A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO
Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador); Daniel Juan Pagano (orientador) RESULTADOS OBTIDOS: Até a atual fase do projeto, desenvolveram-se as seguintes atividades: dimensionamento e concepção do sistema de separação água-óleo-ar, dimensionamento dos dutos da unidade, especificação do sistema de instrumentação (transmissores, atuadores e rede), concepção de uma estratégia de intertravamento da unidade e modelagem e simulação de alguns equipamentos da unidade. Além disso, equipamentos como compressores, tanques e sensores foram adquiridos. A construção da obra civil da casa de utilidades onde ficarão os equipamentos e do laboratório de medição está concluída. A construção dos tanques está em fase de conclusão. O separador de água/óleo, projetado neste trabalho, também está em fase final de montagem. MOTIVAÇÃO: A medição da vazão das fases de água, óleo e gás de um escoamento multifásico permite a otimização de diversas atividades realizadas na produção de petróleo. Entretanto, o preço dos medidores multifásicos atualmente encontrados no mercado é ainda muito elevado e, se de um lado podem resolver um problema técnico de forma abrangente, de outro não oferecem uma solução econômica para todas as situações. Além disso, as instalações atualmente existentes para estudo de escoamento multifásico são em sua maioria de grande porte e envolvem elevados investimentos. OBJETIVOS DO TRABALHO: Este trabalho tem como objetivo o projeto e implementação de uma unidade para o estudo da medição, separação e controle de escoamentos multifásicos. Esta unidade permitirá o desenvolvimento de um sistema de medição multifásica. As principais atividades envolvidas são: especificação de componentes, auxílio no dimensionamento do sistema de separação e concepção do sistema de controle e automação da unidade. APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: O conhecimento das frações produzidas por cada poço é de fundamental importância em qualquer esforço para se melhorar o fator de recuperação de reservatórios. O controle de processos de elevação artificial, por sua vez, ganha em simplicidade, robustez, e pode ser otimizado ao dispor-se dessas medições. Outra aplicação da medição multifásica está nos testes de produção de poços. Figura: Casa de Utilidades CONCLUSÕES: O projeto de uma unidade de experimentação de escoamentos multifásicos é uma atividade desafiadora que requer a integração de conhecimentos de diversas áreas, como mecânica dos fluidos, processos de separação, dimensionamento de equipamentos, instrumentação e controle e automação de processos. Além do aprendizado e conhecimento gerado em seu projeto, uma unidade deste tipo permite realização de diversos estudos e pesquisas. Dentre estes, destaca-se o projeto de um sistema de medição de escoamento multifásico, contribuindo com o desenvolvimento da tecnologia nacional e beneficiando diretamente a indústria brasileira do petróleo. Figura: Diagrama P&I e Projeto CAD da Unidade AGRADECIMENTOS:


Carregar ppt "PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google