteúdo impróprio na web” (Folha de S. Paulo, 09/10/2008)
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“França quer prender donos de sites pró-anorexia” (Folha de S. Paulo, 15/04/2008) “fraudes e golpes pela internet aumentaram 39%” (eptv, 01/02/2009)
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“adolescentes admitem encontros pessoais com “amigos virtuais” (Agência Estado, 09/10/2008) “polícia de SP investiga página homofóbica no orkut” (O Estado de S. Paulo. 28/02/2008)
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“Professores usam blogs para educar” (O Estado de S. Paulo, 20/10/2008) Trabalhar obras de Ariano Suassuna em podcasts é uma boa forma de usar a tecnologia para ensinar vários gêneros orais (Revista Nova Escola – Junho/2009
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“rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum...” InternetInternet
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“... unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura.” (Houaiss) InternetInternet
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a Internet é uma rede de pessoas InternetInternet
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Algumas proposições fundamentais... Internet cria espaço próprio de comunicação, de sociabilidade, de organização e de trocas InternetInternet
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Clube de xadrez de Brasília
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Second Life
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InternetInternet Algumas proposições fundamentais... “o ciberespaço permite, cada dia mais facilmente, encontrar pessoas a partir de seus endereços no espaço das competências e dos temas de interesse” (Pierre Lévy, Cibercultura)
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InternetInternet Algumas proposições fundamentais... a tecnologia amplifica enormemente a comunicação e permite relativo anonimato ao emissor
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InternetInternet Algumas proposições fundamentais... comunicação mediada por computadores (CMC) favorece comunicação desinibida
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“é como se o simbolismo do poder embutido na comunicação frente a frente ainda não tivesse encontrado sua linguagem na nova CMC” (Manuel Castells)
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(fonte: internet world stats) Internet no Brasil
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(fonte: comitê gestor da internet, 2008) Internet no Brasil
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Entre 10 países pesquisados pela Nielsen/Net Ratings, o Brasil tem o maior tempo gasto na net (23:29/mês/por pessoa) 11,4% dos usuários têm menos de 11 anos 16,3% têm entre 12 e 17 anos
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Entre jovens
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79% têm amigos virtuais 80% usam sites de relacionamento social 47% permanecem, em média, mais de 4 horas conectados por dia Entre jovens
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49% aprenderam a usar a Internet sozinhos 80% afirmam ser muito mais habilidosos do que os pais somente 32% dizem obedecer as regras impostas pelos pais Entre jovens
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Assim... a internet está integrada à vida social de cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes brasileiros não se trata de impedir o acesso, mas de estimular o uso ético e seguro da internet de outras tecnologias de informação e comunicação
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serviços chats sites de relacionamento comunicadores instantâneos www. e-mail blogs, fotoblogs games situações de risco assédio e aliciamento pornografia infantil violação da intimidade cyber-bullying furto de dados acesso a conteúdos indesejados/ violentos/ inadequados
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Assédio e aliciamento Meios comumente empregados abordagem em salas de bate- papo com posterior migração para comunicadores instantâneos contato a partir de comunidades de interesse infantil
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Conteúdo de e-mail interceptado: “adorei o seu conto. sabe por que? porque somos bem parecidos nas nossas preferências. sou casado, pai de filhos e, desde menino, delicio-me em brincar com meninos e meninas. não é nada fácil, mas sempre dá-se um jeito...
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Agora mesmo, tenho vivido belos momentos com um garoto, o raul, que conheci no "amigos virtuais", do uol. ele fez 13 anos agora em maio...”
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(01:15:40) p* 12 cm fala para Beatriz: quanto vc tem 12 anos meu p* tem 12 cm Uol - sala de bate-papo (até 10 anos) (01:15:51) TOTOSINHO fala para *metaleira*: VADIA
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(01:15:57) G@tinho camera fala para Mazinha/msn/web: ola vc tem camera ? (01:15:58) Roger Webcam fala para Mazinha/msn/web: kd vc gatinha ? nao quer tc comigo soh pq to sem roupa? (01:47:53) jorjin fala para Aninha: ENTAO VEM CA MEU AMOR VEM RAPIDO
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Meios comumente empregados sites comerciais de pornografia infantil troca de arquivos “peer-to-peer” grupos de discussão serviços de relacionamento fotologs Pornografia infantil
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distribuição indireta de pornografia infantil através do orkut Pornografia infantil
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Nos EUA, entre os presos por posse de pornografia infantil... 83% tinham imagens de crianças de 6 a 12 anos; 39% de crianças de 3 a 5 anos; e 19% de crianças menores de 3 anos 92% das imagens retratavam genitais ou sexo explícito
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21% tinham imagens com atos de violência sexual (Fonte: ncmec)
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Violação da intimidade
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Cyberbullying prática que consiste em ameaçar, humilhar ou intimidar alguém através de redes sociais, mensagens de celular, blogs, e-mails mensagens de celular etc. o relativo anonimato e a sensação de impunidade tornam a prática, especialmente comum entre jovens
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a divulgação ampla e fácil das ofensas na internet ampliam o dano a agressão física e moral ultrapassa os muros da escola e persegue a criança em todos os seus ambientes Cyberbullying
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Perfil falso com conteúdo ofensivo no orkut Cyberbullying
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Conteúdos indesejados/impróprios
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Venda de inibidores de apetite em comunidade de anorexia (orkut) Conteúdos indesejados/impróprios
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Comunidades depreciando professores
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Conteúdos indesejados/impróprios
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proibição que crianças acessem as novas tecnologias não parece ser a melhor solução responsabilização criminal necessária, mas residual (ultima ratio)
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responsabilidade compartilhada entre estado, educadores, pais, indústria de internet, mídia, usuários, ONGs
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Para nós, é importante que os educadores estejam familiarizados com as tecnologias usadas pelos jovens e com os riscos que elas apresentam enfatizem a idéia de que internet é espaço público dotado de regras e não “terra de ninguém” O papel dos educadores
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discutam comportamentos éticos e antiéticos na rede, fazendo com que alunos cheguem às suas próprias conclusões identifiquem, em conjunto com alunos, situações de risco e melhores formas de proteção O papel dos educadores
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discutam os problemas concretos que os alunos estejam enfrentando promovam atividades relacionadas à segurança e ética à na internet O papel dos educadores
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explorem o potencial que a internet possui para a educação, sugerindo conteúdos interessantes e estimulando a pesquisa e a experimentação O papel dos educadores
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Para lembrar aos alunos... pense antes de postar! proteja a privacidade de seus dados (nome, endereço, hábitos, imagens) cuidado com e-mails e arquivos estranhos O papel dos educadores
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uma imagem sua na rede pode ser vista, copiada e manipulada infinitas vezes não use a rede para ofender pessoas ou grupos ou para pregar o ódio
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denuncie conteúdos ofensivos ou criminosos ao provedor e às autoridades não vá desacompanhado e marque encontros com “amigos virtuais” apenas em lugares públicos
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Sugestão de atividades: “nossas dicas de segurança": criar uma lista com dicas de segurança na internet sugeridas pelos próprios alunos "estatuto da rede social": elaborar, com os alunos, um "estatuto" contendo regras para a utilização segura de redes sociais O papel dos educadores
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"jogo dos erros": expor situações de interação na internet e sugerir que os alunos apontem os "erros" em cada uma delas
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Para ir mais longe... www.saferinternetday.org.br www.safernet.org.br http://www.thinkuknow.co.uk/teachers/ O papel dos educadores
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Para ir mais longe... Filmes Bang bang ! Você morreu ! Nunca fui beijada Meninas malvadas
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Procuradoria da República em SP Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos crimesciberneticos@prsp.mpf.gov.b r (+5511) 3269-5000
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Onde encontrar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos? São Paulo Polícia Civil - 4ª. Delegacia de Delitos Cometidos por meios Eletrônicos – DIG/DEIC Avenida Zack Narchi,152 - Carandiru, São Paulo- SP OBS: perto da antiga detenção do Carandiru, próximo ao Center Norte, estação do metrô do Carandiru Telefone: 0xx11 - 6221-7030 / 6221-7011 - ramal 208 E-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br
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