A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Navegar (com segurança) ‏ é preciso! O papel dos educadores ao uso das novas tecnologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Navegar (com segurança) ‏ é preciso! O papel dos educadores ao uso das novas tecnologias."— Transcrição da apresentação:

1 Navegar (com segurança) ‏ é preciso! O papel dos educadores ao uso das novas tecnologias

2 “jovem deixa de ir à escola por ameaças no orkut” (Correio Braziliense, 06/07/2006)‏ “myspace expulsa 90 mil criminosos sexuais” (O Estado de S. Paulo, 05/02/2009)‏

3 “polícia investiga possível indução ao suicídio no orkut” (O Estado de S. Paulo, 22/03/2007)‏ “mais de 50% dos jovens acessam conteúdo impróprio na web” (Folha de S. Paulo, 09/10/2008)‏

4 “França quer prender donos de sites pró-anorexia” (Folha de S. Paulo, 15/04/2008)‏ “fraudes e golpes pela internet aumentaram 39%” (eptv, 01/02/2009)‏

5 “adolescentes admitem encontros pessoais com “amigos virtuais” (Agência Estado, 09/10/2008)‏ “polícia de SP investiga página homofóbica no orkut” (O Estado de S. Paulo. 28/02/2008)‏

6 “Professores usam blogs para educar” (O Estado de S. Paulo, 20/10/2008)‏ Trabalhar obras de Ariano Suassuna em podcasts é uma boa forma de usar a tecnologia para ensinar vários gêneros orais (Revista Nova Escola – Junho/2009

7 “rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum...” InternetInternet

8

9 “... unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura.” (Houaiss)‏ InternetInternet

10 a Internet é uma rede de pessoas InternetInternet

11 Algumas proposições fundamentais... Internet cria espaço próprio de comunicação, de sociabilidade, de organização e de trocas InternetInternet

12 Clube de xadrez de Brasília

13 Second Life

14 InternetInternet Algumas proposições fundamentais... “o ciberespaço permite, cada dia mais facilmente, encontrar pessoas a partir de seus endereços no espaço das competências e dos temas de interesse” (Pierre Lévy, Cibercultura)‏

15

16

17 InternetInternet Algumas proposições fundamentais... a tecnologia amplifica enormemente a comunicação e permite relativo anonimato ao emissor

18

19 InternetInternet Algumas proposições fundamentais... comunicação mediada por computadores (CMC) favorece comunicação desinibida

20 “é como se o simbolismo do poder embutido na comunicação frente a frente ainda não tivesse encontrado sua linguagem na nova CMC” (Manuel Castells)‏

21 (fonte: internet world stats)‏ Internet no Brasil

22 (fonte: comitê gestor da internet, 2008)‏ Internet no Brasil

23 Entre 10 países pesquisados pela Nielsen/Net Ratings, o Brasil tem o maior tempo gasto na net (23:29/mês/por pessoa)‏ 11,4% dos usuários têm menos de 11 anos 16,3% têm entre 12 e 17 anos

24

25 Entre jovens

26

27

28

29 79% têm amigos virtuais 80% usam sites de relacionamento social 47% permanecem, em média, mais de 4 horas conectados por dia Entre jovens

30 49% aprenderam a usar a Internet sozinhos 80% afirmam ser muito mais habilidosos do que os pais somente 32% dizem obedecer as regras impostas pelos pais Entre jovens

31 Assim... a internet está integrada à vida social de cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes brasileiros não se trata de impedir o acesso, mas de estimular o uso ético e seguro da internet de outras tecnologias de informação e comunicação

32 serviços chats sites de relacionamento comunicadores instantâneos www. e-mail blogs, fotoblogs games situações de risco assédio e aliciamento pornografia infantil violação da intimidade cyber-bullying furto de dados acesso a conteúdos indesejados/ violentos/ inadequados

33 Assédio e aliciamento Meios comumente empregados abordagem em salas de bate- papo com posterior migração para comunicadores instantâneos contato a partir de comunidades de interesse infantil

34 Conteúdo de e-mail interceptado: “adorei o seu conto. sabe por que? porque somos bem parecidos nas nossas preferências. sou casado, pai de filhos e, desde menino, delicio-me em brincar com meninos e meninas. não é nada fácil, mas sempre dá-se um jeito...

35 Agora mesmo, tenho vivido belos momentos com um garoto, o raul, que conheci no "amigos virtuais", do uol. ele fez 13 anos agora em maio...”

36 (01:15:40) p* 12 cm fala para Beatriz: quanto vc tem 12 anos meu p* tem 12 cm Uol - sala de bate-papo (até 10 anos)‏ (01:15:51) TOTOSINHO fala para *metaleira*: VADIA

37 (01:15:57) G@tinho camera fala para Mazinha/msn/web: ola vc tem camera ? (01:15:58) Roger Webcam fala para Mazinha/msn/web: kd vc gatinha ? nao quer tc comigo soh pq to sem roupa? (01:47:53) jorjin fala para Aninha: ENTAO VEM CA MEU AMOR VEM RAPIDO

38 Meios comumente empregados sites comerciais de pornografia infantil troca de arquivos “peer-to-peer” grupos de discussão serviços de relacionamento fotologs Pornografia infantil

39 distribuição indireta de pornografia infantil através do orkut Pornografia infantil

40 Nos EUA, entre os presos por posse de pornografia infantil... 83% tinham imagens de crianças de 6 a 12 anos; 39% de crianças de 3 a 5 anos; e 19% de crianças menores de 3 anos 92% das imagens retratavam genitais ou sexo explícito ‏

41 21% tinham imagens com atos de violência sexual (Fonte: ncmec)‏

42

43 Violação da intimidade

44 Cyberbullying prática que consiste em ameaçar, humilhar ou intimidar alguém através de redes sociais, mensagens de celular, blogs, e-mails mensagens de celular etc. o relativo anonimato e a sensação de impunidade tornam a prática, especialmente comum entre jovens

45 a divulgação ampla e fácil das ofensas na internet ampliam o dano a agressão física e moral ultrapassa os muros da escola e persegue a criança em todos os seus ambientes Cyberbullying

46 Perfil falso com conteúdo ofensivo no orkut Cyberbullying

47 Conteúdos indesejados/impróprios

48 Venda de inibidores de apetite em comunidade de anorexia (orkut)‏ Conteúdos indesejados/impróprios

49 Comunidades depreciando professores

50 Conteúdos indesejados/impróprios

51 proibição que crianças acessem as novas tecnologias não parece ser a melhor solução responsabilização criminal necessária, mas residual (ultima ratio)‏

52 responsabilidade compartilhada entre estado, educadores, pais, indústria de internet, mídia, usuários, ONGs

53 Para nós, é importante que os educadores estejam familiarizados com as tecnologias usadas pelos jovens e com os riscos que elas apresentam enfatizem a idéia de que internet é espaço público dotado de regras e não “terra de ninguém” O papel dos educadores

54 discutam comportamentos éticos e antiéticos na rede, fazendo com que alunos cheguem às suas próprias conclusões identifiquem, em conjunto com alunos, situações de risco e melhores formas de proteção O papel dos educadores

55 discutam os problemas concretos que os alunos estejam enfrentando promovam atividades relacionadas à segurança e ética à na internet O papel dos educadores

56 explorem o potencial que a internet possui para a educação, sugerindo conteúdos interessantes e estimulando a pesquisa e a experimentação O papel dos educadores

57 Para lembrar aos alunos... pense antes de postar! proteja a privacidade de seus dados (nome, endereço, hábitos, imagens)‏ cuidado com e-mails e arquivos estranhos O papel dos educadores

58 uma imagem sua na rede pode ser vista, copiada e manipulada infinitas vezes não use a rede para ofender pessoas ou grupos ou para pregar o ódio

59 denuncie conteúdos ofensivos ou criminosos ao provedor e às autoridades não vá desacompanhado e marque encontros com “amigos virtuais” apenas em lugares públicos

60 Sugestão de atividades: “nossas dicas de segurança": criar uma lista com dicas de segurança na internet sugeridas pelos próprios alunos "estatuto da rede social": elaborar, com os alunos, um "estatuto" contendo regras para a utilização segura de redes sociais O papel dos educadores

61 "jogo dos erros": expor situações de interação na internet e sugerir que os alunos apontem os "erros" em cada uma delas

62 Para ir mais longe... www.saferinternetday.org.br www.safernet.org.br http://www.thinkuknow.co.uk/teachers/ O papel dos educadores

63 Para ir mais longe... Filmes Bang bang ! Você morreu ! Nunca fui beijada Meninas malvadas

64 Procuradoria da República em SP Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos crimesciberneticos@prsp.mpf.gov.b r (+5511) 3269-5000

65 Onde encontrar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos? São Paulo Polícia Civil - 4ª. Delegacia de Delitos Cometidos por meios Eletrônicos – DIG/DEIC Avenida Zack Narchi,152 - Carandiru, São Paulo- SP OBS: perto da antiga detenção do Carandiru, próximo ao Center Norte, estação do metrô do Carandiru Telefone: 0xx11 - 6221-7030 / 6221-7011 - ramal 208 E-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br


Carregar ppt "Navegar (com segurança) ‏ é preciso! O papel dos educadores ao uso das novas tecnologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google